VWS

Postagens mais visitadas

Google começa a responder perguntas no smartphone antes que você termine de fazê-las (mais 6 notícias)

Google começa a responder perguntas no smartphone antes que você termine de fazê-las (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Google começa a responder perguntas no smartphone antes que você termine de fazê-las

Posted: 27 May 2015 02:09 PM PDT

A função do Google que completa automaticamente os termos das pesquisas que queremos fazer foi um dos mais impactantes recursos que o buscador já recebeu. Mas o Google quer oferecer mais: nesta quarta-feira (27), o serviço passou a mostrar respostas curtas antes mesmo de terminarmos de fazer as perguntas.

Para dar a resposta, o Google tenta adivinhar a pergunta que queremos fazer assim que começamos a digitar. Nos testes que fiz, bastou digitar “capital do b” para o serviço informar ali mesmo qual é a capital do nosso país.

Ao menos nesta fase, o recurso funciona apenas com perguntas que podem ser respondidas com poucas informações, como qual a população de certa cidade, qual a temperatura do local, quantos anos tem determinada personalidade famosa e por aí vai.

Google - respostas no autocompletar

Na primeira olhada, a novidade está mais para uma curiosidade, mas, à medida que evolui, a função deve passar a ter mais utilidade, principalmente naquelas situações em que precisamos confirmar ou descobrir rapidamente uma informação.

O buscador já mostrava respostas curtas nas pesquisas instantâneas, mas agora coloca as informações diretamente na lista da barra do “autocompletar”. Isso deve dar uma agilizada nas pesquisas.

A atualização está sendo disponibilizada aos poucos em vários idiomas, com os resultados mais relevantes aparecendo em inglês (como sempre). No momento, muitos usuários já conseguem utilizá-lo, mas somente em buscas realizadas a partir do Chrome para Android ou iOS.

Como o Google ainda não se pronunciou sobre o assunto, não está claro se a funcionalidade será levada à versão para desktops do serviço e para outros navegadores.

Com informações: The Next Web

Google começa a responder perguntas no smartphone antes que você termine de fazê-las








As possíveis novidades do iOS 9: mais desempenho, melhorias nos mapas e um concorrente do Google Now

Posted: 27 May 2015 12:23 PM PDT

iphone-6-e-6-plus-agoravai

O confiável 9to5Mac revelou nos últimos dias algumas das possíveis novidades do iOS 9, que deverá ser anunciado oficialmente em junho, durante a conferência para desenvolvedores WWDC. A lista das novas funções inclui um recurso similar ao assistente pessoal Google Now, rotas de transporte público no Mapas e melhorias de desempenho nos iPhones e iPads antigos.

Chamado internamente de Proactive, o novo recurso do iOS seria capaz de analisar o comportamento do usuário para fornecer informações úteis em momentos oportunos, como faz o Google Now. Um painel, localizado à esquerda da primeira tela (ou seja, no mesmo lugar onde estava o Spotlight antes do iOS 7), centralizaria detalhes de voos, reservas de restaurantes, reuniões e informações de trânsito, por exemplo.

A novidade combina com uma das aquisições passadas da Apple: em outubro de 2013, a empresa comprou o Cue, um assistente pessoal que analisava as postagens em redes sociais, entradas no calendário, emails recebidos e contatos na agenda para fornecer informações personalizadas como o Google Now. Quando foi comprado pela Apple, o Cue foi imediatamente removido da App Store. Ele era assim:

apple-cue

É provável que o Proactive substitua o Spotlight, segundo o 9to5Mac, e tenha uma barra de pesquisa na parte superior, com as mesmas funções de busca encontradas hoje. Logo abaixo, seriam exibidos os bilhetes de embarque do Passbook, restaurantes próximos (no horário do almoço ou jantar) e atalhos para os aplicativos que você costuma usar naquele horário.

No Mapas, a ideia é que haja um modo de rotas por ônibus, trem e metrô, assim como Google Maps e HERE Maps fazem atualmente. O recurso, no entanto, deverá ser limitado a poucas cidades dos Estados Unidos, Canadá, China e Europa num primeiro momento. A nova versão do aplicativo também seria capaz de usar realidade aumentada para exibir pontos de interesse próximos.

mapas-transporte-publico

Outras possíveis novidades relatadas pelo 9to5Mac dão conta do novo serviço de streaming de música da Apple, do suporte a aplicativos dividindo a tela no iPad e do suporte ao Force Touch no iPhone 6s — assim, os desenvolvedores poderiam criar novas ações para os botões de aplicativos dependendo da força aplicada pelo usuário ao pressionar a tela, por exemplo.

Apesar das novidades, o iOS 9 deverá focar em desempenho e estabilidade, o que daria sobrevida a iPhones e iPads antigos. Para isso, a Apple estaria trabalhando em uma versão otimizada para aparelhos antigos, como iPhone 4s e iPad mini, que usam o processador Apple A5. Assim, esses dispositivos, que provavelmente não teriam mais atualizações, poderiam rodar satisfatoriamente a versão mais recente do iOS.

Descobriremos as novidades do iOS 9 (e OS X 10.11) quando a Apple anunciá-las oficialmente durante a WWDC, conferência para desenvolvedores que acontecerá em San Francisco entre os dias 8 e 12 de junho.

As possíveis novidades do iOS 9: mais desempenho, melhorias nos mapas e um concorrente do Google Now








Office Lens para Android deixa fase preview e chega ao Google Play

Posted: 27 May 2015 11:03 AM PDT

Por mais de um ano, o app de digitalização de documentos Office Lens foi exclusividade do Windows Phone. No início de abril, a Microsoft lançou uma versão da ferramenta para iOS. Agora é a vez do Android receber a novidade.

Office Lens para Android

Na verdade, o Office Lens foi disponibilizado para a plataforma móvel do Google na mesma época do lançamento da versão para iOS, só que como preview. Para testá-lo, era necessário fazer parte de uma comunidade no Google+ e seguir uma sequência de passos. Só então a ferramenta era liberada.

Segundo a Microsoft, mais de 130 mil pessoas ajudaram a testar o aplicativo. Com isso, a companhia pôde avaliar o desempenho do software em cerca de 2,6 mil modelos de dispositivos móveis de 270 marcas e, claro, corrigir os problemas encontrados.

Eis o resultado: agora é possível baixar o Office Lens diretamente do Google Play. Com a ferramenta, você pode digitalizar cartões de visita, recibos, fotos em papel, conteúdo de cartazes, entre outros. Basta abrir o aplicativo, apontar a câmera para o material a ser digitalizado e tirar a foto.

Para deixar as coisas mais interessantes, o app consegue ajustar a qualidade da imagem, corrigir ângulos e remover espaços desnecessários. Graças à função de reconhecimento de caracteres, também é possível fazer edições rápidas ou buscar determinadas digitalizações a partir de palavras-chave.

Os materiais podem ser convertidos em PDF, arquivos do Office ou anotações do OneNote. Você também pode enviá-los como anexos de email, guardá-los como imagem no OneDrive, entre outras opções. Como se vê, o Office Lens é uma ótima maneira de reduzir a papelada que acumulamos no dia a dia.

O Office Lens está disponível gratuitamente aqui. É necessário ter um aparelho com Android 4.1 ou superior para rodá-lo.

Office Lens para Android deixa fase preview e chega ao Google Play








Nono dígito chega a estados do Nordeste neste domingo

Posted: 27 May 2015 10:55 AM PDT

Para suportar o crescimento da quantidade de linhas telefônicas no país, seis estados do Nordeste receberão neste domingo (31) o nono dígito nos números de celulares. Todas as linhas dos DDDs 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89 passarão a ter um nove à esquerda.

A mudança se dá em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Apenas dois estados da região ficam de fora: Bahia e Sergipe receberão o nono dígito apenas em outubro, junto com Minas Gerais. O Maranhão já passou pela mudança em outubro de 2014.

Foto: Lucas Braga

Nos primeiros dias após a mudança, quem ligar com o padrão de oito dígitos terá sua chamada completada, mas ouvirá uma mensagem alertando sobre como deve ser feita a discagem no futuro. É importante lembrar que apenas celulares convencionais que receberão o nono dígito; telefones fixos e telefones da Nextel com tecnologia iDEN continuam sem alterações.

Para não ter que editar toda a sua agenda telefônica manualmente, é possível baixar aplicativos para smartphone que realizam toda a mudança de forma automática. Basta buscar na loja do seu telefone por “nono dígito” e escolher um dos diversos que fazem a função.

Não altere o número no WhatsApp

Assim como foi feito anteriormente, o WhatsApp irá incluir automaticamente o nono dígito para todos os usuários dos DDDs que passarem pela mudança. Basta ter um pouco de paciência e aguardar a transição.

Você não deve remover o aplicativo e instalá-lo novamente com o novo número, pois isso pode causar conflitos nos servidores. Como todos os contatos receberão o nono dígito, é importante que sua agenda esteja atualizada para encontrar seus amigos.

Nono dígito chega a estados do Nordeste neste domingo








Este biossensor analisa o sangue em tempo real e envia os dados para o smartphone

Posted: 27 May 2015 08:33 AM PDT

Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, apresentaram um minúsculo sensor biomédico capaz de medir, por exemplo, o nível de açúcar no sangue ou a concentração de determinado medicamento no organismo. O monitoramento é feito em tempo real, assim, a invenção pode ser de grande ajuda no controle de doenças crônicas ou em tratamentos prolongados.

biossensor

Esse não é o primeiro biossensor com tamanha proposta, mas o dispositivo consegue se destacar pelo seu estado avançado de desenvolvimento e por sua relativa facilidade de uso e implementação.

Desenvolvido sob liderança do cientista Sandro Carrara, o chip deve ser inserido debaixo da pele, mas esse detalhe não chega a ser um problema por conta das dimensões reduzidas: o sensor tem menos de 1 centímetro, lembrando uma simples pastilha. É necessário fazer apenas uma pequena incisão na pele, no final das contas.

O biossensor tem mil e uma utilidades: a medição permanente de glicose pode tornar o controle do diabetes mais eficaz, o monitoramento da concentração de uma droga pode auxiliar uma equipe médica a saber a hora certa de reforçar a dose de um medicamento contra dor, a vigilância sobre os níveis de colesterol pode alertar uma pessoa sobre a necessidade de uma alimentação mais saudável, e assim por diante.

A quantidade de substâncias que podem ser monitoradas é realmente grande. O chip possui seis sensores, mas esse número pode ser aumentado dependendo do que deve ser medido. As informações obtidas são enviadas por Bluetooth ao smartphone. Fios não são necessários nem mesmo na recarga de energia: o procedimento é feito por indução.

biossensor

Com tantas vantagens, é de se esperar que o biossensor comece a ser usado em larga escala em um futuro próximo, certo? É pouco provável. Tecnicamente, o dispositivo está bem evoluído, mesmo assim, muito mais testes são necessários para atestar a sua confiabilidade e segurança. Até agora, o chip só foi avaliado em ratos. Os testes clínicos em humanos podem levar de três a cinco anos para começar.

Nesse meio tempo, há questões que precisam ser respondidas: como garantir a privacidade do usuário? O monitoramento constante pode causar preocupação excessiva no paciente? E por aí vai.

Com informações: Phys.org

Este biossensor analisa o sangue em tempo real e envia os dados para o smartphone








É o fim da Mandriva

Posted: 27 May 2015 07:56 AM PDT

Depois de quase duas décadas de operação, a Mandriva, empresa franco-brasileira responsável pelo Mandriva Linux, está encerrando oficialmente suas atividades. A companhia, que surgiu a partir da aquisição da brasileira Conectiva pela MandrakeSoft, entrou em processo de liquidação na França, um dos últimos passos para a extinção de um negócio.

mandriva1

O processo de liquidação da Mandriva significa que a empresa transformará seus ativos em caixa para honrar as dívidas e compromissos, posteriormente destinando o saldo restante (se houver) aos sócios e responsáveis. Em 2013, segundo o Societe, a Mandriva faturou 553,6 mil euros, quantia que não foi suficiente para manter a companhia funcionando.

A empresa teve grande importância no desenvolvimento do Linux nos desktops na década passada. A Mandriva travou (e ganhou) em 2007 uma luta contra a Microsoft para distribuir o Mandriva Linux em 17 mil computadores destinados a escolas da Nigeria. Em 2010, o Ministério da Educação anunciou que o Mandriva seria o sistema operacional usado nos netbooks direcionados a escolas públicas no Brasil.

O Mandriva Linux, uma das minhas distribuições preferidas, teve sua última versão estável lançada em 2011. O espírito do Mandriva, por assim dizer, continua vivo no Mageia, fork criado por ex-funcionários da Mandriva, e no OpenMandriva, mantido pela comunidade.

Com informações: ZDNet.

É o fim da Mandriva








Falha no iOS faz qualquer iPhone reiniciar sozinho ao receber um SMS

Posted: 27 May 2015 05:30 AM PDT

Parece até notícia repetida, mas não é: uma nova falha encontrada no iOS permite que qualquer pessoa possa reiniciar remotamente o iPhone do amiguinho ao enviar uma mensagem de texto com uma sequência específica de caracteres. O problema foi divulgado na noite desta terça-feira (26) por um usuário do Reddit.

Não é a primeira vez que isso acontece com produtos da Apple. O episódio mais conhecido ocorreu em agosto de 2013, quando foi descoberto que uma sequência de caracteres árabes fazia qualquer aplicativo do iOS 6 e OS X 10.8 travar e fechar imediatamente. Na época, as redes sociais ficaram infestadas de posts com a string da morte.

falha-sms-ios

A falha de hoje parece mais limitada. Uma sequência de caracteres enviada por SMS para um iPhone faz o aparelho reiniciar imediatamente, e o aplicativo Mensagens passa a fechar sozinho quando é aberto na tela que lista todos os SMS. Curiosamente, se você abrir o Mensagens na tela de conversação, o travamento não ocorre, portanto, dá para xingar normalmente o contato que enviou a mensagem.

O problema afeta diferentes versões do iOS, como 8.3 e 8.1.2. A suspeita é que a falha esteja relacionada à forma como as notificações em formato de banner processam caracteres Unicode. Uma forma de resolver o bug é pedir que o contato envie outro SMS. Você também pode enviar um SMS para si mesmo, por meio da Siri, dos menus de compartilhamento ou do Mac.

O bug ainda não foi solucionado, mas há relatos de que engenheiros da Apple já estão cientes do problema e trabalham numa correção.

Falha no iOS faz qualquer iPhone reiniciar sozinho ao receber um SMS