VWS

Postagens mais visitadas

Justiça derruba liminar e operadoras terão que cumprir novo regulamento da Anatel (mais 9 notícias)

Justiça derruba liminar e operadoras terão que cumprir novo regulamento da Anatel (mais 9 notícias)

Link to Tecnoblog

Justiça derruba liminar e operadoras terão que cumprir novo regulamento da Anatel

Posted: 08 Aug 2014 04:21 PM PDT

No final de julho, a TelComp, associação que reúne empresas de telecomunicações atuantes no Brasil, obteve uma liminar que barra o recente regulamento da Anatel que estabelece uma série de obrigações às operadoras em relação à prestação de serviços. Bom, barrava: a liminar foi derrubada na tarde desta sexta-feira (8).

Graças à liminar, as companhias associadas à TelComp – incluindo as principais do mercado: Claro, Embratel, GVT, NET, Nextel, Sky, TIM Celular, Oi Móvel e Vivo -, ficaram desobrigadas de cumprir vários pontos do regulamento.

Entre eles estão o retorno imediato das ligações caso a chamada caia durante o atendimento ao consumidor e a obrigatoriedade de disponibilizar a usuários antigos as mesmas ofertas direcionadas a novos clientes.

Antena de telefonia móvel

A anulação da liminar partiu da juíza federal substituta Célia Regina Ody Bernardes, da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. Ao fazê-lo, a magistrada acatou ao recurso da Advocacia-Geral da União, que representou a Anatel.

Com a decisão, todas as obrigações do chamado Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, incluindo o retorno das ligações e a oferta de benefícios, voltam a valer a partir de hoje.

Outras determinações incluem possibilitar cancelamento de serviços pela internet ou atendimento telefônico eletrônico, analisar contestações de cobranças por clientes em até 30 dias e transparência em relação às condições contratuais.

O regulamento, correspondente à Resolução nº 632 de 7 de março de 2014, está disponível integralmente no site da Anatel.

Justiça derruba liminar e operadoras terão que cumprir novo regulamento da Anatel








Feito para contar segredos anonimamente, app Secret é usado para fazer fofoca e pode ser tirado do ar

Posted: 08 Aug 2014 03:14 PM PDT

A essa altura do campeonato, você já deve ter pelo menos ouvido falar no Secret. O app, que chegou oficialmente ao Brasil em maio, permite compartilhar seus segredos com seus amigos, mas sem que eles saibam quem você é. Eles podem, também anonimamente, curtir e comentar o tal segredo.

O problema é que tem gente usando o app para o mal, revelando segredos de outras pessoas, inclusive com os nomes dos envolvidos e as fotos. E, às vezes, postando mentiras também. Isso tudo além das mensagens racistas, homofóbicas e preconceituosas que surgem.

P1050424

Um grupo de 10 brasileiros que foram ofendidos de alguma forma por postagens no aplicativo se juntou para tirá-lo do ar por aqui. O consultor de marketing Bruno de Freitas Machado é o responsável pela criação do grupo e resolveu tomar essa atitude depois de que fotos suas nu foram publicadas lá sem seu consentimento, junto com seu nome e local de trabalho. “Disseram que eu tenho HIV, que participo de orgias com os amigos”, disse em entrevista à Folha de S.Paulo.

A advogada Gisele Arantes representa o grupo e irá pedir a remoção do Secret no Brasil. A justificativa é que ele vai contra o Marco Civil e até a Constituição, pois permite que qualquer um fale o que quiser anonimamente e tem os termos de uso disponíveis somente em inglês.

Sobre a polêmica, o Secret diz que trabalha para criar uma experiência agradável para todos os usuários e que considera “inaceitável” a má conduta, que bate de frente com as recomendações para o uso. Há uma equipe que analisa o conteúdo denunciado e o tira do ar em algumas horas, mas esse trabalho depende da ação da comunidade em fazer as denúncias. “Sinalizar, bloquear e remover postagens são todas medidas fáceis para um membro quando ele se deparar com conteúdo que não deveria estar ali”, disse uma porta-voz à Folha.

secret

Screenshots tirados da fanpage Vou Te Contar Um Secret

O Secret consegue, portanto, remover rapidamente posts difamatórios. Mas, se quiser tomar medidas legais contra o agressor – afinal, serás eternamente responsável pelo conteúdo que crias, mesmo anonimamente – , é preciso enviar um mandado judicial para que ele tenha a identidade revelada. Sim, o Secret mantém as informações do autor atreladas ao post, mas elas não são visíveis para os usuários.

Se quiser brincar de contar segredos, o aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android. Não custa lembrar: mantenha o bom senso, contando segredos só seus, e sempre denuncie conteúdo inapropriado para ajudar a comunidade.

Feito para contar segredos anonimamente, app Secret é usado para fazer fofoca e pode ser tirado do ar








Tem um robô cruzando o Canadá de carona

Posted: 08 Aug 2014 02:18 PM PDT

Se você morar no Canadá e encontrar um robozinho simpático e sorridenteparado ao lado da estrada pedindo carona, dê. É o hitchBOT, um experimento criado por David Harris Smith, da Universidade Ryerson, e Frauke Zeller, da Universidade McMaster, que irá cruzar o país só de carona em carona.

10547013_489109714557697_8860795199584261214_o

O conceito do hitchBOT foi criado em 2013, mas ele só começou seu passeio no final do mês passado, no dia 27, na cidade de Halifax. Ele  deve percorrer 6 mil quilômetros até chegar à cidade de Victoria. Não há uma data para que isso ocorra, já que o hitchBOT depende das caronas que arrumar.

Também é delas que depende o estado que o robô chegará. Espera-se que os canadenses, com sua fama mundial de cordialidade, o tratem muito bem, batam um papo com ele e tenham uma convivência amigável no percurso. Mas, caso seja maltratado, jogado em algum lugar ou qualquer imprevisto ocorra, os pesquisadores podem encontrá-lo graças à conexão 3G e GPS embarcados.

O hitchBOT consegue conversar com os motoristas sobre diversos assuntos utilizando reconhecimento de voz, inteligência artificial e APIs da Wikipedia. Ele responde perguntas sobre si mesmo, sua família e sua jornada pelo país e ainda consegue interagir nas redes sociais, postando tuítes e tirando fotos.

A energia do robô vem de paineis solares, que recarregam enquanto ele espera a próxima carona. Seu rosto, que denuncia seus sentimentos, é composto por um painel de LEDs e ele tem braços e pernas feitos daqueles espaguetes de piscina. Não é exatamente bonito, mas parece bem simpático.

A intenção do experimento é criar uma discussão sobre a interação e as relações entre humanos e robôs, analisando se um pode (ou pelo menos está disposto a) confiar no outro.

Para acompanhar a jornada do hitchBOT, basta segui-lo nas redes sociais: ele tem Twitter, Facebook e Instagram.

Com informações: IFLScience

Tem um robô cruzando o Canadá de carona








Este é o TrueNorth, processador da IBM inspirado no cérebro

Posted: 08 Aug 2014 01:58 PM PDT

Não que alguém duvidasse, mas a IBM estava falando sério quando revelou o plano de investir US$ 3 bilhões em tecnologias para suceder a Lei de Moore. Uma delas foi apresentada recentemente: o TrueNorth, um processador inspirado no cérebro que, como tal, é capaz de simular uma rede de 1 milhão de neurônios.

A novidade (ainda) não tem o mesmo poder de processamento dos chips atuais (baseados nas arquiteturas x86 e ARM, por exemplo) e, obviamente, está muito longe do que o cérebro humano é capaz de fazer – na verdade, não há nem como comparar, dentro das nossas cabeças há dezenas de bilhões de neurônios.

Protótipo do chip

Um dos protótipos

Mas, no atual estágio, o chip consome muito menos energia – em torno de 70 miliwatts – e se mostra bastante eficiente no processamento de informações sensoriais, como imagens, sons e movimentos.

À primeira vista, o TrueNorth remete aos processadores de hoje. O protótipo atual, cuja produção ficou a cargo da Samsung, tem processo de fabricação de 28 nanômetros e é composto por 5,4 bilhões de transistores de silício.

As diferenças ficam evidentes na forma de interligação. Os transistores se conectam de maneira parecida aos neurônios, isto é, formando sinapses. O resultado desta proposta é uma rede de 4.096 “núcleos neuro-sinápticos” que, segundo a IBM, corresponde a 256 milhões de sinapses.

Núcleos do TrueNorth

Núcleos do TrueNorth

Muito legal! Mas qual a necessidade disso? Bom, a computação atual é baseada na Arquitetura de von Neumann, modelo que descreve processamento de dados armazenados em memória a partir de operações lineares. A arquitetura inspirada no cérebro foge deste conceito.

No TrueNorth, cada “núcleo neuro-sináptico” trabalha como se tivesse seu próprio conjunto de memória e processamento, visto que sinapses e neurônios assumem estas funções. Assim, vários grupos de núcleos podem ser direcionados a tarefas distintas. De igual forma, uma grande quantidade deles pode trabalhar em conjunto no processamento de uma atividade mais exigente.

O ganho de performance deste modelo tende a ser enorme. Segundo os pesquisadores da IBM, o principal problema da arquitetura atual é que o acesso em série obriga o processador a enviar e buscar informações na memória constantemente, criando gargalos no desempenho e exigindo mais energia.

Como são pequenos e consomem pouca eletricidade, chips “tipo cérebro” podem fazer os dispositivos vestíveis finalmente deslancharem. Os sensores poderiam atuar como pequenos processadores, abrindo um leque gigantesco de possibilidades para estes produtos.

O próprio TrueNorth, apesar de não passar de protótipo, já se mostra hábil em reconhecimento: ao analisar um vídeo, o chip conseguiu identificar pessoas, carros e até bicicletas cruzando uma via.

A tecnologia também pode ser direcionada a aplicações complexas. A IBM já estuda formas de interligar milhares de chips TrueNorth para construir um supercomputador.

Chips inspirados em neurônios são bons em aplicações sensoriais

Chips inspirados em neurônios são bons em aplicações sensoriais

Se você presumiu que vai levar algum tempo para este tipo de processador ter espaço, acertou. Além de lapidar a tecnologia, a IBM tem o desafio de fazer a proposta ser aceita: chips como TrueNorth representam uma mudança de paradigma, portanto, poderão encontrar resistência por conta de seus conceitos de programação totalmente novos.

Até mesmo desenvolvedores experientes consideram a ideia complicada, segundo Dharmendra Modha, cientista-chefe da IBM. Mas a vida deles não deve ficar muito difícil: a equipe do projeto já trabalha para disponibilizar a tecnologia com uma biblioteca de códigos pré-prontos bastante generosa.

Com informações: MIT Technology Review

Este é o TrueNorth, processador da IBM inspirado no cérebro








EA está dando Battlefield 4 de graça (mas só por 7 dias)

Posted: 08 Aug 2014 11:01 AM PDT

A EA anda bem generosa com os gamers. No final do mês passado, liberou The Sims 2 para todo mundo, costuma dar jogos de graça na promoção Por Conta da Casa e, agora, vai deixar todo mundo jogar Battlefield 4 no PC por uma semana.

A promoção Game Time está disponibilizando o jogo gratuitamente para ser jogado por uma semana – ou, mais precisamente, 168 horas. É que, assim que você jogar pela primeira vez, começará a contagem regressiva, que tem essa duração. Não são 168 horas de jogo, mas corridas: a contagem regressiva continuará mesmo que você não esteja jogando.

ads-bf4-art

Dá para fazer o download do jogo até o dia 14 de agosto. Depois disso, pode começar a jogar quando quiser e, quando o tempo acabar, também pode comprar o jogo e continuar de onde parou: seu progresso e seus achievements ficarão salvos.

BF4 está completo na promoção, com a campanha single player e o multiplayer para até 64 jogadores simultâneos disponíveis. Para jogar, é só entrar no site do Game Time, adicionar o jogo à sua biblioteca do Origin e fazer o download.

Além de BF4, a EA também está oferecendo Kingdoms of Amalur: Reckoning gratuitamente por 48 horas no Game Time e, no Por Conta da Casa, Wing Commander 3: Heart of the Tiger.

EA está dando Battlefield 4 de graça (mas só por 7 dias)








É o fim do Skype para Windows Phone 7

Posted: 08 Aug 2014 10:11 AM PDT

Você ainda possui um smartphone com Windows Phone 7? Se sim, terá que contar com um importante aplicativo a menos. A Microsoft anunciou, na página de suporte do Skype, que a versão específica para a plataforma está sendo descontinuada. O aplicativo já foi removido da Windows Phone Store, mas ainda é possível usá-lo normalmente. Por enquanto.

skype-wp7

O motivo da decisão, segundo a Microsoft, é que usar a nova versão do Skype é a única maneira de garantir a melhor experiência para todo mundo, com maior confiabilidade, qualidade e segurança. “Para que todos possam se beneficiar das últimas melhorias do Skype, às vezes nós descontinuamos versões mais antigas do Skype em todas as plataformas, incluindo dispositivos móveis”.

Pelo visto, para a Microsoft (e não só para ela), não faz mais sentido gastar dinheiro desenvolvendo para Windows Phone 7. Os últimos aparelhos com a versão antiga do Windows Phone de fábrica foram lançados em meados de 2012. Como houve alterações internas profundas, inclusive no kernel, a atualização para o Windows Phone 8 não chegou a esses smartphones.

Por enquanto, quem já instalou o Skype no Windows Phone 7 poderá continuar usando o aplicativo, mas a Microsoft avisa que “nas próximas semanas” não será mais possível fazer login no Skype antigo — a solução, se você faz questão do Skype, é comprar outro aparelho, agora com Windows Phone 8. A empresa também recomenda que, se você assinou algum serviço, cancele-o para evitar ser cobrado.

Dica do Joel Nascimento Jr. no Twitter. Obrigado!

É o fim do Skype para Windows Phone 7








City Wizard: um viciante puzzle de combinar peças

Posted: 08 Aug 2014 09:03 AM PDT

Queria começar contando para vocês que está sendo muito difícil escrever esse post, porque City Wizard é simplesmente viciante. Não tenho palavras para descrever o que esse maldito jogo está fazendo com minha vida. Perdi um prazo na quarta-feira. Estou sem almoçar até agora. Minha namorada me largou. Ok, essa última parte não foi culpa do jogo. De qualquer forma, preciso de ajuda para me livrar do vício, sinto que está atrapalhando minha vida.

Você provavelmente já jogou algum jogo em que o objetivo é juntar três peças iguais para ganhar pontos. City Wizard lembra muito o clássico Triple Town, no qual é necessário criar combinações de três objetos iguais para que eles se transformem em algo de maior nível. Então você combina outros três de maior nível e cria um outro objeto de nível ainda maior. Repita isso até conseguir o máximo de pontos possíveis, antes de não encontrar mais espaço para criar objetos melhores. Não é complicado, basta jogar o nível inicial para entender como as coisas funcionam.

Basicamente é assim: você escolhe em qual espaço do mapa deseja colocar o item em sua mão. Normalmente é uma flor. Coloque três flores em espaços adjacentes e você terá um arbusto. Três arbustos adjacentes, uma árvore, e assim vai. Quanto mais complexo for o objeto criado, mais pontos ganhará.

Obviamente, existem algumas coisas que podem atrapalhar sua lógica. Por exemplo, existem pedras que não podem ser combinadas com outras pedras, será necessário utilizar o power-up de raio para removê-la do mapa. Há também zumbis que se movimentaram pelo mapa, impedindo a execução de seus planos infalíveis – tornando-os completamente falíveis. Para matar um zumbi, basta cercá-lo de peças e ele se transformará em uma lápide. Também é possível unir três lápides e formar uma igreja, que dá muitos pontos.

City Wizard é dividido em diversos níveis, onde o mapa e a posição inicial dos objetos deixam as coisas cada vez mais complicadas. Para prosseguir para o próximo nível, basta atingir a pontuação mínima em cada um dos níveis. Quando estiver mais treinado, poderá retornar e tentar bater sua pontuação máxima em cada um deles. Agora tchau, que preciso retornar ao vício.

City Wizard: um viciante puzzle de combinar peças








Aniversário de 10 anos de World of Warcraft trará de volta o que havia de melhor na edição Vanilla do jogo

Posted: 08 Aug 2014 08:55 AM PDT

Apesar de fazer parte de nossas vidas há muito tempo, World of Warcraft, um dos MMOs mais famosos da história, ainda é uma criança: em novembro, o jogo completará dez anos de vida. Como não poderia deixar de ser, a Blizzard já está dando início aos trabalhos da comemoração e, se você é um velho conhecido de Azeroth, provavelmente vai ficar com os olhos cheios d’água com a homenagem da produtora ao seu filho pródigo.

Tocando forte nos pontos mais nostálgicos, os eventos de aniversário incluirão a volta do modelos de raids clássicas, como a saudosa Molten Core, da época do nível 60, sendo o máximo da edição Vanilla do jogo, mas com mudanças inusitadas e bonitinhas. Ao adentrar o jogo durante o evento de aniversário, o jogador ganhará o mascote Molten Corgi. Sim, uma das raças mais fofas de cachorro… Coberta por lava!

wow_10anos_pet

Se você não faz ideia sobre o que estamos falando, entenda: “Molten Core foi para muitos o primeiro contato dos jogadores com os raids [grupos de pessoas que se reúnem para liberar alguma conquista] do WoW. Para as comemorações de aniversário, jogadores de nível máximo poderão participar em uma versão especial da raid para 40 jogadores no Localizador de Raids, para reviver a experiência de derrotar Ragnaros e seus lacaios em seu covil. Derrotar o Senhor do Fogo trará uma conquista e uma montaria Cão Magma (calças resistentes a fogo não estão incluídas)”.

Além da raid de 40 homens, a festa também trará uma nova arena PvP “inspirada pela guerra sem fim entre a Horda e a Aliança em Serraria Tarren e Costa Sul”, no esquema de deathmatch (o famoso mata-mata) com 100vs100 jogadores, ganhando honra por cada morte adversária. Isso quer dizer que até mesmo se você, como eu, já superou World of Wacraft, provavelmente vai ficar com aquele misto de saudade e vontade de dar uma espiada no que acontece em Azeroth por esses dias. Lembrando que, para garantir seu pet Corgi de Lava, basta logar em sua conta de WoW na Battle.net. ;)

Por enquanto, não se sabe a data exata em que o evento terá início. Portanto, fique ligadinho no Tecnoblog para mais informações.

Aniversário de 10 anos de World of Warcraft trará de volta o que havia de melhor na edição Vanilla do jogo








Turista espertinho deixa drone cair em uma das fontes termais mais famosas do mundo

Posted: 08 Aug 2014 07:09 AM PDT

Você está de boa utilizando seu drone para fazer fotos de um ambiente espetacular. Nada de diferente do que já vemos atualmente, não fosse por um pequeno detalhe: o equipamento cai dentro de um dos lagos de águas termais mais importantes do planeta. Acredite, isso aconteceu no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. Ali no meio, olha:

Grand Prismatic Hot Spring (Foto: Sam Beebe – flickr.com/photos/sbeebe/)

Grand Prismatic Hot Spring: a temperatura ali chega a 70ºC (Foto: Sam Beebe – flickr.com/sbeebe/)

O acidente aconteceu no último sábado, mas só se tornou público nesta semana. Os responsáveis pelo parque ainda não sabem se, de fato, a queda do drone pode afetar o funcionamento da localidade conhecida como Grand Prismatic Spring. Por via das dúvidas, eles ainda não decidiram se vão retirar o aparelho de dentro da fonte. Imagine que situação se, ao fazê-lo, eles terminam de estragar o funcionamento natural da grande fonte?

Sem falar que a fonte prismática tem 113 metros de diâmetro e 36 metros de profundidade. Quer dizer, onde exatamente o drone caiu, para conseguirem resgatá-lo? Eis aí outro problema que os funcionários do parque vão precisar resolver.

O pessoal do blog Boing Boing não economizou palavras: chamou o turista de "anta". Isto porque não é a primeira vez que um drone traz prejuízo aos parques nacionais americanos. Somente em 2014, outro objeto voador identificado caiu em uma marina também em Yellowstone. Outra aeronave controlada por rádio entrou no Parque Nacional de Grand Teton.

Yellowstone recebe 3 milhões de visitantes por ano (Foto: Anthony Stone – https://www.flickr.com/photos/amsfoto/)

Yellowstone recebe 3 milhões de visitantes por ano (Foto: Anthony Stone – flickr.com/msfoto/)

O Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos anunciou em junho a proibição total de veículos aéreos não tripulados. Não se trata de uma decisão definitiva. O órgão pretende estudar melhor o assunto. Aqui no Brasil, a legislação em torno dos drones permanece em total escuridão. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai permitir o uso de drones, desde que pesando até 25 kg e a até 120 metros de altura, mas a medida valerá exclusivamente para empresas de defesa. Não sabemos como será a abordagem para drones com fins recreativos – estes que a gente compra na Amazon por 300 dólares, com direito a aplicativo para Android e iOS.

E para não dizer que é tudo culpa da tecnologia: os visitantes de Yellowstone também colocaram em perigo as fontes termais do parque. Em vez dos drones, que obviamente não existiam, eles lançavam moedas dentro das fontes – o que também pode modificar seu funcionamento. Outros visitantes levavam peixes para cozinhar nas águas quentes. A prática cessou quando se descobriu que ali havia arsênio, um dos metais mais nocivos à saúde humana.

Com informações: CNBC

Turista espertinho deixa drone cair em uma das fontes termais mais famosas do mundo








Acesso discado continua dando muito dinheiro para a AOL

Posted: 08 Aug 2014 06:55 AM PDT

De tempos em tempos, a AOL vem a público expor os números de faturamento, lucro e por aí vai. Afinal, estamos falando de uma empresa de capital aberto, com rubrica na bolsa de valores. Também de tempos em tempos, a gente confirma que ainda tem muita gente usando a internet discada. Precisamente 2,34 milhões de clientes nos Estados Unidos.

Essa galera paga em média 20,86 dólares para acessar a internet numa velocidade de até 56 kb/s. Acredite se quiser, mas o gasto com acesso dial-up subiu em relação aos 18 dólares de alguns atrás. Com isso, a AOL reportou faturamento de 143 milhões de dólares provenientes exclusivamente de assinaturas no segundo trimestre do ano fiscal.

Como a AOL consegue tirar tanto dinheiro dos assinantes? Provavelmente ainda tem bastante gente que nem sequer se lembra de que está pagando pelo acesso discado. Fora isso, até que a companhia soube incrementar o serviço para justificar o valor cobrado. Dê só uma olhada na captura de tela abaixo.

Central de assinaturas da AOL lista

Central de assinaturas da AOL lista "benefícios"

O acesso dial-up inclui criptografia na troca de dados; programa de recompensas; sistema de proteção da privacidade; remoção de vírus do PC; anti-vírus da McAfee; e suporte técnico pelo telefone. Mais parece um clube de descontos como o oferecido por bancos e operadoras de telefonia celular. E o preço disso: 25,90 dólares por mês.

O CEO da AOL, Tim Armstrong, está bastante otimista em relação ao assunto. "Conforme nós melhoramos nossos produtos, eu certamente creio que vamos chegar a um patamar em que as assinaturas voltam a crescer. Este é o nosso objetivo", disse ele.

Há três anos, a gigante da internet tinha aproximadamente 3,5 milhões de clientes do acesso discado. Atualmente, o número caiu para 2,34 milhões. Está reduzindo, mas não chega a ser uma queda assustadora, considerando-se a velocidade com que os pacotes de telecomunicações costumam evoluir.

Redução no número de assinantes da AOL ao longo dos anos (Fonte: Qz.com)

Redução no número de assinantes da AOL ao longo dos anos (Fonte: Qz.com)

Não é possível saber quantas pessoas ainda utilizam dial-up no Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) certa vez informou a este intrépido jornalista que não fazia qualquer controle do mercado – diferentemente do que acontece na banda larga, telefonia celular e TV por assinatura.

Acesso discado continua dando muito dinheiro para a AOL