VWS

Postagens mais visitadas

Rumor: Vodafone planeja comprar Vivo, TIM ou Claro para atuar no Brasil (mais 8 notícias)

Rumor: Vodafone planeja comprar Vivo, TIM ou Claro para atuar no Brasil (mais 8 notícias)

Link to Tecnoblog

Rumor: Vodafone planeja comprar Vivo, TIM ou Claro para atuar no Brasil

Posted: 18 Aug 2014 03:28 PM PDT

Figurando entre as maiores empresas de telecomunicações do mundo, a Vodafone quer iniciar operações definitivas no Brasil, mas não da maneira prevista: em vez de participar do leilão do 4G para a faixa de 700 MHz, a companhia pode estar planejando adquirir uma das três maiores operadoras brasileiras, com a TIM encabeçando as preferências.

A informação vem da coluna Panorâmica do Estadão publicada nesta segunda-feira (18). O jornal afirma ter tido acesso a um documento de uma reunião entre autoridades brasileiras e executivos da Vodafone que descreve o plano. O encontro teria acontecido em 31 de julho na embaixada do Brasil em Londres.

vodafone_logo

Na verdade, a companhia já está presente no Brasil, mas de modo muito tímido: em agosto de 2013, a Vodafone passou a atender clientes corporativos no país, mas oferecendo apenas serviços M2M (modalidade na qual dispositivos se intercomunicam via redes móveis ou fixas sem intervenção humana).

Neste meio tempo, a empresa pode ter concluído que iniciar operações no Brasil a partir “do zero” é inviável. A compra de uma grande operadora traria não só uma infraestrutura pronta (ainda que necessitante de ampliação) como uma base sólida de clientes.

Segundo a Anatel, a Vivo fechou o primeiro semestre de 2014 com 28,78% de participação no segmento móvel, número que a posiciona como líder. A TIM veio na sequência com 26,91%. A claro apareceu na terceira colocação com 24,95%. A Oi respondeu por 18,53%, distante das três primeiras o suficiente para ser desconsiderada (a não ser que não haja opção).

A predileção pela TIM é uma questão de oportunidade, provavelmente. A espanhola Telefónica, dona da Vivo, tem parte do controle da Telecom Italia. Como este é o grupo que controla a TIM, o CADE entende que esta situação não pode ser mantida: a Telefónica deve escolher entre Vivo ou TIM.

Não havendo alternativa, decerto que a Telefónica ficará com a Vivo. Em julho, o grupo deu o primeiro passo neste sentido ao emitir 750 milhões de euros em bônus da Telecom Italia conversíveis em ações. Na prática, este procedimento faz a participação da Telefónica na Telecom Italia cair de 14,8% para 9,7%.

Se vendo forçada a se livrar da Telecom Italia e, consequentemente, da TIM, a Telefónica não abrirá mão da Vivo. A América Móvil, por sua vez, não parece interessada em se distanciar da Claro. Este cenário coloca a TIM como o alvo mais fácil da Vodafone.

tim_campanha

Mas os detalhes são escassos. Valores das possíveis ofertas, por exemplo, são completamente desconhecidos. Além disso, nenhuma das empresas envolvidas mostra disposição para comentar o assunto.

No entanto, se levarmos em conta o histórico de negócios da Vodafone nos últimos anos, as chances de a operadora partir para uma estratégia agressiva no Brasil são razoáveis. A companhia está presente em mais de 30 países e tem parcerias em outros 50 mercados.

A última grande investida da Vodafone foi a compra da operadora a cabo Ono por 7,2 bilhões de euros em março deste ano. O objetivo? Ampliar a sua presença na Espanha, coincidência ou não, a casa da Telefónica.

Rumor: Vodafone planeja comprar Vivo, TIM ou Claro para atuar no Brasil








Próximo jogo do criador de Flappy Bird sai nesta semana

Posted: 18 Aug 2014 02:39 PM PDT

Dong Nguyen, criador do Flappy Bird, pelo visto está longe de desistir dos jogos. Além do reboot exclusivo da Amazon Fire TV de seu jogo mais famoso, ele lançará nesta semana um outro jogo mobile. Chamado Swing Copters, ele é, segundo o TouchArcade, tão difícil quanto o primeiro.

Parece ser ainda mais, no entanto. Você deve ir dando toques na tela para orientar o helicóptero para um lado ou outro para desviar dos martelos que, balançando de um lado para o outro, podem atingi-lo. Basta uma encostada e é game over; então, você deve começar tudo de novo, tentando bater o próprio recorde.

Basicamente, é bem parecido com Flappy Bird, só que para cima em vez de para o lado:

Swing Copters será lançado nesta quinta-feira e é gratuito. A versão sem anúncios custará 99 centavos de dólar.

Vale lembrar que essas informações vieram todas do site TouchArcade, que tem uma boa reputação no meio; a última informação sobre jogos em desenvolvimento que veio de Nguyen foi postada em maio no seu Twitter e não tem nada a ver com Swing Copters. Pelo visto, ele mudou de ideia:

Com informações: The Verge

Próximo jogo do criador de Flappy Bird sai nesta semana








Criador da Salada de Batata do Kickstarter utilizará o dinheiro para ajudar os sem-teto de sua região

Posted: 18 Aug 2014 12:22 PM PDT

Lembra daquele projeto meio absurdo do Kickstarter que arrecadou uma fortuna para fazer salada de batata? Quando falamos dele aqui, no começo de julho, mais de 11 mil dólares haviam sido arrecadados. Cerca de um mês depois, no dia 2 de agosto, a campanha foi encerrada com quase 55,5 mil dólares arrecadados.

E o que seu criador irá fazer com tanto dinheiro, afinal? Haja batata para 55 mil dólares. Zack Brown já havia prometido uma grande festa gratuita para todo mundo comer a tal salada de batata, mas, agora, a coisa foi além e se tornou um projeto beneficente.

photo-main

Brown irá organizar um evento chamado PotatoStock em parceria com diversas empresas, como Idaho Potato e Hellman’s. Será um festival de música gratuito com bandas locais de Columbus, Ohio, cidade onde ele mora, que irá ocorrer no dia 27 de setembro no Columbus Commons e terá muita salada de batata: ele estima entre 90 e 136 kg de batata.

Parte do dinheiro que sobrar após o evento ficará em um tipo de poupança da Columbus Foundation. Ela será encarregada de entregá-lo para ONGs que ajudem os sem-teto da região. “Esse tipo de fundo tem juros aumentados a cada ano, então, enquanto nossa piadinha da internet será esquecida algum dia, o impacto durará para sempre”, diz Brown.

Além do PotatoStock, ele também utilizará o dinheiro para criar um site de humor no qual postará conteúdo original e quer fazer um tour por todos os EUA e Canadá levando sua salada de batata para mais perto dos financiadores que não puderem comparecer à PotatoStock – essa era uma das recompensas: comer um pedaço da salada de batata. Também há recompensas com fotos, camisetas, livros de receitas, entre outros.

Mais atualizações quanto às novidades do projeto Potato Salad serão postadas por seu criador no Twitter. É legal ver que, já que o projeto arrecadou bem mais que o necessário para fazer uma salada de batata, o criador está utilizando o dinheiro para uma boa causa mesmo não tendo prometido isso durante a campanha, né?

Com informações: Mashable

Criador da Salada de Batata do Kickstarter utilizará o dinheiro para ajudar os sem-teto de sua região








Nova A5100 da Sony é a câmera mirrorless mais compacta do mercado

Posted: 18 Aug 2014 12:17 PM PDT

Tudo indica que a Sony está determinada a ser referência quando o assunto é câmera mirrorless. A companhia começou a semana anunciando mais um interessante modelo para a categoria: a intermediária Sony Alpha A5100, que se destaca pelo seu tamanho extremamente compacto.

Tendo 109,6 mm de largura, 62,8 mm de altura e 35,7 mm de espessura (sem contar a lente, é claro), a A5100 surge como séria candidata ao posto de câmera mirrorless com lentes intercambiáveis mais compacta do mercado – ao menos a Sony afirma que é.

Sony A5100

Os atrativos não se limitam ao tamanho. A Sony A5100 corresponde a uma atualização do modelo A5000. Ambas são bastante parecidas, de fato, mas a Sony A5100 tem a vantagem de ter o mesmo sensor APS-C de 24,3 megapixels que torna a câmera A6000 tão avançada.

Da Sony A6000 também vem a tecnologia Fast Hybrid AF. Com seus 179 pontos de detecção de fase e 25 de contraste, trata-se de um dos sistemas de foco automático mais rápidos da atualidade.

Estes recursos somados ao processador de imagens Bionz X – também presente na Sony A6000 – fazem da Sony A5100 uma das câmeras mais ágeis de seu segmento.

Sony A5100

A novidade conta ainda com tela de 3 polegadas sensível a toques. Além de dar acesso rápido a determinadas funcionalidades da câmera, esta característica permite o uso da tela para foco e disparos, tal como em smartphones.

Assim como nas demais câmeras mirrorless da Sony, a tela do modelo A5100 pode ser movida em ângulos de até 180 graus, um quebra-galho para aquelas situações específicas em que é difícil posicionar o rosto atrás da câmera (fotos com a câmera colocada no chão, por exemplo).

Sony A5100

No mais, a Sony A5100 vem com Wi-Fi 802.11n, NFC, porta micro-USB, slot para cartão SD ou Memory Stick, flash embutido e capacidade de gravação de vídeos em 1080p.

A Sony A5100 começa a chegar ao mercado no próximo mês. Nos Estados Unidos, seu preço sugerido será de US$ 549 no kit sem lente ou US$ 699 no pacote que acompanha uma objetiva E-mount de 16-50 mm. Com a sua chegada, a câmera NEX-5T deverá sair de linha.

Para o Brasil, ainda não há previsão de lançamento.

Com informações: The Verge

Nova A5100 da Sony é a câmera mirrorless mais compacta do mercado








Enquanto aquele cabo USB reversível não chega, a Apple patenteou outro USB que encaixa dos dois lados

Posted: 18 Aug 2014 10:50 AM PDT

A essa altura, você já deve estar sabendo do novo conector USB tipo C, que encaixa dos dois lados e dará um fim nas frustrações de nunca conseguirmos conectar um cabo USB na primeira tentativa. Ele deverá se popularizar apenas no ano que vem, mas a Apple patenteou outro tipo de conector USB que também é reversível — e pode chegar alguns meses antes.

apple-usb

A novidade está detalhada nesta página do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos. A Apple entrou com um pedido de registro do conector USB reversível em janeiro e conseguiu obter a patente há quase um mês, no dia 24 de julho. O documento descreve um conector USB tipo A, ou seja, do mesmo tamanho que você usa hoje, mas com contatos metálicos dos dois lados — a peça com os contatos se movimenta para que você possa encaixar o conector.

É estranho que a Apple tenha conseguido patentear o conector porque, ao ver o desenho, imediatamente me veio aquela sensação de “nossa, já vi isso antes!”. E, aparentemente, não era apenas sensação. Dê uma olhada no Google ou em alguma loja online para encontrar cabos parecidos. E veja este vídeo de setembro de 2013, por exemplo:

Deixando a polêmica de lado (as empresas que se resolvam), é provável que o conector USB reversível da Apple chegue ainda este ano. De acordo com Sonny Dickson, que no passado já vazou carcaças verdadeiras de iPhones e iPads antes do lançamento, a Apple está fazendo cabos Lightning reversíveis, como mostra a imagem:

usb-apple

Se a Apple colocar o novo conector USB reversível na caixa dos novos iPhones, pode ser que tenhamos mais informações no dia 9 de setembro, data mais provável para o evento de lançamento. O novo conector USB padronizado recentemente, embora já esteja pronto para ser produzido, só deve aparecer nos seus gadgets a partir de 2015.

Enquanto aquele cabo USB reversível não chega, a Apple patenteou outro USB que encaixa dos dois lados








Itinerante, Museu do Videogame irá passar por diversas cidades brasileiras

Posted: 18 Aug 2014 09:44 AM PDT

Cleidson Lima é entusiasta e colecionador de videogames. Sua coleção fica disponível 15 dias por ano desde 2011 em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Neste ano, realizada no mês de fevereiro, mais de 160 mil pessoas passaram pela exposição.

Bastante gente, né? E o número de visitantes deve crescer exponencialmente no próximo ano: é que o museu, que não tem uma sede, foi mapeado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e fará um tour por diversas cidades brasileiras, como as capitais Fortaleza, Belém, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, que já estão confirmadas.

MUSEU DO VIDEOGAME 02

Um dos diferenciais do Museu do Videogame é que, além de ter expostas raridades dos jogos, como o Magnavox Odyssey, primeiro console do mundo, e o peculiar console de três lados Coleco Telstar Arcade, ele permite uma experiência interativa ao visitante: é possível jogar alguns dos consoles mais famosos na instalação, como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Nintendinho, Super Nintendo, Nintendo 64, Master System, Mega Drive, Game Cube e os primeiros Xbox e PlayStation, entre outros.

No total, o acervo do museu conta com mais de 200 consoles e 6 mil jogos, que passearão pelo Brasil graças a parcerias e patrocínios com shoppings e empresas privadas, o que fará com que a entrada da exposição seja sempre gratuita.

MUSEU DO VIDEOGAME 04

Não estão fechadas, por enquanto, datas para as próximas exibições do Museu do Videogame, mas o reconhecimento do órgão público responsável por preservar e divulgar museus e ligado diretamente ao Ministério da Cultura é um passo enorme para o reconhecimento do videogame no Brasil como produto cultural - isso pouco mais de um ano depois da ministra Marta Suplicy dizer, com todas as letras, que não considera jogos digitais como cultura.

Itinerante, Museu do Videogame irá passar por diversas cidades brasileiras








Experimento do Twitter irrita usuários ao mostrar favoritos como retweets

Posted: 18 Aug 2014 09:17 AM PDT

Os desenvolvedores do Twitter vivem testando funcionalidades no serviço. Via de regra, estes experimentos não causam aborrecimentos. O que aparenta ser o mais recente deles, no entanto, tem sido exceção: muitos usuários notaram que mensagens “favoritadas” por seus contatos estão aparecendo na timeline de maneira similar aos retweets.

Ninguém sabe ao certo quando estes supostos testes começaram. O que se percebe é que o número de usuários que se queixam das “mensagens-surpresa” vem crescendo nos últimos dias.

As reclamações partem principalmente dos utilizadores mais assíduos do Twitter. Para eles, não é interessante saber quais tweets seus contatos estão marcando como favoritos. Além disso, pode acontecer de algumas dessas mensagens virem de usuários com os quais a pessoa não quer ter nenhum tipo de contato.

Há outra razão: embora os tweets favoritos possam ser visualizados na página de perfil de cada usuário, muita gente não aprecia a ideia de seus seguidores conhecerem quase que instantaneamente as mensagens marcadas como tal.

Exemplos de tweets favoritos mostrados como retweets

Exemplos de tweets favoritos mostrados como retweets

Os usuários utilizam favoritos no Twitter principalmente para marcar tweets de teor impactante (engraçados, relevadores ou críticos, por exemplo) e para guardar informações a serem conferidas mais tarde (links, imagens, vídeos, entre outros).

Sob este ponto de vista, mostrar automaticamente aos seguidores de uma pessoa qual tweet ela acabou de “favoritar” é uma função impertinente. Se o usuário quiser, de fato, que seus contatos vejam determinada mensagem, simplesmente irá utilizar a opção de retweet.

O que levou o Twitter a fazer este tipo de teste é um mistério, dado o silêncio da empresa sobre o assunto até o momento. A principal hipótese é a de que a companhia esteja mostrando tweets favoritos como retweets para estimular a interação entre os usuários, sejam eles conhecidos entre si ou não. Se o objetivo é este, pelo jeito, a ideia não vem dando muito certo.

Aparentemente, os testes estão acontecendo para um grupo limitado – mas crescente – de pessoas que utilizam os apps móveis oficiais do Twitter. Além de favoritos, alguns usuários têm reclamado de estarem sendo notificados em sua timeline de pessoas que seus contatos acabaram de começar a seguir.

Com informações: The Next Web

Experimento do Twitter irrita usuários ao mostrar favoritos como retweets








Facebook quer deixar claro quando uma notícia for falsa

Posted: 18 Aug 2014 09:14 AM PDT

Brasileiro ganha o Nobel de matemática após calcular a idade de Glória Maria. Carla Perez viraliza nas redes após escrever certo no Twitter. Computador do Planalto altera PIB para 7%. É claro que essas notícias são falsas e vêm de sites humorísticos, mas aparentemente o Facebook descobriu que nem todo mundo sabe disso — por isso, está testando uma novidade que consiste em indicar esses posts com a tag “sátira”.

O experimento, de acordo com o Ars Technica, está acontecendo há um mês. No entanto, o teste ainda parece estar restrito a um site, o famoso americano The Onion. Ou seja, pelo menos por enquanto, o Facebook não vai evitar que seus amigos desatentos fiquem assustados ou indignados com alguma “notícia” vindo do Sensacionalista, Jornal VDD ou Piauí Herald.

the-onion

Além disso, o recurso está funcionando de forma bem discreta: a indicação “sátira” aparece somente nos artigos relacionados, aqueles que surgem depois de o usuário clicar no link do post e voltar para o Facebook. Parece que o Facebook não quer afetar muito o tráfego que direciona aos sites de terceiros — e que já não está tão alto quanto nos velhos tempos.

O Facebook confirmou o experimento, afirmando que o “pequeno teste” está sendo feito porque os usuários “queriam uma forma mais clara de distinguir artigos satíricos de outros artigos”. Como qualquer teste, ele pode nunca ser lançado para todos os usuários. Se for, provavelmente daremos menos risadas com coleguinhas incautos no futuro.

Facebook quer deixar claro quando uma notícia for falsa








MIUI 6 está uma coisa linda e chega aos Androids a partir de outubro

Posted: 18 Aug 2014 07:58 AM PDT

miui-6

A MIUI, conhecida ROM baseada em Android desenvolvida pela chinesa Xiaomi, está perto da sexta grande versão. No último sábado (16), a empresa fez um evento para apresentar as novas funcionalidades e a interface renovada, que ficou bem caprichada, removendo as muitas sombras e degradês para adotar um visual mais limpo. A ROM ainda está em beta fechado e começará a chegar aos smartphones em outubro.

Muitos comentaram sobre as semelhanças da MIUI 6 com o iOS 7. Dá para entender, porque muitas telas realmente lembram o sistema da Apple: da bússola ao calendário, há óbvias inspirações nas posições dos elementos e nos esquemas de cores. O que ainda não consegui entender foi a comoção tão grande, porque, desde a primeira versão, a MIUI sempre foi muito parecida com o iOS. Não há nenhuma surpresa aqui (ou há?).

Esse calendário... Essa calculadora...

Esse calendário… Essa calculadora…

miui-verificador

Falando da ROM, a MIUI 6 traz principalmente melhorias de segurança e desempenho. Há um verificador de malwares e outro de permissões, para evitar que um aplicativo acesse seus dados sem autorização. O kernel ganhou otimizações para melhorar o consumo de processamento e memória de uma ROM que não é das mais leves. Além disso, há um recurso nativo de economia de bateria, que pode ser ativado automaticamente com base nos horários que você escolher.

Outros pequenos, mas úteis recursos da MIUI 6, ficam por conta do bloqueador de ligações de números indesejados; suporte a mais de 5.000 temas; gestos para tornar o uso de smartphones grandes mais confortável; e um identificador de chamadas de números desconhecidos. Como sempre, não há nada do Google instalado de fábrica, e os arquivos podem ser armazenados no Mi Cloud, que oferece 10 GB de espaço.

A versão de desenvolvimento da MIUI 6 será liberada ao público em setembro, enquanto a final chega em outubro — inicialmente, claro, para os smartphones da própria Xiaomi. A atual MIUI v5 pode ser baixada nesta página e mais informações sobre a ROM podem ser encontradas no fórum da MIUI.

MIUI 6 está uma coisa linda e chega aos Androids a partir de outubro