VWS

Postagens mais visitadas

Giroscópio do smartphone pode ser usado como microfone para espionagem (mais 9 notícias)

Giroscópio do smartphone pode ser usado como microfone para espionagem (mais 9 notícias)

Link to Tecnoblog

Giroscópio do smartphone pode ser usado como microfone para espionagem

Posted: 15 Aug 2014 04:41 PM PDT

Mais uma má notícia para quem é fissurado por privacidade e segurança: pesquisadores da Universidade de Stanford e de uma organização israelense chamada “Rafael” descobriram que os giroscópios dos smartphones e tablets podem ser utilizados como microfones de espionagem.

O giroscópio é um pequeno componente que detecta com precisão os movimentos do aparelho. É com a ajuda dele que um jogo consegue identificar quando o usuário gira o dispositivo para então mudar de maneira correspondente as informações na tela, por exemplo.

giroscopio

Mediante determinadas circunstâncias, sabe-se que o giroscópio pode ser sensível a estímulos externos, mas não se esperava que de maneira tão séria: de acordo com a pesquisa, o componente consegue captar vibrações das ondas sonoras que viajam pelo ar, dando margem para a captura de conversas realizadas no ambiente em que o aparelho está.

Usando um aplicativo chamado Gyrophone para interpretar os dados, os pesquisadores comprovaram a teoria testando-a em um aparelho Android e em um iPhone. No primeiro, eles conseguiram obter informações dentro da faixa de 200 Hz; no segundo, na de 100 Hz.

Como a frequência da voz humana normalmente oscila entre 80 Hz e 250 Hz em situações cotidianas, a técnica pode ser explorada para identificar vozes e palavras com um número relativamente grande de acertos.

Nos experimentos, os pesquisadores conseguiram fazer com que dígitos pronunciados perto do smartphone fossem “escutados” perfeitamente através do giroscópio em 65% das vezes. No caso da identificação de gênero (se a voz é de homem ou mulher), 84% das tentativas foram bem sucedidas.

Pode ser que, por conta da descoberta, fabricantes e desenvolvedores decidam incluir o giroscópio na lista de recursos que precisam ser autorizados para acesso de determinados aplicativos. Mas, provavelmente, a preocupação inicial estará em identificar as implicações da descoberta em atividades governamentais ou corporativas.

Dá para conhecer detalhes do estudo neste documento, mas os resultados completos da descoberta serão disponibilizados apenas na conferência Usenix Security, a ser realizada na próxima semana.

Com informações: Wired

Giroscópio do smartphone pode ser usado como microfone para espionagem








Microsoft cogita mudar nome do Internet Explorer para livrá-lo da imagem de navegador ruim

Posted: 15 Aug 2014 03:00 PM PDT

A Microsoft tem um sério problema com nomes. Vários de seus produtos já foram rebatizados, ora por razões estratégicas, ora por questões judiciais. Um que tem chances de seguir pelo mesmo caminho é o Internet Explorer (IE). O motivo? A empresa pondera se uma nova denominação será capaz de livrar o navegador de sua (eterna) reputação ruim.

A informação foi dada por uma equipe de desenvolvedores da Microsoft durante entrevista no Reddit realizada nesta quinta-feira (14). Quando questionados se a empresa já cogitou mudar o nome do seu browser, os desenvolvedores responderam que sim. A mudança estava sendo considerada para a atual versão 11 do IE.

O temível Internet Explorer 6

O temível Internet Explorer 6

O navegador já está aí, deixando claro que a companhia não levou a ideia adiante. Entretanto, a equipe deu a entender que uma nova denominação não está descartada para versões futuras.

A imagem manchada do Internet Explorer ganhou força na versão 6. Depois de lançá-la, em 2001, a Microsoft se acomodou por causa da falta de concorrência. A companhia passou um longo tempo sem oferecer novas versões e só se mexeu quando o Firefox surgiu trazendo uma proposta inovadora, ganhando terreno.

Como um software parado no tempo, o IE 6 acumulou uma série de problemas: suas vulnerabilidades foram bastante exploradas (até porque, na época, o browser era o mais popular do mercado) e falhas de renderização de páginas ou desempenho não eram incomuns, por exemplo.

A Microsoft também tinha o péssimo hábito de priorizar tecnologias proprietárias em vez dos padrões definidos pela W3C. Havia ainda limitação de recursos: navegação em abas, por exemplo, só surgiu no Internet Explorer 7, lançado em 2006 (ou seja, cinco anos depois).

De lá para cá, o IE evoluiu bastante. A preocupação da Microsoft reside no trauma deixado como herança: muita gente não utiliza o Internet Explorer por considerar as opções concorrentes melhores, mas será que não é grande o número de pessoas que descartam o navegador por causa de seu histórico, sem nem mesmo experimentá-lo? Pode apostar que sim.

Internet Explorer 11 - ainda ruim ou apenas injustiçado?

Internet Explorer 11: ainda ruim ou apenas injustiçado?

Na entrevista, os desenvolvedores foram evasivos quanto ao assunto, mas dá para notar que eles sabem disso, assim como entendem que mudar de nome simplesmente não basta.

É necessário apresentar uma proposta completa, que reúna nova interface, funcionalidades renovadas e uma boa estratégia de marketing. Até um motor “feito do zero”, talvez. O IE 11 não é muito diferente da versão 10, então uma mudança de nome agora não faria sentido.

O fato é que podemos mesmo esperar por mudanças importantes em relação ao IE. Na semana passada, a Microsoft revelou que deixará de prover suporte às versões antigas do navegador a partir de 2016. A ideia é focar apenas na última versão, a exemplo do que fazem Mozilla e Google.

Nessa, talvez o nome “Internet Explorer” seja abandonado de vez.

Com informações: Ars Technica

Microsoft cogita mudar nome do Internet Explorer para livrá-lo da imagem de navegador ruim








Microsoft lança Lumia 635 com 4G no Brasil por R$ 599

Posted: 15 Aug 2014 01:24 PM PDT

nokia-lumia-635

A Microsoft começou a vender nesta sexta-feira (15) o Lumia 635, smartphone mais barato da empresa com 4G. Desta vez, a venda será um pouco diferente do que estamos acostumados: com preço sugerido de 599 reais, o Lumia 635 não chegou ao varejo e está sendo vendido somente nas lojas da Claro e TIM. Até o fim do mês, o aparelho também será oferecido pela Vivo.

O Lumia 635 tem um número de modelo próximo ao do Lumia 630, e internamente ele também não muda muito. O hardware é o mesmo: tela IPS LCD de 4,5 polegadas com resolução de 854×480 pixels, 512 MB de RAM, processador Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, câmera traseira de 5 megapixels (nada de câmera frontal), bateria de 1.830 mAh e 8 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD).

nokia-lumia-635-cores

As diferenças ficam por conta do suporte ao 4G brasileiro e da falta do recurso de TV digital. Assim como o Lumia 630, o aparelho vem com Windows Phone 8.1 de fábrica e traz todas aquelas novidades bacanas, incluindo o teclado Word Flow para digitar deslizando os dedos, a central de notificações e a possibilidade de colocar uma imagem de fundo na tela inicial.

Na Claro, o Lumia 635 está disponível nas cores branca e preta; na TIM, apenas na cor preta. Em ambas as operadoras, o preço sugerido é de 599 reais. Como de costume, a Microsoft não trouxe as versões coloridas (amarelo, laranja e verde). Mas, quem fizer questão, pode comprar capinhas coloridas nas lojas físicas e online da Nokia, por 59 reais — os acessórios são os mesmos do Lumia 630.

Nós já testamos o irmão Lumia 630, com suporte a dois chips e TV digital, e gostamos do desempenho convincente e da maturidade do Windows Phone 8.1, embora acreditemos que o preço de lançamento, 699 reais, estivesse acima do ideal. Leia o review completo.

Microsoft lança Lumia 635 com 4G no Brasil por R$ 599








Por que tantos CEOs estão levando um balde de água gelada na cabeça?

Posted: 15 Aug 2014 12:25 PM PDT

Talvez você tenha visto, nos últimos dias, figurões da tecnologia derrubando por vontade própria baldes de água gelada em suas cabeças pela internet. Se trata do Ice Bucket Challenge, no qual eles, após passarem por esse desconfortável momento, desafiam três outras “personalidades da mídia” a fazerem o mesmo.

A corrente tem cara de Orkut, mas existe por uma boa causa: ela surgiu para angariar fundos para a pesquisa da esclerose amiotrófica lateral, doença degenerativa incurável que você provavelmente já ouviu falar: o cientista Stephen Hawking é um dos portadores dela.

De acordo com as regras do desafio, ao ser indicado, é necessário jogar um balde gelado de água na cabeça ou doar 100 dólares para a ALS Association. Claro que, para todas as celebridades que toparam, 100 dólares é uma quantia ínfima, mas é aí que entra o poder de divulgação e viralização delas para fazer com que mais gente doe. E parece ter funcionado, já que, entre o dia 29 de junho e o dia 12 de agosto, 4 milhões de dólares foram doados à associação. No mesmo período, no ano anterior, foi 1,12 milhão de dólares.

A lista de celebridades que já participaram é enorme e, entre cantores, esportistas, rappers e apresentadores, surgiram alguns nomes conhecidos do nosso ramo. Os CEOs de empresas de tecnologia acabaram caindo na roda e a lista foi aumentando, com indicações entre eles.

Entre os nomes que já receberam o balde de água na cabeça estão Tim Cook, da Apple, Mark Zuckerberg, do Facebook, Satya Nadella, da Microsoft, Dick Costolo, do Twitter, Reed Hastings, do Netflix, Larry Page, do Google,  e Bill Gates, fundador da Microsoft.

O vídeo de Gates foi lançado nesta tarde e, até agora, foi o mais criativo de todos:

No fim, ele desafia Elon Musk, do PayPal, Chris Anderson, curador do TED, e o apresentador Ryan Seacrest para doarem os 100 dólares ou levarem um banho de balde de água gelada.

Alguns dos nomes que já foram desafiados não chegaram nem a se manifestar, como Jeff Bezos, da Amazon, e Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook. Por outro lado, já houve quem se recusou a levar o balde, mas fez a doação: o presidente Barack Obama.

Por que tantos CEOs estão levando um balde de água gelada na cabeça?








Novo RollerCoaster Tycoon chega para PC em 2015

Posted: 15 Aug 2014 11:19 AM PDT

Faz algum tempo que a Atari anunciou um novo RollerCoaster Tycoon e não foi, digamos, a notícia que esperávamos. Chamado RollerCoaster Tycoon 4 Mobile, como o nome entrega, ele está disponível para iOS e lembra os jogos do Facebook (ou da Kim Kardashian).

Mas, nesta semana, a publisher revelou uma novidade que já havia mencionado quando anunciou o outro jogo: a tal “experiência para PC” será um novo game da série que será lançado em 2015 com o nome RollerCoaster Tycoon World.

O anúncio veio acompanhado de um teaser que mostra a subida de uma montanha-russa e um pouquinho do que parece ser um modelo de parque no novo jogo. Alguns dos elementos mais clássicos do jogo, como a roda-gigante e os stalls de comida, estão lá, com visual renovado. Também não foi dito se o teaser mostra cenas do jogo:

A Atari comentou bem pouco do que RCT World terá de novidades, mas focou no lado social, com a possibilidade de jogar com até quatro pessoas, compartilhar suas criações de atrações com a comunidade e visitar os parques dos amigos. A empresa também garantiu que microtransações estarão de fora. Quem está desenvolvendo o jogo é a Pipeworks.

Desde 2004 a franquia não tem novidades para quem joga no PC (em 2012, uma versão foi lançada para 3DS). Dadas as evoluções dos jogos na última década, esperamos ansiosamente por mais informações de RCT World.

Com informações: Polygon

Novo RollerCoaster Tycoon chega para PC em 2015








Baterias que duram o dobro das atuais estão sendo testadas pela indústria

Posted: 15 Aug 2014 10:46 AM PDT

A durabilidade das baterias melhorou nos últimos anos, mas não tanto quanto gostaríamos. Isso explica a grande quantidade de pesquisas voltadas ao assunto. O trabalho da Applied Materials vem apresentando resultados promissores: especializada em equipamentos para fabricação de eletrônicos, a empresa afirma ter encontrado uma forma de viabilizar a produção de baterias com muito mais capacidade.

Na verdade, não estamos falando de nenhum padrão novo. O foco da companhia está nas baterias de estado sólido, que existem há tempos, mas como têm custo alto de produção, são utilizadas apenas em equipamentos específicos.

O nome entrega a principal diferença em relação às tradicionais baterias de íons de lítio: neste último tipo, o eletrólito, material utilizado para condutividade elétrica, é líquido; nas baterias de estado sólido, o eletrólito é… sólido.

Esta forma de eletrólito é vantajosa porque permite o uso de eletrodos que proporcionam muito mais armazenamento de energia. Dependendo da combinação de fatores, pode-se chegar ao dobro dos padrões atuais.

Baterias de estado sólido também trazem mais segurança: eletrólitos líquidos são altamente inflamáveis, razão pela qual exigem construção cuidadosa e, dependendo da aplicação, uso de mecanismos de refrigeração sofisticados.

Bateria - ilustração

A Applied Materials não explica como, mas afirma estar desenvolvendo uma técnica de fabricação que permite a produção de baterias de estado sólido de maneira rápida e muito menos custosa.

Alguns dos equipamentos baseados na técnica já estão sendo testados na indústria, assim como as baterias produzidas neles. A Applied Materials não informou quais são estes fabricantes, mas disse que os primeiros produtos a usufruírem das novas baterias serão dispositivos vestíveis.

Há duas razões para isso. A primeira é que baterias de estado sólido podem ter formatos muito variados. Uma bateria do tipo poderia ser colocada na pulseira de um relógio para liberar espaço na traseira para circuitos, por exemplo.

O segundo motivo é que esses dispositivos são muito compactos e, portanto, precisam de baterias duráveis, mas substancialmente pequenas.

Baterias de estado sólido também poderão ser viáveis para smartphones, laptops e até carros, mas não de imediato. A empresa pode ter resolvido a complexidade da produção, mas reconhece que há outras limitações ainda não superadas.

Uma delas é o fato de os eletrólitos sólidos não serem tão bons condutores quantos os eletrólitos líquidos, o que dificulta a fabricação de baterias para dispositivos mais exigentes.

Mas Applied Materials promete chegar lá. Podemos apostar nela, se considerarmos a quantidade de dinheiro que a empresa ganhará se tiver sucesso com a proposta.

Com informações: MIT Technology Review

Baterias que duram o dobro das atuais estão sendo testadas pela indústria








Amazon dobra memória do Kindle Paperwhite no Brasil

Posted: 15 Aug 2014 10:39 AM PDT

kindle-paperwhite-video

De surpresa, a Amazon dobrou o armazenamento interno do Kindle Paperwhite para novos compradores. O leitor de ebooks, antes com 2 GB de espaço para guardar livros, agora vem com 4 GB de fábrica. A mudança foi notada em julho por um blog alemão na loja americana da Amazon. O Tecnoblog apurou que a nova capacidade também vale para boa parte das unidades à venda no Brasil.

A página do antigo Kindle Paperwhite, que permanece no ar na Amazon brasileira, informa que o produto possuía 2 GB de memória flash, sendo 1,25 GB disponível para o usuário. No topo, é exibida uma barra com link apontando para a “versão mais recente do Kindle Paperwhite”. Assim como nos Estados Unidos, a capacidade de armazenamento foi omitida na página do novo produto.

kindle-paperwhite-brasil-antigo

A nova versão do Kindle Paperwhite vem com 4 GB de armazenamento interno, sendo 3,1 GB disponíveis para o usuário, cerca de 2,5 vezes o espaço do modelo anterior. De acordo com a Amazon, o espaço é suficiente para guardar mais de 1.100 livros digitais. O preço no Brasil continua o mesmo: 479 reais, ou 399 reais na promoção temporária.

O Kindle Paperwhite de 4 GB está sendo vendido pela loja online brasileira da Amazon desde, pelo menos, quinta-feira (14). Até a promoção de Dia dos Pais, no último domingo, o site da Amazon ainda apontava para a página da antiga versão. No Ponto Frio, outra loja que vende o leitor de ebooks, o Kindle Paperwhite ainda aparece como tendo 2 GB de memória. A Amazon confirma ao Tecnoblog que “algumas lojas” já possuem o modelo novo.

O espaço adicional, por enquanto, vale apenas para o Kindle Paperwhite mais barato, com Wi-Fi. No Brasil, o modelo com 3G grátis, que custa 699 reais, continua sendo vendido com 2 GB de armazenamento interno. Nos Estados Unidos, a capacidade já foi dobrada. No Japão, que recebia uma edição especial do Kindle Paperwhite, o leitor de ebooks já possuía 4 GB de espaço em ambas as variantes.

Amazon dobra memória do Kindle Paperwhite no Brasil








Invert Selection: um puzzle tranquilo para uma sexta-feira

Posted: 15 Aug 2014 10:05 AM PDT

Voltamos mais uma vez com a coluna mais importante da sua sexta-feira!  Não sei como está o clima aí onde você mora, mas aqui em São Paulo o dia é cinza e parado, perfeito para um jogo de puzzle muito tranquilo.

Invert Selection é um jogo que poderia ser jogado dentro do sistema operacional de um computador, selecionando ícones e mandando inverter a seleção, mas isso só prova que conceitos estranhos podem construir jogos sensacionais.

O objetivo é fazer com que fique selecionada apenas a área indicada no começo de cada nível. Para isso, você deverá utilizar o mouse e fazer seleções com as propriedades indicadas do lado direito da tela. As propriedades são meio básicas, o símbolo de adição adiciona a área selecionada, o sinal de subtração remove a seleção e o multiplicador inverte a área selecionada, transformando cada quadro no seu contrário.

Seria tudo muito simples se você pudesse escolher exatamente quais propriedades quer usar em cada jogada, mas a vida, meus amigos, a vida não é fácil. As propriedades de seleção devem ser utilizadas na ordem indicada no nível. E é então que as coisas começam a ficar divertidas.

Depois de terminar os níveis de tutorial, desenhos e formas complexas começam a desafiar sua capacidade de entender a lógica por trás de cada um dos cantos não selecionados em um quadrado. Às vezes, uma forma só chegará a seu resultado final depois de uma multiplicação estranha.

Invert Selection não possui explosões, gente morrendo e muita adrenalina. Mas, se você está estressado com o trabalho e quer distrair a mente, é uma ótima opção. São 50 níveis para relaxar e resolver com tranquilidade.

Invert Selection: um puzzle tranquilo para uma sexta-feira








“A intenção era boa”: criador do pop-up pede desculpas para a internet

Posted: 15 Aug 2014 09:25 AM PDT

É difícil pensar em algo mais detestável na internet que o pop-up (mas não impossível, veja bem). A janelinha que pula do nada no monitor foi criada nos anos 90, quando o programador Ethan Zuckerman a inventou como uma solução para a publicidade.

Na época, ele trabalhava no site Tripod.com e a internet ainda engatinhava em modelos de negócios. O que se mostrou mais rentável foi a venda de publicidade, especialmente ligada aos gostos do usuário, baseado nas páginas mais visitadas por ele.

Bem-vindo ao inferno

Bem-vindo ao inferno

Só tinha um problema: com banners, as empresas poderiam acabar tendo seu produto vinculado com o assunto do site em que ele estava sendo anunciado – foi um desses casos que deu origem ao pop-up: “nós o inventamos quando uma grande empresa de carros surtou por ter comprado um banner numa página de sexo anal”, comenta Zuckerman em artigo autoral no The Atlantic.

Então, a solução encontrada foi tirar o anúncio da página, mas ainda assim garantir que ele seria visto. Ou seja, fazer com que ele surgisse em uma outra janela. “Sinto muito. Nossas intenções eram boas”, declara.

No artigo, intitulado “O pecado original da internet”, Zuckerman fala sobre a publicidade na web e o modelo utilizado hoje. Finalmente, acaba caindo no tópico da privacidade, afirmando que é necessário pagar de alguma forma pelo conteúdo que se consome – até os gratuitos, como bem sabemos, têm um preço: costuma ser as informações do usuário. “É hora de começarmos a pagar por privacidade, para apoiar serviços que amamos, e abandonar os que são gratuitos, mas nos vendem como produto”, finaliza.

“A intenção era boa”: criador do pop-up pede desculpas para a internet








Moto 360 é homologado pela Anatel e deve ser lançado em setembro com sucessores do Moto X e Moto G

Posted: 15 Aug 2014 06:58 AM PDT

moto-360

O Moto 360, smartwatch da Motorola com Android Wear, foi homologado nesta semana pela Anatel e está autorizado a ser lançado no Brasil. Nos últimos dias, a Motorola também recebeu aprovação para vender no país dois novos smartphones ainda não anunciados oficialmente. Os aparelhos devem chegar ao Brasil em setembro, quando a empresa fará um evento em São Paulo.

Homologado pela Anatel nesta segunda-feira (11), o Moto 360 é descrito pela Motorola como um “kit composto de relógio, base carregadora e carregador”. O certificado de conformidade técnica não revela muitas informações além das conexões suportadas pelo Moto 360 (Bluetooth 4.0 LE e Wi-Fi 802.11n) e a corrente do carregador, de 0,5 A. O relógio poderá ser produzido na China ou no Brasil, na fábrica de Jaguariúna (SP).

certificado-moto-360

Mas o Moto 360 não é o único produto da Motorola homologado recentemente no Brasil.

No dia 16 de julho, a Motorola conseguiu aprovar três versões de um mesmo smartphone: XT1063 (single SIM), XT1068 (dual SIM) e XT1069 (dual SIM com TV digital). Como o certificado mostra que não há suporte ao 4G, este deverá ser um aparelho básico ou intermediário da Motorola, que pode ser tanto uma linha completamente nova ou, o que agora é mais provável, um sucessor do Moto G.

Uma semana depois, no dia 24 de julho, a Anatel homologou um smartphone denominado XT1097, mais avançado que o anterior, por ter suporte ao 4G brasileiro. Pelos recentes benchmarks feitos no Geekbench, XT1097 seria o nome interno do sucessor do Moto X, hoje chamado pela mídia de “Moto X+1″. Nos testes, o novo aparelho mostra ter processador quad-core de 2,5 GHz e 2 GB de RAM.

moto-x-1-certificado-anatel

Ontem, a Motorola começou a enviar convites para a imprensa internacional a respeito de um evento que acontecerá em Chicago no dia 4 de setembro. O convite, bem sugestivo, mostra um relógio, um smartphone com um “G” na tela e outro aparelho com um “X” na tela. O Moto 360, conforme anunciado anteriormente pela Motorola, seria lançado no verão do hemisfério norte (ou seja, até setembro).

motorola-convite

Na tarde desta sexta-feira (15), a Motorola convidou a imprensa brasileira para um evento na cidade de São Paulo, que também acontecerá em 4 de setembro. A apresentação será realizada às 8h30. Ainda não foram revelados detalhes do que será mostrado no dia.

moto_international_savethedate4

Atualizado às 15h27 para incluir as informações do convite da Motorola no Brasil.

Moto 360 é homologado pela Anatel e deve ser lançado em setembro com sucessores do Moto X e Moto G