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Novo Windows vem aí: Microsoft confirma evento para 30 de setembro (mais 7 notícias)

Novo Windows vem aí: Microsoft confirma evento para 30 de setembro (mais 7 notícias)

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Novo Windows vem aí: Microsoft confirma evento para 30 de setembro

Posted: 15 Sep 2014 07:07 PM PDT

No mês passado, relatamos aqui que a Microsoft estava prestes a marca uma conferência no final de setembro para anunciar novidades relacionadas ao Windows. Pois bem, rumores confirmados: na tarde desta segunda-feira (15), a companhia convidou a imprensa norte-americana para um evento no próximo dia 30.

O convite tem poucos detalhes, mas ao menos deixa claro que o foco do evento está nas novidades do sucessor do Windows 8. Provavelmente, saberemos ali se a nova versão contará mesmo com o retorno do menu Iniciar e se haverá suporte a múltiplas áreas de trabalho, integração com a assistente de voz Cortana, área de notificações, entre outros recursos.

Convite - Microsoft

O nome do sistema segue desconhecido. É possível que a Microsoft o batize mesmo de “Windows 9″, como os rumores alardeiam. De qualquer forma, só teremos certeza em alguma data mais próxima ao lançamento do sistema – até lá, a companhia deverá adotar apenas um codinome.

Espera-se que a Microsoft libere na data do evento ou alguns dias depois uma edição “Tech Preview” do sistema. A versão final deve chegar no segundo trimestre de 2015, provavelmente em abril. Antes disso, aparecerão versões beta e release candidate.

Um anúncio menos provável, mas tão aguardado quanto é a revelação da plataforma que promete combinar o Windows RT e com o sistema móvel da Microsoft. Será mesmo que o nome “Windows Phone” será aposentado?

Nos resta aguardar pelo dia 30. Todas as informações sobre as novidades anunciadas estarão aqui no Tecnoblog, é claro.

Com informações: The Verge

Novo Windows vem aí: Microsoft confirma evento para 30 de setembro








LG G2 Lite e Positivo S480 são os novos concorrentes do Moto G no Brasil

Posted: 15 Sep 2014 03:51 PM PDT

Depois do Moto G (e de sua renovação), ficou mais difícil emplacar smartphones intermediários no mercado, mas os rivais da Motorola tentam. No Brasil, os exemplos mais recentes vêm da LG e da Positivo: a primeira acaba de lançar o G2 Lite no país; a segunda anunciou o smartphone S480.

Embora anunciado hoje (15), o G2 Lite apareceu em lojas online na semana passada. O modelo oferece tela IPS de 4,5 polegadas (resolução de 800×480 pixels), chip quad-core Snapdragon 200 de 1,2 GHz, 1 GB de RAM, 4 GB para armazenamento interno expansíveis com microSD de 32 GB (acompanha um cartão de 4 GB), câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal com resolução VGA e bateria de 1.820 mAh.

LG G2 Lite

LG G2 Lite

Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, 3G, porta USB e suporte a dual-SIM completam as especificações do G2 Lite. Seu sistema operacional é o Android 4.4.2 KitKat.

Apesar de seu nome remeter ao flagship G2, a LG ressalta que o G2 Lite tem algumas (só algumas mesmo!) características em comum com o G3. O Quick Selfie, ferramenta que reconhece o abrir e fechar da mão do usuário e faz uma contagem regressiva para bater a foto rapidamente, é uma delas. Outra é o Quick Circle, case que deixa exposta apenas uma área circular da tela.

Por sua vez, o Positivo S480 vem com tela IPS de 4,5 polegadas (resolução de 854×480 pixels), processador quad-core de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB de storage expansíveis com microSD, câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 2 megapixels e bateria de 1.800 mAh.

Positivo S480

Positivo S480

O modelo repete as especificações de conectividade e a versão do sistema operacional do G2 Lite.

Como você deve ter notado, ambos os aparelhos são bastante parecidos tecnicamente. A principal diferença aparece no custo ao consumidor, embora não seja possível chegar a conclusões sobre a relação custo-benefício de cada um sem testá-los: o LG G2 Lite tem preço sugerido de R$ 699, mas já é possível encontrá-lo por menos. Já o Positivo S480 tem valor oficial de R$ 599, mas chegará ao mercado somente em outubro.

LG G2 Lite e Positivo S480 são os novos concorrentes do Moto G no Brasil








Especificações reveladas: DisplayPort 1.3 suportará transmissões de até 32,4 Gb/s

Posted: 15 Sep 2014 01:41 PM PDT

A VESA (Video Electronics Standards Association) liberou nesta segunda-feira (15) as especificações finais do padrão DisplayPort 1.3. A principal novidade é a capacidade de transmissão de até 32,4 Gb/s (gigabits por segundo). Segundo a associação, é uma largura de banda suficiente para vídeos em resolução 4K, 5K e, com uma adaptação ou outra, até 8K.

Conector DisplayPort

Conector DisplayPort

A capacidade total de 32,4 Gb/s é dividida em quatro vias de 8,1 Gb/s, mas está sujeita à sobrecarga. Porém, mesmo nesta situação, o padrão consegue garantir um link de pelo menos 25,92 Gb/s. Esta característica assegura a capacidade de transmissão de vídeos em 5K (5120×2880 pixels) até quando não houver compressão de dados.

Em transmissões de conteúdo em 4K, cada porta DisplayPort 1.3 poderá suportar simultaneamente até dois monitores com esta resolução. Outra opção é utilizar apenas duas vias de 8,1 Gb/s para uma única transmissão em 4K com 60 quadros por segundo, com as demais ficando disponíveis a conexões USB 3.0 ou Thunderbolt, por exemplo.

Este último aspecto indica que outra característica importante do DisplayPort está mantida nas novas especificações: a compatibilidade com padrões diversos mediante adaptadores, incluindo HDMI, DVI e VGA.

Resoluções suportadas pelo DisplayPort 1.3

Resoluções suportadas pelo DisplayPort 1.3

As especificações do DisplayPort 1.3 estão prontas, mas não o veremos em novos dispositivos tão prontamente. A tecnologia precisa ser suportada primeiramente em GPUs. Muito provavelmente, empresas como AMD, Intel e Nvidia levarão pelo menos um ano para começar a fazê-lo.

Com informações: ExtremeTech

Especificações reveladas: DisplayPort 1.3 suportará transmissões de até 32,4 Gb/s








Tem US$ 13 mil sobrando? Compre um PS4 ou um Xbox One de ouro

Posted: 15 Sep 2014 11:42 AM PDT

Se você ainda não comprou seu console da oitava geração e está em busca de uma edição luxuosa e bastante exclusiva, acho que encontramos o que você quer. São edições do PlayStation 4 e do Xbox One que custam mais de 13 mil dólares. Sim, por esse preço, elas são feitas de ouro.

As versões foram apresentadas na convenção Games14, que aconteceu em Dubai na semana passada. Quem assina a cobertura de ouro é a fabricante de jóias italiana Gatti.

Para criar a cobertura do Xbox One, foram utilizados 220 gramas de ouro 9 quilates; para o PS4, foram 226 gramas. A inspiração para os detalhes das tampas foi o jogo Tetris:

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E até os controles têm detalhes em ouro. A fabricante faz questão de frisar que é ouro mesmo, e não folheado.

Se você se animou em gastar a entrada do seu carro em um console, aí vem a má notícia: eles foram vendidos só durante a Games14. Fica para a próxima, né? ¯\_(ツ)_/¯

Com informações Polygon

Tem US$ 13 mil sobrando? Compre um PS4 ou um Xbox One de ouro








Estes são os primeiros aparelhos superbaratos da linha Android One

Posted: 15 Sep 2014 10:49 AM PDT

O Google começou a semana trazendo à tona os primeiros aparelhos que fazem parte do Android One, aquele programa anunciado na última conferência I/O que visa abastecer mercados emergentes com smartphones baratos, mas de qualidade aceitável.

Para viabilizar estes dispositivos, o Google orienta o seu desenvolvimento. Os fabricantes interessados, por sua vez, devem cumprir alguns requisitos, como utilizar determinados componentes e não instalar softwares ou customizações que possam atrapalhar a experiência do usuário na plataforma Android.

Os aparelhos revelados hoje serão distribuídos inicialmente na Índia. São três modelos: Canvas A1, Dream Uno e Sparkle V. Seus fabricantes são, respectivamente, Micromax, Spice e Karbonn. As três companhias haviam sido anunciadas como as primeiras parceiras já na conferência I/O.

Todos os modelos respeitam as especificações determinadas pelo Google para esta primeira leva: tela de 4,5 polegadas com resolução de 845×480 pixels, processador quad-core MediaTek de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 4 GB para armazenamento interno de dados, suporte a microSD de até 32 GB, câmera traseira de 5 megapixels e câmera frontal de 2 megapixels.

Micromax Canvas A1

Micromax Canvas A1

O Google também fez questão de impor características que são essenciais aos mercados emergentes: suporte a dual-SIM, rádio FM e até bateria removível.

Considerando o contexto da proposta, as novidades trazem boas impressões, principalmente se levarmos em conta a faixa de preço: entre 6,4 mil e 7 mil rúpias indianas, valores que, convertidos, giram em torno dos US$ 100, outro requisito do programa.

Para diminuir os custos de produção e garantir a experiência do usuário na plataforma, o Google chamou para si a manutenção do sistema operacional. Os três smartphones chegam com Android 4.4 KitKat e receberão atualizações da empresa durante os próximos dois anos.

Karbonn Sparkle V

Karbonn Sparkle V

Outra medida bacana é o acordo que o Google estabeleceu com uma operadora local para permitir download de atualizações do sistema gratuitamente durante seis meses. Os donos dos aparelhos também poderão baixar, sem custo adicional, até 200 MB mensais de updates de aplicativos durante o mesmo período.

Com padrões mínimos de qualidade e preços bastante acessíveis, o Google espera que o Android One consiga fazer parte da imensa parcela de usuários que só utiliza celulares para funções básicas – ligações e mensagens – ter não só seu primeiro smartphone, como também boa experiência com a plataforma.

Spice Dream Uno

Spice Dream Uno

Como que para mostrar que a iniciativa é séria, a empresa anunciou também os novos parceiros do programa. Entre eles estão fabricantes como Acer, Alcatel, Lenovo e Asus, além da Qualcomm para o fornecimento de chips.

O Google espera expandir o Android One para Indonésia, Filipinas e sul da Ásia a partir de 2015. Infelizmente, não há informações referentes ao Brasil, mas a gente espera que o programa chegue ao país: se os critérios de qualidade e preço forem mantidos, estes aparelhos terão grandes chances de sucesso por aqui.

Estes são os primeiros aparelhos superbaratos da linha Android One








Como usar autenticação em duas etapas de uma forma menos dolorosa

Posted: 15 Sep 2014 09:06 AM PDT

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Se você é uma pessoa preocupada com a segurança das suas informações, provavelmente está usando o recurso de autenticação em duas etapas nas contas mais importantes, como no email, especialmente depois das recentes notícias de vazamento de dados.

E, se você for como a maioria dos usuários, talvez esteja usando o famoso aplicativo Google Authenticator para gerar os códigos de verificação, assim como fazem mais de um milhão de pessoas no Android. Não há nenhum problema nisso, mas há uma alternativa que torna mais prático o uso desse recurso: o Authy.

O que é autenticação em duas etapas e por que você deveria usar isso

Pule direto ao que interessa caso você já tenha se convencido de que isso é importante.

A autenticação em duas etapas (ou dois fatores, como preferir) não é uma técnica de segurança nova. No seu banco, além de ter cadastrado uma senha, você provavelmente recebeu um token ou cartão de segurança com dezenas de números diferentes para fazer transações pela internet. A ideia é justamente essa: juntar algo que você sabe, como a sua senha, com algo que você possui, como o seu token.

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Como é necessário ter as duas combinações em mãos para fazer transações na sua conta, é difícil que alguém leve todo o seu dinheiro caso você perca apenas a sua senha ou apenas o seu token. O mesmo vale na internet: se algum serviço sofrer com problemas de segurança e vazar senhas de usuários, o que não é raro, seus dados continuarão protegidos caso você esteja usando autenticação em duas etapas.

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Boa parte das empresas já oferece autenticação em duas etapas, incluindo Google, Microsoft, Facebook, Dropbox, Evernote, Apple e Twitter. Depois de ativar a proteção adicional (clique nos links para ir direto para a configuração!), você passará a ser obrigado a digitar um código adicional, normalmente de seis dígitos, após passar pela tela de nome de usuário e senha, sempre que usar um computador desconhecido.

Com exceção de Apple e Twitter, os serviços permitem usar um aplicativo como o Google Authenticator, disponível para Android e iPhone, para gerar os códigos de verificação baseados em tempo, que mudam a cada 30 segundos. A maioria oferece ainda a possibilidade de enviar o código por SMS — mas isso não é tão prático porque a mensagem pode demorar para chegar, dependendo do humor da sua operadora.

O processo de configuração com um aplicativo consiste em escanear um QR Code na tela que contém a informação necessária para que o Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou outro aplicativo do gênero consiga gerar códigos de verificação específicos para a sua conta. A partir daí, você sempre poderá acessar suas contas caso tenha o smartphone em mãos — caso perca o aparelho, é possível usar códigos de backup fornecidos durante a configuração inicial para recuperar o acesso.

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Por que eu deixei de usar o Google Authenticator

Eu sei que meu caso é bem específico, mas isso acontece, em menor grau, com todos os que estiverem lendo este texto.

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Normalmente estou com um smartphone diferente a cada duas semanas. Tenho um iPhone 5s como aparelho principal, mas a maioria dos smartphones que faço review são Androids — neste exato momento, meu chip está dentro de um Moto G de 2ª geração. O Google Authenticator trazia um inconveniente: se eu estivesse fora de casa e quisesse acessar meus códigos de verificação, precisaria carregar dois smartphones no bolso (o iPhone 5s e outro aparelho), o que não é exatamente prático. Nem seguro.

Além disso, embora eu tenha migrado do Android para o iPhone há quase um ano e esteja bem satisfeito com a plataforma, é claro que sempre existe a possibilidade de fazer o caminho inverso. O problema é que o Google Authenticator não permite migrar facilmente as contas já configuradas de um aparelho para outro (na verdade, nem mesmo entre Androids essa tarefa é trivial). Portanto, uma mudança de plataforma implicaria reconfigurar a autenticação em duas etapas de todas as minhas contas.

E, no caso do iPhone, como não há acesso direto aos arquivos do sistema, a situação é ainda mais delicada, já que não existe uma maneira prática de exportar e importar os dados do Google Authenticator caso eu deseje fazer uma instalação limpa do iOS, por exemplo.

Comprou um smartphone novo? Espere por problemas.

O que o Authy faz de diferente

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O Authy é um aplicativo que gera códigos de verificação de duas etapas e está disponível para Android, iOS e BlackBerry. O principal diferencial é que seus dados são sincronizados com a nuvem, protegidos com AES-256, então você pode acessá-los em qualquer smartphone ou tablet. Dessa forma, você não precisa se preocupar com gambiarras para fazer backups ou em reconfigurar todas as contas após mudar de aparelho.

Outro detalhe bacana é o aplicativo e a extensão para Chrome, que também sincronizam com a nuvem. Isso significa que, mesmo se você estiver sem o smartphone ou tablet por perto, ainda será possível acessar todos os seus códigos de verificação — basta ter um computador com Chrome, rodando no Windows, OS X ou Linux.

A extensão ainda faz o favor de tornar bem mais prático o processo de configuração da autenticação em duas etapas — em alguns sites, você não precisa mais escanear o QR Code com o celular: o Authy detecta o que você está fazendo, lê o QR Code automaticamente e envia a informação instantaneamente para o aplicativo móvel.

E a interface do Authy é bem mais bonita, mas isso não é exatamente um recurso matador.

Você pode ler mais sobre o Authy e baixar os aplicativos para todas as plataformas no site oficial. Para quem é desenvolvedor, o Authy oferece uma API para implantar o recurso de autenticação em duas etapas em qualquer serviço ou aplicativo. Eles ainda fazem consultoria de segurança para empresas que desejam proteger dados — é a maneira como o Authy faz dinheiro.

Como usar autenticação em duas etapas de uma forma menos dolorosa








Novos iPhones garantem recorde de vendas em 24 horas para a Apple

Posted: 15 Sep 2014 08:53 AM PDT

Os novos iPhones, apresentados na semana passada, bateram um novo recorde de pedidos durante as primeiras 24 horas da pré-venda: mais de 4 milhões de unidades foram encomendadas.

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Isso é mais que o dobro das vendas do iPhone 5s, que foi lançado no ano passado, nas primeiras 24 horas; ele teve 2 milhões de unidades vendidas na época.

Além do recorde, a demanda de iPhone 6 e 6 Plus também superou a produção da Apple, fazendo com que parte dos pedidos seja entregue a partir desta sexta-feira, como esperado, e outra parte só em outubro.

Para quem não conseguiu comprar na pré-venda, há a opção de dormir na fila tentar comprar um pessoalmente nas Apple Stores. Eles começarão a ser vendidos também nesta sexta, a partir das 8 da manhã.

Vale lembrar que essa data não é válida para a Apple Store do Rio de Janeiro; o aparelho ainda não tem data para chegar aqui.

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A principal novidade dos novos iPhones é o tamanho da tela: o 6 tem tela de 4,7 polegadas e o 6 Plus, de 5,5 polegadas. Eles também são os mais finos feitos até hoje, com 6,9 mm e 7,1 mm de espessura, e têm melhorias no processador e na câmera. Ambos vêm com o processador A8 da Apple, que oferece até 25% a mais de poder na CPU e 50% nos gráficos, e câmera de 8 MP com melhorias no sensor e no processamento. Saiba tudo sobre eles aqui.

Novos iPhones garantem recorde de vendas em 24 horas para a Apple








Microsoft compra estúdio de Minecraft por US$ 2,5 bilhões

Posted: 15 Sep 2014 06:29 AM PDT

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A Microsoft anunciou na manhã desta segunda-feira (15) que fechou um acordo para comprar a Mojang, empresa de games sueca por trás de Minecraft, em uma transação de US$ 2,5 bilhões, confirmando um rumor publicado na última semana.

O acordo inclui a compra da Mojang e do Minecraft, que alcançou mais de 100 milhões de downloads na versão para PC e frequentemente aparece no topo da lista dos mais baixados na App Store e Play Store. A Microsoft diz que Minecraft é hoje o game online mais popular do Xbox, somando dois bilhões de horas jogadas (!) nos últimos dois anos.

Os empregados da Mojang passarão a fazer parte do quadro de funcionários da Microsoft Studios, que está por trás de franquias como Halo e Forza. A Microsoft afirmou, no comunicado, que planeja continuar distribuindo Minecraft em todas as plataformas: PC, Android, iOS, Xbox e PlayStation.

A aquisição ainda passará pela aprovação de órgãos regulatórios e a expectativa é que seja concluída até o final do ano.

Microsoft compra estúdio de Minecraft por US$ 2,5 bilhões