VWS

Postagens mais visitadas

IFTTT muda de nome e lança três apps para Android e iOS (mais 7 notícias)

IFTTT muda de nome e lança três apps para Android e iOS (mais 7 notícias)

Link to Tecnoblog

IFTTT muda de nome e lança três apps para Android e iOS

Posted: 19 Feb 2015 01:18 PM PST

O serviço de automatização de tarefas IFTTT anunciou três novos aplicativos para as plataformas Android e iOS: Do Buttom, Do Camera e Do Note. Todos seguem o modo de funcionamento do “app-mãe”, mas são mais simples e, como denotam seus nomes, focados em atividades específicas.

Para quem desconhece, o IFTTT possibilita a integração de recursos do sistema operacional com serviços online e apps diversos. O usuário pode montar as suas próprias “receitas” para automatizar tarefas sob determinadas circunstâncias ou mesclar informações de várias fontes na internet, por exemplo.

Apps Do

A quantidade de integrações possíveis é ampla – o IFTTT é compatível com mais de 50 serviços. Essa característica é uma grande vantagem, mas, para alguns usuários, pode tornar a ferramenta complexa demais. É para atender a esse público que os apps “Do” foram desenvolvidos.

O Do Button é um grande botão que, quando acionado, executa até três tarefas sequenciais definidas. A própria IFTTT dá um exemplo: você pode ajustar o ar condicionado para determinada temperatura a partir do Nest, guardar o registro do procedimento no Google Drive e, finalmente, ligar uma lâmpada Hue por meio do app correspondente.

Já o Do Camera realiza até três tarefas relacionadas a fotos, como registrar uma imagem, compartilhá-la no Twitter e guardá-la no Dropbox.

Por fim, o Do Note segue a mesma linha, mas em relação a textos. Dá para guardar um post no Evernote, enviar o conteúdo por email e marcar um lembrete relacionado no Google Calendar, por exemplo.

If Do

Como dá para notar, os três são aplicativos bem simples, mas podem ajudar usuários que realizam sequências curtas de tarefas com alguma regularidade.

Os esforços de simplificação também chegaram ao app principal, mas de uma maneira inesperada: a partir de hoje (19), o IFTTT passa a se chamar apenas IF, um nome muito mais fácil de pronunciar, embora menos marcante.

Você pode baixar todos os mencionados aplicativos nesta página.

IFTTT muda de nome e lança três apps para Android e iOS








Navegadores da Microsoft terão suporte ao asm.js, da Mozilla

Posted: 19 Feb 2015 10:30 AM PST

A administração de Satya Nadella continua promovendo mudanças impactantes na Microsoft. Nesta semana, a companhia anunciou uma parceria com a Mozilla para adicionar suporte ao asm.js no Internet Explorer e, principalmente, no futuro navegador do Windows 10, o Spartan. A iniciativa indica que a empresa está cada vez mais disposta a abraçar padrões abertos.

O asm.js pode ser entendido como um subconjunto do JavaScript focado em performance. O padrão possibilita, por exemplo, a “transformação” de código em C ou C++ em JavaScript mantendo o desempenho em níveis próximos ao que a aplicação tem quando executada de maneira nativa.

No Firefox, o primeiro navegador a ter suporte ao asm.js (a partir da versão 22), o tempo de execução é apenas uma vez e meia maior em relação ao mesmo aplicativo rodando nativamente.

Windows 10 - Spartan

Projeto Spartan

Com os navegadores de internet respondendo cada vez mais pela execução de jogos, sistemas gráficos e outras aplicações complexas, o asm.js vem atraindo um número crescente de desenvolvedores. O suporte ao padrão da Mozilla pela Microsoft é uma iniciativa sensata, portanto.

O time responsável pelo Chakra, motor de JavaScript do Internet Explorer e do Spartan, destaca dois atributos para reforçar a decisão. O primeiro, um tanto óbvio, é a expectativa de melhorias na execução de código em JavaScript. O segundo é a interoperabilidade entre plataformas e navegadores que o asm.js pode promover.

A última característica é, provavelmente, a mais importante. A Microsoft sempre estimulou o desenvolvimento de software nativo para o Windows. A decisão de suportar o asm.js não significa o fim dessa prática, mas sugere que, na atual fase, a companhia entende que aplicativos web se tornaram tão relevantes que não tratá-los com a devida atenção implica em perda de espaço no mercado, justamente um dos problemas que o Spartan terá que combater.

Com informações: TechCrunch

Navegadores da Microsoft terão suporte ao asm.js, da Mozilla








Como ganhar 100 GB de espaço grátis no OneDrive por dois anos (e mais 100 GB por um ano)

Posted: 19 Feb 2015 07:59 AM PST

OneDrive

Nos últimos dias, a Microsoft começou a oferecer 100 GB de espaço grátis no OneDrive por dois anos. A promoção era exclusiva para usuários do Bing Rewards nos Estados Unidos — embora pessoas de outros países conseguissem participar da oferta com gambiarras. A boa notícia de hoje é que a promoção agora está disponível para todo mundo. Como faz?

Este é o passo a passo:

  1. Acesse a página promocional;
  2. Faça o login com sua conta da Microsoft;
  3. É só isso mesmo.

onedrive-espaco

Por padrão, o OneDrive oferece 15 GB de armazenamento nas contas gratuitas, mas é possível conseguir mais espaço ativando o upload automático de fotos nos aplicativos para Android e iPhone, ou indicando novos amigos. A promoção de hoje é cumulativa, então o bônus de 100 GB se soma ao espaço que você já possui no serviço.

A Microsoft vem investindo pesado nos serviços de nuvem. No ano passado, a empresa anunciou que todos os usuários do Office 365 ganhariam espaço ilimitado no OneDrive. Atualmente, uma assinatura do Office 365 Personal, que inclui o pacote Office e minutos no Skype, custa R$ 17 por mês. Com o dólar alto, os preços do Google Drive e Dropbox, que cobram em moeda estrangeira, já não parecem mais tão interessantes.

Atualização: mais 100 GB de espaço por um ano

Na tarde desta quinta-feira (19), a Microsoft lançou mais uma promoção: usuários do Dropbox que estiverem interessados em migrar para o OneDrive terão mais 100 GB de armazenamento, por um ano, também cumulativos com o espaço que você já possui. Na prática, isso significa que novos usuários do OneDrive podem ter pelo menos 215 GB de armazenamento gratuito.

O processo também é fácil: basta acessar esta página e seguir as instruções — um arquivo PDF será salvo na sua conta do Dropbox e o bônus de 100 GB será aplicado.

onedrive-dropbox

A previsão do tempo informa que está havendo chuva de HDs em Redmond.

Como ganhar 100 GB de espaço grátis no OneDrive por dois anos (e mais 100 GB por um ano)








TIM também acaba com internet “ilimitada” nos planos pós-pagos

Posted: 19 Feb 2015 06:30 AM PST

Há algum tempo, a TIM já havia anunciado que seus clientes de planos pré-pagos e controle teriam sua internet móvel cortada assim que a franquia de internet fosse completamente utilizada. De acordo com o comunicado oficial da operadora, a partir de 20 de março, os assinantes dos planos pós-pagos sofrerão com a mesma mudança, que ocorrerá em território nacional.

A medida vale tanto para clientes novos como antigos dos planos Infinity, Liberty, Liberty Web e Liberty Express. O cliente que consumir toda a sua franquia de internet e quiser continuar navegando poderá comprar um pacote de de dados adicional ou mesmo migrar para um plano superior.

tim_campanha

Não dá para negar que a chegada da limitação aos planos pós-pagos era apenas questão de tempo. O próprio lançamento do plano Controle WhatsApp e o fim da velocidade reduzida no pré-pago deixaram suspeitas de que os demais planos deixariam de ter internet ilimitada em breve.

Toda essa história do fim da internet ilimitada começou com a Vivo, que desde novembro começou a limitar a conexão de clientes pré-pagos. Com o lançamento dos novos planos pós-pagos, a Vivo também se resguardou do direito de cortar a internet de seus clientes, uma vez que a navegação com velocidade reduzida pós-franquia deixou de ser um serviço e se tornou “benefício promocional”.

Infelizmente, não há muito para onde correr: apenas a Claro e Oi ainda oferecem planos com redução de velocidade no pós-pago e o TIM Beta no pré-pago, mas ninguém sabe até quando isso vai durar. Os executivos das operadoras afirmam que o fim da internet ilimitada é uma tendência natural, mas é fácil discordar disso ao comparar grandes operadoras de outros países fazendo exatamente a manobra contrária.

Como a medida foi anunciada com antecedência mínima de 30 dias, a mudança é considerada legítima pela Anatel. Os clientes estão sendo avisados por SMS sobre a alteração. Leia o comunicado oficial da operadora.

O Tecnoblog procurou a TIM para comentar o caso. A operadora confirmou as mudanças na tarde desta quinta-feira (19) e reforçou o posicionamento de que o modelo de redução de velocidade, adotado até então, poderia criar uma percepção negativa para o usuário.

“Vale destacar que a medida é aderente às normas da Anatel e busca oferecer uma melhor experiência de navegação móvel e evitar qualquer tipo de dúvida em relação à oferta contratada. Em linha com seu compromisso com a transparência, a operadora está comunicando com antecedência a mudança a todos os clientes impactados via SMS e atualizando os regulamentos das ofertas em seu site”, disse a operadora em nota.

Atualizado às 15h11 com o posicionamento da TIM.

TIM também acaba com internet “ilimitada” nos planos pós-pagos








Este malware para Android espia você mesmo quando o smartphone está “desligado”

Posted: 19 Feb 2015 06:18 AM PST

Android KitKat

Imagine que você é uma pessoa paranóica e desconfia que está sendo espionada pela câmera ou microfone do seu smartphone. O que fazer? Certamente, desligá-lo. O problema é que apenas apertar o botão de desligar o aparelho não seria suficiente: um novo malware para Android tem a peculiar característica de falsificar (!) o desligamento do sistema.

De acordo com a AVG, que descobriu a ameaça, o malware mantém o aparelho ativado para gravar chamadas, enviar mensagens ou até tirar fotos sem que o usuário perceba. Ao pressionar o botão de desligar o dispositivo, o usuário chega a ver a animação de desligamento e a tela se apagando, mas o aparelho continua ligado. Para não levantar suspeitas, o malware pode desativar o acesso à rede.

O Android/PowerOffHijack.A, como foi chamado, funciona em dispositivos com Android 4.4 ou anterior. O malware exige permissão de root para conseguir interferir no desligamento, o que limita bastante sua distribuição. Mas isso não significa que seja impossível: um porta-voz da AVG diz ao Mashable que cerca de 10 mil aparelhos já foram infectados, a maioria na China, por meio de lojas de aplicativos locais.

Da próxima vez que realmente quiser desligar seu celular, talvez seja melhor remover a bateria.

Este malware para Android espia você mesmo quando o smartphone está “desligado”








Samsung compra LoopPay — e pode preparar concorrente para o Apple Pay

Posted: 19 Feb 2015 05:43 AM PST

Os rumores sobre a entrada da Samsung no segmento de pagamentos móveis ganharam bastante força nesta semana: a companhia anunciou a aquisição da LoopPay, startup norte-americana fundada em 2012 que compete com serviços como Apple Pay e Google Wallet.

looppay

Há uma quantidade crescente de companhias explorando esse mercado, mas a LoopPay vem conseguindo se sobressair por desenvolver capas para iPhone e tokens para dispositivos Android que tornam esses aparelhos compatíveis com uma ampla variedade de leitores magnéticos de cartão de crédito. Sequer é necessário NFC.

Segundo a LoopPay, essa tecnologia faz com que seu sistema de pagamentos funcione em cerca de 90% dos estabelecimentos nos Estados Unidos que aceitam cartão de crédito. No Apple Play, essa proporção é de aproximadamente 5%.

A Samsung não revelou quais as suas intenções com o negócio. Por ora, sabe-se apenas que Will Graylin e George Wallner, fundadores da LoopPay, passaram a fazer parte da divisão de mobilidade da Samsung.


Mas, de acordo com o Re/code, é provável que a tecnologia da LoopPay seja incorporada ao Galaxy S6 e, talvez, apareça em outros smartphones mais sofisticados da marca, vindo a se chamar, possivelmente, Samsung Pay ou mesmo Galaxy Pay.

Esta é uma estratégia com boas chances de sucesso. O Apple Pay apareceu junto com a linha iPhone 6 e já está presente em mais de 220 mil estabelecimentos. No LoopPay, esse número sobe para 10 milhões de pontos de vendas, uma diferença que pode ajudar a Samsung a recuperar o prestígio que outrora possuía no segmento móvel.

Felizmente, não deve demorar muito para obtermos mais detalhes. O Galaxy S6 deve ser apresentado na edição 2015 da MWC, que acontece a partir de 1º de março. Espera-se que, na ocasião, a Samsung anuncie oficialmente o seu sistema de pagamentos.

Nenhuma das partes informou o valor do negócio.

Com informações: The Verge

Samsung compra LoopPay — e pode preparar concorrente para o Apple Pay








Google lança app do Inbox para iPad

Posted: 19 Feb 2015 05:19 AM PST

inbox-ipad

De surpresa, o Google lançou uma nova versão do aplicativo do Inbox na manhã desta quinta-feira (19) para suportar as telas maiores dos iPads. O cliente de email do Google organiza suas mensagens e destaca detalhes importantes dos emails para você encontrar facilmente informações como os horários do seu próximo voo e o rastreamento do envio da sua última compra.

O Inbox traz algumas ideias já usadas em outros aplicativos do gênero, como o Mailbox. Você pode ler um novo email, arquivá-lo com um gesto ou pedir para que o Inbox lembre-o de responder a mensagem quando você chegar a um determinado local. E, como os emails são classificados automaticamente (redes sociais, viagens, compras, promoções e outras categorias), fica mais fácil priorizar o que é mais importante.

Você pode baixar o Inbox na App Store e no Google Play. Por enquanto, o Inbox funciona apenas com o Gmail e só pode ser usado por quem possui convite. Para ganhar um, basta enviar um email para inbox@google.com.

Google lança app do Inbox para iPad








Lenovo vende PCs com adware pré-instalado de fábrica

Posted: 19 Feb 2015 03:59 AM PST

lenovo-logo-marca

Promoção: compre um notebook e leve um malware de brinde. Pelo menos isso é o que tem acontecido com alguns modelos de PCs da Lenovo. Desde o ano passado, novos proprietários de computadores da fabricante chinesa relatam que as máquinas estão vindo com um adware nada inofensivo chamado Superfish, que afeta resultados de busca e deixa os usuários vulneráveis a ataques em sites HTTPS.

Só umas imagens inofensivas, qual o problema?

Só umas imagens inofensivas, qual o problema?

A história começou a repercutir bastante na madrugada desta quinta-feira (19). O primeiro sintoma do Superfish parece até inofensivo (embora não seja aceitável): o adware injeta propagandas de terceiros nos resultados de busca do Google e em outros sites, tudo sem a permissão do usuário.

Segundo o The Next Web, os anúncios direcionam o usuário para lojas online. Provavelmente os links têm código de afiliado, o que gera comissão para a empresa responsável pelo malware.

Um administrador do fórum de discussão da Lenovo chegou a se pronunciar sobre o caso em janeiro. Segundo Mark Hopkins, responsável por mídias sociais da Lenovo, "o Superfish vem apenas com produtos para consumidores finais da Lenovo e é uma tecnologia que ajuda os usuários a encontrarem e descobrirem produtos visualmente". Pelos relatos dos usuários, o Superfish parece funcionar no Chrome e no Internet Explorer, mas não no Firefox.

Mas o maior problema veio algumas horas depois: pesquisadores de segurança descobriram que o Superfish instala um certificado HTTPS auto-assinado que pode interceptar o tráfego de qualquer site "seguro". O famoso cadeado de segurança é exibido normalmente nessas páginas, mas uma olhada nos detalhes do certificado mostra que ele foi assinado pela própria Superfish.

Eu prestaria mais atenção antes de fazer alguma operação no internet banking hoje

Eu prestaria mais atenção antes de fazer alguma operação no internet banking hoje

O pesquisador Chris Palmer afirmou ao Ars Technica que todos os sites HTTPS protegidos com TLS que ele visitou continham o certificado fajuto, como o do Bank of America (o certificado deveria ter sido emitido pela VeriSign). Para fazer os testes, Palmer comprou um notebook Lenovo Yoga 2 Pro novinho em folha por US$ 600 em uma loja da Best Buy em San Francisco, que veio com o Superfish pré-instalado.

Poucas horas após a polêmica, a Lenovo informou à BBC que removeu o adware Superfish de novos computadores e desativou as instalações existentes. Oops.

Tudo isso é mais um motivo para você jogar fora o Windows cheio de aplicativos inúteis de fabricantes e fazer uma instalação limpa ao comprar um novo PC.

Lenovo vende PCs com adware pré-instalado de fábrica