VWS

Postagens mais visitadas

Ex-líder de software da Microsoft lança Talko, app de chat via voz para smartphones (mais 7 notícias)

Ex-líder de software da Microsoft lança Talko, app de chat via voz para smartphones (mais 7 notícias)

Link to Tecnoblog

Ex-líder de software da Microsoft lança Talko, app de chat via voz para smartphones

Posted: 23 Sep 2014 03:41 PM PDT

Ray Ozzie carrega a fama de ser o criador do Lotus Notes e de ter substituído ninguém menos que Bill Gates na função de arquiteto chefe de software da Microsoft, tendo ficado na companhia até 2010. Mas não pense que é suficiente: a sua mais nova investida é o Talko, app que promete melhorar a experiência de comunicação via voz em dispositivos móveis.

Sim, via voz. Segundo o site da ferramenta, vários aplicativos tornaram a conversação por texto mais prática e interessante em dispositivos móveis, mas houve pouco avanço na comunicação falada.

O Talko (pois é, o nome soa esquisito no Brasil) ameniza esta “negligência” oferecendo uma série de recursos. É possível, por exemplo, enviar mensagens de texto ou imagens durante uma chamada, acionar a câmera para mostrar alguma coisa à outra pessoa em tempo real e participar de conversas via voz com vários contatos ao mesmo tempo.

Talko app

Para a maior parte das situações, chats textuais são mais convenientes – você não precisa responder imediatamente, por exemplo. Talvez este aspecto explique o fato de o Talko ser focado em comunicação corporativa.

Mas será que a novidade convence? O simples envolvimento de Ray Ozzie no projeto é suficiente para um voto de confiança, mas o Talko tem desafios enormes pela frente. A falta de integração com chamadas convencionais é uma delas – se é para ter uma alternativa, muita gente continuará preferindo o Skype.

Outra limitação é a compatibilidade: por enquanto, o Talko funciona apenas no iOS, embora os desenvolvedores já estejam trabalhando em versões para Android e web.

Com informações: Re/code

Ex-líder de software da Microsoft lança Talko, app de chat via voz para smartphones








Após 7 anos de produção, Blizzard desiste do MMO Titan

Posted: 23 Sep 2014 02:25 PM PDT

blizzard_entertainment_logo

A Blizzard anunciou hoje o cancelamento da produção de seu próximo MMO. Titan, como vinha sendo chamado o projeto, ficou sete anos em desenvolvimento nos estúdios da produtora para ser definitivamente abortado.

“Nós não encontramos a diversão. Não encontramos a paixão. Reavaliamos se era esse jogo que gostaríamos de estar fazendo, e a resposta foi não”, disse Mike Morhaime, co-fundador da companhia, em entrevista ao Polygon. “Nós criamos World of Warcraft e nos sentimos muito confiantes de que sabíamos como fazer MMOs, então resolvemos fazer a coisa mais ambiciosa que você poderia imaginar… E não funcionou”. Morhaime também emendou que, apesar de não negar a possibilidade da empresa voltar a fazer outros MMOs, essa não seria a forma como ela gostaria de gastar seu tempo agora.

Cris Metzen, vice-presidente da Blizzard, disse que a companhia vinha perdendo perspectiva e resolveu permitir a si própria dar um passo para trás. Ele também citou as duas fases da empresa em que os desenvolvimentos de StarCraft: Ghost e Warcraft Adventures foram cancelados, dando abertura para projetos melhores e mais refinados tomarem seus lugares.

O intuito da Blizzard, segundo Metzen, é não ficar estagnada em apenas um gênero, tornando-se “a empresa que faz MMOs”, e sim como a que faz bons jogos a todo o tempo – e, particularmente, disso, ninguém pode discordar: nos últimos dois anos o estúdio lançou os grandes StarCraft 2: Heart of the Swarm e Diablo III, além do despretensioso Hearthstone: Heroes of Warcraft, que hoje já ultrapassa a marca dos 20 milhões de jogadores. Vale lembrar que Heroes of the Storm, o MOBA que vem sendo produzido pela companhia, já está no fim de sua fase Alfa e será lançado em breve.

A reação do público diante da produção de jogos menores, por times menores e em menor tempo, inclusive, foi um dos gatilhos cruciais para a decisão de parar Titan antes de seu lançamento: “talvez nós possamos ser o que queremos ser e inspirar outros grupos pela companhia a experimentar, a serem criativos, pensar fora da caixa e arriscar em coisas que simplesmente possam animar as pessoas. Talvez eles não precisem ser colossais e produtos blockbusters”, avalia Metzen.

Após 7 anos de produção, Blizzard desiste do MMO Titan








Microsoft anuncia dispositivo para concorrer com o Chromecast

Posted: 23 Sep 2014 01:57 PM PDT

O departamento de hardware da Microsoft tem estado movimentado nos últimos dias. Depois de lançar um teclado multiplataforma para tablets, a divisão surpreendeu novamente ao apresentar, nesta terça-feira (23), o Microsoft Wireless Display Adapter. Você pode considerar o dispositivo uma alternativa ao Chromecast. Ou quase isso.

A novidade tem design simples. Não há cores ou símbolos que nos façam associá-lo imediatamente a um produto da Microsoft. Apenas o nome da empresa está gravado na carcaça do produto. Ainda assim, de maneira discreta.

Microsoft Wireless Display Adapter

Tal como o Chromecast, do Google, o Microsoft Wireless Display Adapter deve ser encaixado à TV ou ao monitor a partir de uma porta HDMI. O dispositivo também possui conexão USB, mas esta é utilizada para alimentação elétrica.

A comunicação com PCs, tablets ou smartphones é feita via Miracast, tecnologia que utiliza redes Wi-Fi (ou Wi-Fi Direct) justamente para transmissão de áudio e vídeo. De acordo com a Microsoft, o dispositivo consegue realizar transmissões em um raio de até 7 metros.

Microsoft Wireless Display Adapter

No quesito compatibilidade, a Microsoft garante funcionamento com o Windows 8.1 e com o Android 4.2.1 ou superior. Também é possível utilizar o dispositivo em aparelhos baseados no Windows Phone. Teoricamente, qualquer outra plataforma com suporte ao padrão Miracast é compatível.

Além de conteúdo em áudio e vídeo, é possível recorrer ao adaptador para reproduzir qualquer tela do dispositivo de origem, o que torna o produto útil também para apresentações acadêmicas ou profissionais. Esta possibilidade é um tanto quanto óbvia, na verdade: o protocolo Miracast foi desenvolvido, basicamente, para “espelhamento” de tela.

Embora não se mostre tão “sedutor” quanto o Chromecast, o adaptador tem potencial para agradar. O problema é que o preço não é dos mais convidativos: US$ 59,95 (o Chromecast chegou ao mercado custando US$ 35). Além disso, o Microsoft Wireless Display Adapter só está disponível em pré-venda na América do Norte. Por ora, não há informação de lançamento no Brasil e em outros países.

Com informações: The Next Web

Microsoft anuncia dispositivo para concorrer com o Chromecast








PlayStation TV, set-top-box da Sony, será lançado em outubro nos EUA

Posted: 23 Sep 2014 12:43 PM PDT

Se você estiver com viagem marcada para os EUA em outubro, temos mais um item que pode integrar sua lista de compras lá: o PlayStation TV, espécie de set-top-box da Sony, ganhou data de lançamento e preço.

Chegando às lojas no dia 14 de outubro, haverá duas possibilidades de compra do PlayStation TV: a primeira, de 100 dólares, traz somente ele. A outra é um bundle que traz, além do PS TV, um cartão de memória de 8 GB, um Dualshock 3 e o jogo do Lego Movie e sai por 140 dólares.15292264732_f22a0b678f_z

O PS TV permite jogar uma série de jogos de PS Vita, PSP, PSOne, PS3 e PS4 – serão 700 no dia do lançamento, entre eles Rayman Origins, God of War Collection, Killzone: Mercenary, Borderlands 2 e Metal Gear Solid. Será possível obtê-los via download, Remote Play (para jogos de PS4), PS Now (para os de PS3) ou com cartuchos de Vita.

Além disso, é possível aproveitar o PS TV para utilizar aplicativos de vídeo e música on demand.

Com informações: Kotaku

PlayStation TV, set-top-box da Sony, será lançado em outubro nos EUA








iOS 8 já tem quase 50% de adoção

Posted: 23 Sep 2014 11:21 AM PDT

A Apple é mesmo a empresa dos números impressionantes. Os mais recentes deles dizem respeito ao iOS 8: esta versão foi liberada no último dia 17, mas já está presente em pelo menos 46% dos dispositivos móveis da marca. É o que revela a página de suporte a desenvolvedores da companhia.

ios_adocaoDe acordo com os dados publicados, o iOS 7 continua sendo a versão mais utilizada com 49% de participação. Versões anteriores da plataforma estão presentes em apenas 5% dos dispositivos da Apple.

Estes números, no entanto, podem não representar a realidade com precisão. Os dados recém-divulgados se baseiam nos dispositivos que acessaram a App Store até o último domingo (21).

É comum que usuários visitem a loja logo após um update de sistema operacional para atualizar aplicativos. No entanto, muita gente pode simplesmente ter deixado esta tarefa para depois.

Se considerarmos este cenário, é bastante provável que a adoção do iOS 8 já tenha superado os 46% informados. Um feito impressionante para um sistema que não tem nem uma semana de mercado, sem dúvida, mas não necessariamente um recorde: de acordo com análises das empresas Tapjoy e Chitika, a adoção do iOS 7 foi mais rápida.

A Tapjoy afirma que, em suas primeiras 18 horas de liberação, o iOS 7 apresentou 12% de adoção enquanto o iOS 8 registrou apenas 6% no mesmo período.

Já os números da Chitika indicam que, na América do Norte, o iOS 7 obteve taxa de adoção de 18,2% após 24 horas de disponibilização. O iOS 8 alcançou apenas 7,3%.

iphone-6-abre

De qualquer forma, a penetração do iOS 8 no mercado deve aumentar consideravelmente nos próximos dias, não só pela atualização de aparelhos já existentes como também pela chegada da linha iPhone 6 – estima-se que, só no último final de semana, os novos modelos tenham superado a marca de 10 milhões de unidades vendidas.

Mesmo assim, a participação do iOS 7 deve permanecer significativa por um bom tempo. Os relatos de queda de desempenho após a instalação do iOS 8 no iPad 2 e no iPhone 4s são um dos fatores que podem contribuir para a sobrevida da geração anterior da plataforma.

Você pode saber mais sobre o iOS 8 neste review.

Com informações: CNET

iOS 8 já tem quase 50% de adoção








Steam ganha atualização com foco em recomendações personalizadas de jogos

Posted: 23 Sep 2014 10:38 AM PDT

A Valve liberou ontem uma atualização do Steam que pegou todo mundo desprevenido, mas foi uma grata surpresa. Com novo visual e um punhado de funções novas, especialmente voltadas para o descobrimento de jogos (só nos últimos 9 meses, 1300 títulos foram adicionados à biblioteca), a atualização chamada de Atualização de Descobrimento Steam ganhou um site que explica tudo que apareceu.

A página inicial foi reformulada. A vitrine com sugestões de novos jogos ganhou, entre anúncios de pré-venda e jogos recém-lançados, recomendações de acordo com seus gostos, com base na sua biblioteca, na sua lista de desejos e nos jogos que mais acumula horas.

Com base nos mesmos fatores, também há a Lista de Descobrimento, que é atualizada diariamente com novos títulos que você pode gostar. Diretamente dali você pode adicionar jogos à sua lista de desejos, seguir as discussões sobre eles ou informar que tal título não lhe interessa.

steam

Você pode descobrir ainda mais jogos navegando nos seus marcadores mais usados, no canto esquerdo. Ainda mais títulos podem ser vistos em Para você -> Navegar por todos os marcadores recomendados. Nessa página, o Steam mostra todos os marcadores (tags, lembra?) e você pode buscar pelos que se aplicam ao seu gosto – novamente, segundo sua biblioteca, o quanto você joga de cada título e outros fatores.

A maior novidade para descobrir jogos é seguir curadores. São usuários que recomendam títulos e, como qualquer um pode ser um curador (desde o usuário comum a críticos ou personalidades da área), você pode seguir alguém que admira ou que tem o gosto similar ao seu.

Para virar curador, é preciso ser o dono ou moderador de uma comunidade no Steam e ter pelo menos 10 recomendações publicadas. É possível adicionar links, vídeo, tweets, podcasts e tudo o mais que enriqueça seu review. Os curadores mais seguidos no Steam ganharão destaque na plataforma, mas pode ser que a Valve altere isso no futuro, sem prejudicar quem está começando na curadoria.

curadores steam

Por fim, a busca também foi refinada, permitindo filtrar os resultados por marcador, sistema, número de jogadores e outros.

A atualização, pertencente à versão web do Steam, está disponível para todo mundo e pode ser vista também no client na aba Loja.

Com informações: Polygon

Steam ganha atualização com foco em recomendações personalizadas de jogos








Temos um novo smartphone mais fino do mundo, com 5,1 mm de espessura

Posted: 23 Sep 2014 07:00 AM PDT

A Gionee, uma dessas fabricantes chinesas que raramente são comentadas no Brasil até fazerem algo maluco, surpreendeu ao anunciar, no início do mês, o Gionee Elife S5.1, um smartphone ridiculamente fino com apenas 5,1 mm de espessura (ok, vamos ser justos: são 5,15 mm). Agora, segundo a empresa, o aparelho foi oficialmente reconhecido pelo Guinness como o "smartphone mais fino do mundo".

Não é a primeira vez que a Gionee consegue fazer um aparelho extremamente fino: em fevereiro, a empresa já havia lançado o Gionee Elife S5.5 que, como você adivinhou, tinha 5,5 mm de espessura. Era um smartphone topo de linha, com o novo processador octa-core de 1,7 GHz da MediaTek, 2 GB de RAM, tela Super AMOLED de 5 polegadas com resolução 1080p, câmera de 13 MP e uma bateria de 2.300 mAh.

gionee-s51

No caso do Gionee Elife S5.1, estamos falando de um smartphone bem mais simples, com um hardware que lembra o do Moto G: ele tem uma tela Super AMOLED de 4,8 polegadas com resolução 720p, processador quad-core de 1,2 GHz (Snapdragon 400), 1 GB de RAM, câmera de 8 MP, 16 GB de armazenamento e (uia!) 4G. A bateria não é tão pequena quanto poderíamos imaginar: são 2.100 mAh de capacidade — alguém descobriu que tem sim como colocar uma bateria razoável em pouquíssimo espaço.

Na China, o smartphone mais fino do mundo será vendido por 1.999 yuans, ou o equivalente a 781 reais. Desnecessário dizer que é improvável que ele seja lançado no Brasil.

Com informações: PhoneArena.

Temos um novo smartphone mais fino do mundo, com 5,1 mm de espessura








Os cabos USB reversíveis transmitirão vídeo (e estão prestes a se tornar realmente universais)

Posted: 23 Sep 2014 06:01 AM PDT

usb-3-1-tipo-c

Os novos cabos USB 3.1 que podem ser encaixados de qualquer lado estão prontos para serem produzidos e adotados pelas fabricantes dos seus gadgets. Mas esta semana descobrimos uma característica bem interessante: além de funcionarem como cabos USB, eles terão a capacidade de emitir sinais não USB por meio de modos alternativos. E um desses modos permitirá usar o cabo USB como um cabo DisplayPort.

A Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou que cabos USB tipo C poderão transmitir áudio e vídeo por meio da tecnologia DisplayPort, como informa o AnandTech. Eles estão bem preparados para os próximos anos: com as especificações atuais, é possível conectar telas com resolução de até 5K — como o recente monitor de 27 polegadas da Dell, que possui resolução de 5120×2880 pixels.

Ou seja, em um mesmo cabo USB tipo C, será possível transmitir dados, energia, áudio e vídeo. Assim:

Print

Também tem outro detalhe bem legal. No início, o USB era um padrão pensado principalmente para transmitir dados — as primeiras especificações previam míseros 0,75 W de potência (150 mA em 5 V). Hoje, você provavelmente recarrega seu smartphone com um cabo USB conectado a uma porta USB 3.0 de 4,5 W (900 mA em 5 V) ou mesmo a um carregador de tomada, que chega a ultrapassar os 10 W.

Só que o USB 3.1 suportará tensões diferentes. Além do atual 5 V, a especificação USB Power Delivery 2.0 permite cabos USB que aguentem tensões de 12 V ou até 20 V, com uma corrente máxima de 5 A. Fazendo as contas, isso significa que será possível alimentar um equipamento, como um monitor, com potência de até 100 W (!) sem aumentar tanto a corrente.

Dependendo de como as empresas adotarem o novo padrão USB, parece que estamos diante de um Universal Serial Bus realmente universal.

Os cabos USB reversíveis transmitirão vídeo (e estão prestes a se tornar realmente universais)