VWS

Postagens mais visitadas

O novo plano mirabolante de Hollywood contra a pirataria é uma espécie de alfândega da internet (mais 6 notícias)

O novo plano mirabolante de Hollywood contra a pirataria é uma espécie de alfândega da internet (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

O novo plano mirabolante de Hollywood contra a pirataria é uma espécie de alfândega da internet

Posted: 02 Jan 2015 11:38 AM PST

you-are-a-pirate

A Motion Picture Association of America (MPAA), associação que defende os interesses dos estúdios de Hollywood, frequentemente está envolvida em ações para combater a pirataria. Mas o novo plano da entidade é bem diferente do que estamos acostumados (e também é bizarro): a ideia é criar uma fronteira para controlar a entrada de dados nos Estados Unidos. Como uma alfândega, só que para a internet.

Mas isso é possível? Legalmente, parece que sim. A Comissão Internacional de Comércio (ITC) dos Estados Unidos, que tem como uma de suas atribuições o controle dos bens físicos que entram no país, assim como a nossa Receita Federal, recentemente ganhou a possibilidade de fiscalizar também a entrada de dados no território norte-americano.

A ITC ganhou esse poder depois que a empresa ClearCorrect começou a vender um aparelho dentário que, em vez de usar uma armação de metal para corrigir a posição dos dentes, é transparente e feito sob medida para cada dente. O processo de modelagem do aparelho dentário infringe patentes norte-americanas, então a ClearCorrect se aproveitou de uma brecha na lei: decidiu modelar (e apenas modelar) os produtos em um escritório no Paquistão.

Se os aparelhos dentários da ClearCorrect fossem fabricados no Paquistão e enviados para os Estados Unidos, eles seriam barrados na alfândega assim que chegassem ao território norte-americano. Mas o que a ClearCorrect faz é apenas enviar os modelos em 3D pela internet, que por fim são impressos nos Estados Unidos. Assim, a ITC não teria como barrar os produtos — até agora.

O aparelho dentário da ClearCorrect

O aparelho dentário da ClearCorrect

Portanto, a ideia da MPAA é usar a ITC para impedir também que arquivos pirateados cruzem a fronteira da internet dos Estados Unidos. O The Verge faz uma analogia fácil de entender: "se você enviasse um monte de DVDs piratas para os Estados Unidos, a ITC não teria nenhum problema em barrá-los na fronteira — então por que não um arquivo ISO?"

É difícil saber se o plano da MPAA vai sair do papel algum dia, mas isso traz várias implicações: grandes empresas, como Google, Facebook e Netflix, que têm servidores espalhados pelo mundo, teriam que repensar suas estruturas, aumentando os custos, o que também acabaria afetando os outros países que usam os serviços dessas companhias, como o Brasil. E, se as empresas correm risco de enfrentar problemas legais quando enviam dados pela fronteira dos Estados Unidos, provavelmente precisaremos de mudanças na infra-estrutura da internet.

Complicado.

O novo plano mirabolante de Hollywood contra a pirataria é uma espécie de alfândega da internet








Google publica falha do Windows 8.1 que a Microsoft ainda não conseguiu corrigir

Posted: 02 Jan 2015 08:00 AM PST

Lembra do Project Zero? É uma iniciativa do Google para procurar falhas de segurança em softwares de terceiros. Quando uma vulnerabilidade é encontrada, ela é relatada ao desenvolvedor. Pois bem: o Google encontrou um bug que permite a usuários limitados do Windows 8.1 conseguirem permissões administrativas. E os detalhes de como explorar a falha, ainda não corrigida pela Microsoft, foram publicados pelo Google.

Parece até maldade do Google, mas o Project Zero prevê a divulgação da falha 90 dias após alertar o desenvolvedor caso o problema não tenha sido resolvido. Como a Microsoft foi avisada no dia 30 de setembro, há mais de três meses, o tópico no fórum de pesquisadores do Google foi atualizado automaticamente com os detalhes da vulnerabilidade e uma prova de conceito, que funciona nas versões de 32 e 64 bits do Windows 8.1.

windows-8-1-preview-tela-inicial

A Microsoft informou ao Engadget que ainda está trabalhando para resolver a falha, mas tentou tranquilizar os usuários: "é importante notar que, para um suposto invasor tentar explorar o sistema, eles precisam primeiro ter credenciais de logon válidas e serem capazes de fazer logon localmente em uma máquina alvo". Por enquanto, a recomendação da empresa é ter antivírus atualizado, firewall ativado e correções instaladas (pelo menos as que estiverem disponíveis).

Alguns usuários criticaram a postura do Google em divulgar publicamente os detalhes da falha. Em resposta, a empresa afirmou que a regra está em vigor desde o início de 2014, e que ela é adotada por outros pesquisadores de segurança desde 2001: "o Project Zero acredita que os prazos de divulgação são atualmente a melhor abordagem para a segurança do usuário — permitem que os fornecedores de software tenham um tempo justo e razoável para corrigir suas falhas, ao mesmo tempo em que respeitam o direito dos usuários de entender os riscos que enfrentam".

Os detalhes da falha de segurança do Windows 8.1, bem como o link de download da prova de conceito, estão nesta página.

Google publica falha do Windows 8.1 que a Microsoft ainda não conseguiu corrigir








Polícia britânica prende membro de grupo que atacou PSN e Xbox Live

Posted: 02 Jan 2015 07:08 AM PST

As autoridades britânicas prenderam nesta semana uma pessoa supostamente ligada ao Lizard Squad, o grupo de hackers que reivindicou a derrubada das redes de games do Xbox e PlayStation durante o Natal.

Omari em entrevista ao Sky News

Omari em entrevista ao Sky News

O jovem Vinnie Omari, de 22 anos, foi preso em casa e teve telefones, computadores, um Xbox e pendrives apreendidos pela polícia. Na terça-feira (30), Omari foi libertado sob fiança e aguarda seu julgamento previsto para o dia 10 de março. Ele enviou ao The Daily Dot uma foto do mandado apresentado pelos policiais:

mandado3ZR

A ação policial no Reino Unido mostra a atenção que as autoridades estão dando ao grupo que entrou em um novo patamar quando Ryan, outro membro, afirmou em entrevista que havia colaborado com os Guardiões da Paz na invasão da Sony Pictures.

Na quarta-feira (31), o Twitter @LizardMafia divulgou que Ryan havia sido preso pelas autoridades da Finlândia, chegando a agitar hashtags como #FreeRyan. A imprensa local diz que Ryan foi apenas interrogado e liberado em seguida. Segundo o site finlandês Yle Uutiset, o inspetor Tero Muurman afirmou que o inquérito está em seus estágios iniciais, mas que Ryan é suspeito de crimes graves investigados em colaboração com o FBI.

Nesta semana, o Lizard Squad lançou um serviço que permite aos clientes utilizar a tecnologia do grupo para promover ataques DDoS contra qualquer alvo. A tabela de preços começa em US$ 6 e chega a US$ 500. Apesar da ousadia, a jogada de marketing para divulgar o serviço ocupando os noticiários policiais pode afastar possíveis clientes que não querem se envolver com um grupo tão chamativo e inconsequente.

Polícia britânica prende membro de grupo que atacou PSN e Xbox Live








Sony pede desculpas pela falha da PSN e dá presentes aos usuários

Posted: 02 Jan 2015 05:43 AM PST

ps4-conexao-perdida

Durante o natal as duas grandes redes de jogos online, a PSN e a Xbox Live, ficaram fora do ar devido a um suposto ataque. E por um longo período depois dele elas permaneceram assim, com o grupo de hackers Lizard Squad assumindo a autoria dessa indisponibilidade pouco depois. Hoje a Sony resolveu tentar remediar a situação, no maior espírito (tardio) das festas de fim de ano: com presentes.

Em um post no blog oficial do PlayStation em inglês, a empresa pediu desculpas aos gamers da plataforma e disse que todos aqueles membros pagantes da PSN receberão 5 dias extras como forma de compensá-los. Quem estava apenas experimentando as vantagens de ser um membro Plus da PSN também receberão a extensão, mesmo que seu período de experimentação acabe. Essa “compensação”, no entanto, não pode ser resgatada neste exato momento, estará disponível dentro dos próximos 30 dias de acordo com a Sony.

Além dessa extensão, todos os jogadores da PSN, sejam eles pagantes ou não, também receberão um cupom de desconto de 10% no valor total de uma única compra. Este cupom também ainda não está disponível e é válido apenas sobre o total do valor da compra, não para um item específico.

Embora a Sony e a Microsoft não tenham revelado oficialmente qual a causa das suas redes estarem offline, o Lizard Squad já fez ataques similares no passado – e podem até ter ajudado outro grupo de hackers, o GoP, a invadir os servidores da Sony Pictures – então sabemos que eles devem estar falando a verdade. Felizmente, e talvez graças em parte a Kim Dotcom, as duas redes já operam normalmente desde a semana passada.

Sony pede desculpas pela falha da PSN e dá presentes aos usuários








Todas as novas Smart TVs da Samsung rodarão sistema operacional Tizen

Posted: 02 Jan 2015 04:16 AM PST

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (1º) que todas as Smart TVs lançadas pela empresa em 2015 serão equipadas com uma nova plataforma baseada no Tizen. É uma saída para o sistema operacional que está tendo uma vida difícil nos smartphones: o Samsung Z, que teve o lançamento adiado inúmeras vezes, finalmente foi marcado para aparecer no terceiro trimestre na Rússia… até ser adiado novamente.

A nova plataforma possui um Smart Hub com interface renovada, que exibe os conteúdos mais recentes e as recomendações personalizadas. Além disso, a Samsung facilitou a conexão com seus próprios aparelhos: é possível conectá-los à TV com apenas um clique, e a própria TV se encarrega de procurar automaticamente dispositivos usando Bluetooth de baixo consumo.

samsung-tizen-tvs

Também haverá integração com os serviços de terceiros e da própria Samsung, como o Samsung Sports Live, que exibe na tela informações relacionadas ao jogo que você estiver assistindo; o Samsung Milk Video, de streaming de vídeos; e o PlayStation Now, para você jogar por streaming títulos do PlayStation 3 mesmo sem ter o console, bastando parear um controle DualShock 4 com a TV.

Como as Smart TVs com Tizen ainda não foram lançadas, não sabemos exatamente como ficou a nova plataforma na prática. Mas esta pode ser uma boa notícia especialmente para quem acha a plataforma atual da Samsung lenta e travada: a LG renovou suas Smart TVs com o webOS e, embora ele não seja perfeito, é o melhor sistema operacional para TVs com que já tive contato até o momento. Descobriremos se o Tizen também atende as expectativas na semana que vem, durante a CES 2015.

Todas as novas Smart TVs da Samsung rodarão sistema operacional Tizen








Pulseira da Montblanc quer tornar inteligente seu relógio burro

Posted: 02 Jan 2015 03:36 AM PST

Ok, vamos a um fato: as fabricantes tradicionais estão colocando cada vez mais tecnologias em seus relógios. A Citizen tem o Eco-Drive Proximity, com Bluetooth. A Tissot tem a linha Touch, com altímetro e barômetro. A Seiko tem o Astron, com GPS e ajuste automático de hora. Só que todos esses relógios não abrem mão do design clássico e não são lá muito inteligentes. Mas a Montblanc está prestes a lançar uma pulseira compatível com relógio analógico para tentar equilibrar as coisas.

montblanc-e-strap

Montblanc-Timewalker-urban-speed-e-strap-watch-5

A e-Strap é uma pulseira criada para a linha Timewalker Urban Speed, de relógios analógicos com um visual mais esportivo. Essa pulseira é capaz de se conectar ao seu smartphone por Bluetooth e possui uma pequena tela OLED monocromática de 128×36 pixels que exibe notificações de chamadas, SMS, redes sociais e calendário, inclusive com suporte a vibração.

O acessório também traz outras funções geralmente encontradas nos smartwatches: usando os aplicativos para iPhone e Android, você poderá monitorar sua atividade física, já que a pulseira também possui um contador de passos e um acelerômetro. Além disso, será possível controlar seu player de música e usar a pulseira como um disparador remoto de câmera.

Diz a Montblanc que a bateria dura até cinco dias, e a pulseira é resistente a choques e água. A parte inteligente da e-Strap tem 40 mm de comprimento, 14,2 mm de largura e 9 mm de espessura. Ou seja, não é algo exatamente compacto, mas talvez seja mais discreto que os smartwatches comuns — e você ainda não perde o movimento automático suíço, a pulseira italiana com detalhes em fibra de carbono e tudo mais.

Montblanc-Timewalker-urban-speed-e-strap-watch-6

E, obviamente, como estamos falando de um acessório de marca de luxo, os preços não são muito acessíveis: o modelo acima, um belo Timewalker Urban Speed Chronograph já com a e-Strap inclusa, tem preço sugerido de 4.690 euros (15 mil reais). O modelo mais baratinho é o Timewalker Urban Speed Automatic, por 2.990 euros (9,6 mil reais). A e-Strap será vendida separadamente por cerca de 250 euros (800 reais).

Com informações: aBlogtoWatch.

Pulseira da Montblanc quer tornar inteligente seu relógio burro








Twitter começa a mostrar tweets importantes publicados enquanto você esteve ausente

Posted: 02 Jan 2015 02:28 AM PST

Uma característica peculiar do Twitter é que os tweets de todas as pessoas que você segue são exibidos em ordem cronológica, sem nenhum filtro automático como o do Facebook. O problema com isso é que, se você ficar ausente por algumas horas, talvez perca algo que possa lhe interessar. Por isso, o Twitter começou a liberar uma função chamada "Enquanto você esteve ausente".

twitter-ausente

O recurso funciona exatamente do jeito que você imagina: ele mostra os tweets mais importantes publicados enquanto você não estava usando o aplicativo do Twitter. Não está clara a maneira como esses tweets são selecionados, mas é provável que a rede social considere o número de favoritos e retweets para determinar o nível de relevância — mais ou menos como eles já fazem no resumo que enviam diariamente por email.

Basta rolar a tela para voltar a ver os tweets em ordem cronológica, portanto, a alteração ainda não é tão drástica como a do Facebook, que simplesmente não permite exibir todos os posts de seus amigos sem fazer gambiarras. Mas esta é uma mudança importante: até agora, o Twitter não havia lançado nenhum grande recurso que quebrasse o ritmo cronológico dos tweets.

Por enquanto, a novidade parece estar restrita a um grupo de usuários dos Estados Unidos, mas o recurso já havia sido revelado em novembro, quando o Twitter anunciou uma série de mudanças, incluindo timelines personalizadas e suporte nativo a vídeos. Na época, eles afirmaram que aumentariam o ritmo de mudanças e melhorias de produto ao longo dos próximos meses. Veremos.

Com informações: The Guardian.

Twitter começa a mostrar tweets importantes publicados enquanto você esteve ausente