VWS

Postagens mais visitadas

Retrospectiva: 2013 foi um grande ano para os jogos (parte II) (mais 5 notícias)


Retrospectiva: 2013 foi um grande ano para os jogos (parte II) (mais 5 notícias)

Link to Tecnoblog

Posted: 30 Dec 2013 01:25 PM PST
Você já acompanhou aqui a primeira parte de nossa retrospectiva de todos os eventos que marcaram o mundo dos jogos em 2013. De janeiro até junho, muitas águas rolaram, novos consoles foram anunciados, vários jogos chegaram para fazer a alegria da criançada.
O segundo semestre do ano não foi mais lento e veio muito bem acompanhado por notícias incríveis, jogos que fizeram história e quebraram recordes, e, é claro, a derradeira apresentação de Xbox One e PlayStation 4 para o mundo. Segura no joystick e vem relembrar o que rolou.
gta v

Julho

dota2
O mês de lançamento do Ouya, o microconsole baseado em Android que teve reações mistas diante de sua apresentação, não teve lá muitas memórias marcantes, a não ser o lançamento oficial de DotA 2, que se encontrava em fase de testes desde 2011. A Valve, bem esperta, cozinhou a comunidade do jogo por tempo o suficiente para que, quando fosse lançado em sua versão “full”, já tivesse uma base considerável de fãs. E assim foi. Hoje, a comunidade doteira é tão forte que chega a comercializar itens raros por milhares de dólares.

Agosto

Ao contrário do mês anterior, agosto resolveu dar ao mundo dos jogos o que ele merece: mais títulos sensacionais. Foi no mês do cachorro louco que recebemos Tales of Xilia, Dragon’s Crown e Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, só no PlayStation 3. Agosto também foi o mês de Pikmin 3, para Wii U, o divertido e recomendadíssimo Saints Row IVThe Bureau: XCOM Declassified, Payday 2, Plants vs. Zombies: It’s About Time, Splinter Cell: Blacklist e a versão remasterizada de Ducktales.
brothers
Além dos nomes populares, agosto trouxe ainda muitos indies que *precisam* estar na sua lista de “para jogar”. Começando por Papers, Please, exclusivo de PC, em que o jogador faz as vezes de agente de imigração, o mês recebeu também Gone Home, um jogo emocional de aventura em primeira pessoa, que foi lançado para Mac, Windows e Linux.
Agora, se você precisa escolher só um game para jogar por mês, a dica de agosto é Brothers: A Tale of Two Sons. Apesar de ter sido lançado inicialmente para Xbox Live, o título já está disponível para compra no Steam desde setembro. Na aventura, dois irmãos, órfãos de mãe, partem para uma jornada a fim de salvar o pai, que está doente. Em meio a profundas camadas dramáticas, Brothers se apresenta rico, tanto por sua carga emocional, quanto por suas paisagens fantásticas e jogabilidade. Vale (muito) o quanto pesa.

Setembro

gta
O mês já começou bem, com a versão completamente nova de Castle of Illusion Starring Mickey Mouse. O jogo, lindíssimo, foi todo reconstruído com base na versão original, mas mesclando elementos em 2,5 e 3D. Além da trilha totalmente refeita, é possível jogar também ao som das músicas originais do jogo, cuja primeira versão foi lançada em 1990.
Logo no mesmo dia vieram também a versão para consoles de Diablo III e o novo Rayman Legends, que trouxe o mascote da Ubisoft para uma das melhores experiências em jogos do ano. Em setembro, o PlayStation 3 recebeu Kingdom Hearts HD 1.5 Remix e o fantástico Puppeteer, e o mundo, por sua vez, abriu espaço para o gigante Grand Theft Auto V.
O mais novo membro da franquia GTA foi um sucesso absoluto desde seu anúncio. Por sorte, o jogo superou todas as expectativas e quebrou recordes mundiais em vendas, em custo de produção, em tamanho e em algumas muitas outras categorias.
Apesar de terem sido meio ofuscados pelo grande lançamento do mês, os best-sellers FIFA 14 e Pro Evolution Soccer 2014 também chegaram em setembro.

Outubro

beyond
O último trimestre do mês trouxe GTA Online, modo de jogo para GTA V que se alastrou mais rápido do que os memes sem graça da internet. Na corrida para terminar bem a sétima geração de consoles, a Sony lançou Beyond: Two Souls, também conhecido como “simulador de Ellen Page” e vale mencionar o lançamento de Just Dance 2014.
Provando que o mês foi bastante bom para o mercado dos joguinhos, foi em outubro que a Nintendo lançou Pokémon X/Y, a Telltale lançou o primeiro episódio de sua adaptação da HQ The Wolf Among Us (e anunciou a continuação para The Walking Dead) e outros blockbusters, como Assassin’s Creed IV: Black Flag e Batman Arkham Origins também chegaram na parada.
Nesse mês ainda rolou a tão esperada BGS 2013, que trouxe ao país os primeiros modelos do Xbox One e do PlayStation 4 para testes. A feira, além de tornar possível a proximidade dos fãs de jogos com os novos consoles e games do ano, nos rendeu inúmeras matérias legais, que você pode conferir aqui.

Novembro

controle-ps4-xbox-one
O mês mais esperado do ano pelos jogadores de console, novembro trouxe finalmente os da nova geração. Primeiro foi o PlayStation 4, que chegou ao Brasil por um preço não muito módico, e depois o Xbox One, que, após a queda de todas as burocracias impostas pela Microsoft, acabou se tornando até mais amigável que seu rival.
No rol dos lançamentos de jogos, estiveram presente Killzone Shadow Fall, Knack, Need for Speed Rivals, Resogun e Warframe para o PlayStation 4. Já para o Xbox One, chegaram os exclusivos Dead Rising 3, Forza Motorsport 5, Killer Instinct, LocoCycle e Ryse: Son of Rome. Em suma, uma batelada de títulos que você só poderá aproveitar quando colocar as mãos em um dos consoles da nova geração, mas também pode conferir trechos de gameplay aqui, em nosso vídeo muito simpático.
Ainda em novembro rolou a Blizzcon 2013, evento exclusivo da Blizzard em que a empresa anuncia seus passos para os próximos anos. Nesta edição, conhecemos a nova expansão de World of Warcraft, Warlords of Draenor, e também o MOBA free-to-play Heroes of the Storm. Ambos devem ser lançados em algum momento de 2014.
No fim do mês, tivemos ainda o lançamento de Call of Duty: Ghosts e Battlefield 4, franquias FPS rivais que dispensam apresentações.

Dezembro

twd
Depois de tanta coisa lançada durante o último trimestre, não sobraram grandes highlights para dezembro, com exceção do primeiro episódio da segunda temporada de The Walking Dead, All that Remains.
O fato do último mês do ano ter sido mais tranquilo não é motivo para preocupação. Após tantas novidades, lançamentos, recursos e expectativas para 2014, nada mais natural que ter um breve recesso para digerir toda a informação e se preparar para o que vem pela frente.
Independente do sucesso dos jogos lançados antes de 2013, não há dúvidas de que este tenha sido um grande ano nos joguinhos. Estamos definitivamente na oitava geração de consoles, em que videogames já reconhecem faces, recebem comandos vocais e permitem uma proximidade muito maior com quem joga (e mora) longe.
Sem querer soar piegas e utópica demais, este foi o ano “do futuro” nos games, uma vez que assistimos evoluções muito maiores do que simplesmente uma nova geração. Nós vimos de perto o crescimento dos eSports no mundo e no Brasil e vimos ainda as mulheres ganhando uma fatia maior e mais igualitária no mercado de jogos.  É claro, nem todos os estigmas contra os games foram esclarecidos por aqui, mas percebemos um caminho um pouco mais fácil de trilhar.
Em menos de uma semana estaremos em 2014, ano em que, aparentemente, a progressão do mercado continuará sendo positiva. E que seja um Ano Novo cheio de evoluções! :)
Retrospectiva: 2013 foi um grande ano para os jogos (parte II)

    






Posted: 30 Dec 2013 12:54 PM PST
GoogleTwitter e YouTube já publicaram retrospectivas dos fatos mais importantes do ano com base nas informações que possuem dos usuários. Os indexadores de torrents recebem milhões de consultas diariamente. O que aconteceu de mais importante no ano do ponto de vista do torrent, então? O TorrentFreak conseguiu uma lista do KickassTorrents com os 50 termos mais procurados pelos usuários em 2013.

Não há um banco de dados com as buscas recebidas por todos os sites de torrents do mundo, mas o KickassTorrents é um dos maiores, então temos uma base minimamente confiável aqui, que também vale para alguns outros sites. O que chama a atenção na lista é que, entre os 50 termos mais pesquisados no ano, quase todos são relacionados a vídeos, como filmes e séries. Apenas um é relacionado a software: buscas pelo Windows 8 ficaram na 40ª posição. E pode reparar: não há consultas relacionadas a jogos, músicas e conteúdo adulto.
you-are-a-pirate
O termo mais buscado do ano foi YIFY, um grupo bastante conhecido por compartilhar filmes na internet com resolução de 720p e 1080p com boa qualidade e tamanho reduzido. Como o grupo já publicou (e continua publicando) muitos filmes, os usuários parecem ter se acostumado a fazer buscas pelo nome YIFY para acompanhar lançamentos em vez do nome do filme.
A lista também mostra filmes que fizeram sucesso em 2013: Guerra Mundial Z (2º), Homem de Ferro 3 (3º), O Homem de Aço (5º), Além da Escuridão – Star Trek (8º) e Truque de Mestre (9º). A série mais comentada dos últimos meses, Breaking Bad, ficou em 4º lugar, seguido por Game of Thrones (7º) e Dexter (10º). O termo 2013 está na 6ª posição e foi usado para encontrar filmes lançados este ano.
Esta é a lista completa, compilada pelo TorrentFreak:
  1. yify
  2. world war z
  3. iron man 3
  4. breaking bad
  5. man of steel
  6. 2013
  7. game of thrones
  8. Star Trek Into Darkness
  9. now you see me
  10. dexter
  11. pacific rim
  12. the lord of the rings appendices
  13. despicable me 2
  14. this is the end
  15. french
  16. jack reacher
  17. the walking dead
  18. oblivion
  19. a good day to die hard
  20. elysium
  21. suits
  22. fast and furious 6
  23. arrow
  24. true blood
  25. the conjuring
  26. after earth
  27. White House Down
  28. Django Unchained
  29. percy jackson sea of monsters
  30. 2 guns
  31. gangster squad
  32. olympus has fallen
  33. under the dome
  34. jack the giant slayer
  35. warm bodies
  36. life of pi
  37. pain and gain
  38. Hansel and Gretel 2013
  39. spartacus
  40. windows 8
  41. grown ups 2
  42. 1080p
  43. hindi
  44. red 2
  45. skyfall
  46. the hobbit
  47. movie 43
  48. argo
  49. how i met your mother
  50. telugu
O que as pessoas mais pesquisaram em sites de torrents em 2013?

    






Posted: 30 Dec 2013 11:39 AM PST
Durante a trigésima edição do Chaos Communication Congress, evento anual de tecnologia que acontece em Hamburgo, na Alemanha, o hacker Andrew “bunnie” Huang demonstrou como os cartões de memória são inseguros. Por meio de modificações no firmware, é possível, por exemplo, fazer ataques man-in-the-middle, no qual os dados transmitidos entre o cartão de memória e o dispositivo são interceptados.

Para explicar a vulnerabilidade encontrada em alguns cartões SD, Bunnie dá algumas informações sobre o funcionamento dessas pequenas peças. Um cartão de memória não é apenas um pedaço de plástico que guarda dados: além da memória flash, que armazena as informações, há um microcontrolador, geralmente um processador ARM ou uma variação do Intel 8051, que executa algoritmos de correção de erro e custa algo entre 15 e 30 centavos de dólar ao fabricante.
cartao-de-memoria-controlador-flash
Esses complexos algoritmos são necessários porque as memórias flash, para serem extremamente baratas, saem das fábricas cheias de defeitos: dependendo do fabricante, até 80% dos setores são incapazes de reter dados. Memórias problemáticas podem ser vendidas com capacidade menor, para que nenhum chip seja desperdiçado. Assim, um chip defeituoso de memória flash de 2 Gb pode ser um chip de 1 Gb em perfeitas condições. Os setores defeituosos são silenciosamente inutilizados pelo microcontrolador do cartão de memória.
Para que toda a mágica funcione, é necessário que o cartão de memória contenha um firmware, com as instruções do microcontrolador e os algoritmos de correção de erro. Esse firmware é atualizável através de uma sequência de comandos. O problema é que, de acordo com Bunnie, boa parte dos fabricantes deixa essa sequência desprotegida, permitindo que qualquer um modifique indevidamente o firmware.
Detalhes do firmware de um cartão de memória
Detalhes do firmware de um cartão de memória
Ao modificar o firmware, é possível fazer com que o sistema operacional acredite que está lendo um pen drive de 64 GB quando, na verdade, há apenas uma memória flash de 2 GB ali dentro, só para citar um exemplo. Os dados serão gravados até o limite da memória flash e depois começarão a ser corrompidos. Quando lojas de reputação duvidosa te venderem cartões de memória de altíssima capacidade por preços inacreditáveis, você já sabe como isso foi feito.
Mas as modificações podem ir além: dá para fazer com que dados importantes do cartão de memória, por exemplo, sejam automaticamente copiados para uma área reservada da memória flash, sem que você faça a menor ideia disso. Além disso, os dados podem ser interceptados de alguma forma. Portanto, não dá para garantir que, após formatar um cartão de memória, ele esteja totalmente limpo.
Pelo menos há uma notícia positiva em tudo isso. Como os microcontroladores existentes nesses cartões de memória são relativamente poderosos (alguns podem atingir cerca de 100 MHz), eles podem ser usados em projetos simples: custam menos que um Arduino com microcontrolador 8 bits de 16 MHz, mas oferecem bem mais desempenho e ainda vêm com alguns gigabytes de memória.
A explicação completa sobre o assunto está no blog de Bunnie. O vídeo abaixo mostra a apresentação realizada no Chaos Communication Congress.

Hacker mostra como é possível hackear um cartão de memória (e algumas curiosidades interessantes)

    






Posted: 30 Dec 2013 09:59 AM PST
O Android é otimizado para smartphones e tablets, mas isso não o impede de ser usado em vários outros tipos de dispositivos. Tem notebook com Android, relógio com Android, TV com Android, câmera fotográfica com Android e até geladeira com Android. E, caso o mais recente rumor seja confirmado, em breve os carros da Audi também rodarão o sistema operacional do robô verde.

A informação vem das fontes do Wall Street Journal, que afirmam que Google e Audi planejam anunciar sistemas automotivos de entretenimento e informação baseados no Android. O projeto também contaria com a ajuda de fabricantes de hardware, como a Nvidia, sendo parte de um plano para tornar o Android uma tecnologia importante para novos carros.
audi-r8
Ainda não há muitos detalhes; se tudo der certo, as informações oficiais devem ser reveladas na semana que vem durante a CES 2014, em Las Vegas. O Wall Street Journal diz que a novidade vai “permitir que motoristas e passageiros tenham acesso a música, navegação, aplicativos e serviços que são similares aos encontrados amplamente hoje em smartphones com Android”.
Se você está com uma sensação de déjà vu, não está sozinho: a Apple anunciou em junho, durante a WWDC 2013, o iOS in the Car, que permitirá aos fabricantes de carros adicionarem funcionalidades do iOS em seus veículos, como informações de satélite, controle de ligações e mensagens de texto, música e o assistente de voz Siri. Várias empresas se mostraram interessadas, como a Honda, Toyota, Nissan, Hyundai, Chevrolet e a própria Audi.
Vamos aguardar.
Rumor do dia: Google trabalha com a Audi para colocar Android nos carros

    






Posted: 30 Dec 2013 08:12 AM PST
Se você quer começar a assistir a vídeos com resolução 4K, mas está achando muito pequenas as TVs disponíveis hoje no mercado, saiba que a Samsung está resolvendo o seu problema: a empresa anunciou que começou a vender sob encomenda nesta segunda-feira (30) uma TV 4K de nada menos que 110 polegadas.

Com uma resolução alta e um painel gigante, o preço da TV ficou tão elevado que a Samsung parece ter decidido não revelá-lo no blog oficial. No entanto, de acordo com a Associated Press, a TV será vendida por 160 milhões de wons na Coreia do Sul, o equivalente a US$ 151.680 ou R$ 354.309 na cotação de hoje. Os preços em outros países podem variar.
samsung-4k-tv-110-polegadas
A TV não caberá em todos os lugares: com 110 polegadas de diagonal, ela possui 2,6 metros de largura e 1,8 metro de altura. É maior que um colchão king size, de acordo com a Samsung. Antes, a empresa tinha uma TV 4K menor, de 85 polegadas, que foi lançada nos EUA por US$ 39.999 e chegou ao Brasil em setembro custando 100 mil reais.
Inicialmente, a TV estará disponível apenas na China, Coreia do Sul, Oriente Médio e alguns países da Europa, mas isto não deve ser um empecilho para quem mora no Brasil e tem mais de 350 mil reais no bolso. É claro que a Samsung não espera vender milhões de unidades, mas há alguns interessados: a empresa diz que já recebeu 10 pedidos vindos do Oriente Médio.
Samsung começa a vender TV de 110 polegadas com resolução 4K para pessoas muito ricas

    






Posted: 30 Dec 2013 07:28 AM PST
O mundo está curtindo os últimos dias do ano, mas os engenheiros da Samsung continuam na briga por números cada vez maiores nas especificações técnicas dos celulares. A Samsung anunciou hoje que conseguiu desenvolver o primeiro chip de memória LPDDR4 com capacidade de 8 gigabits. O componente vai permitir que a próxima geração de smartphones caros tenha até 4 GB de RAM.

Os novos chips de RAM de 8 gigabits da Samsung são baseados em LPDDR4, o que na teoria significa maior desempenho e melhor eficiência energética. A Samsung afirma que eles oferecem 50% mais desempenho que os chips LPDDR3 mais rápidos do mercado, mesmo trabalhando a 1,1 volts e consumindo 40% menos energia.
samsung-mobile-ddr4
Combinando quatro chips de 8 gigabits, será possível ter um módulo de 4 GB, mais que os 3 GB atualmente encontrados no Galaxy Note 3. De acordo com a fabricante sul-coreana, o chip de alta densidade estará disponível no mercado em meados de 2014. Não é preciso pensar muito para especular que o próximo topo de linha da Samsung (Galaxy S5?) tenha tudo isso de RAM.
Mas para que serve tanta RAM em um dispositivo móvel? Além da melhoria no desempenho ao executar vários aplicativos ao mesmo tempo, a Samsung diz que vai focar em notebooks ultra-finos, tablets e smartphones de tela grande com resolução 4K. Portanto, espere por aparelhos com displays de altíssima definição chegando ao mercado no próximo ano.
Seu próximo smartphone poderá ter 4 GB de memória DDR4 da Samsung