VWS

Postagens mais visitadas

Ministério Público do Distrito Federal vai investigar possíveis violações de privacidade e honra no Lulu (mais 8 notícias)

Ministério Público do Distrito Federal vai investigar possíveis violações de privacidade e honra no Lulu (mais 8 notícias)

Link to Tecnoblog

Ministério Público do Distrito Federal vai investigar possíveis violações de privacidade e honra no Lulu

Posted: 02 Dec 2013 02:16 PM PST

Se você estava estranhando o fato de nenhuma autoridade ter questionado a forma de funcionamento do Lulu, pode ficar sossegado: nesta segunda-feira, o Ministério Público do Distrito Federal instaurou um inquérito civil contra a Luluvise, empresa responsável pelo aplicativo, para investigar possíveis violações de privacidade e honra no serviço.

O primeiro aspecto é, a princípio, o mais grave. O Lulu é um aplicativo para que mulheres possam avaliar características de relacionamento dos homens. O problema é que os perfis masculinos são montados automaticamente, sem o conhecimento prévio dos indivíduos cadastrados para avaliação.

Como a criação destes perfis é baseada em dados obtidos por meio do Facebook, o Ministério Público também quer que o escritório da rede social no Brasil preste esclarecimentos sobre o assunto.

O outro ponto, relacionado à honra, se deve ao fato de as mulheres fazerem avaliações sobre aspectos pessoais, como desempenho sexual e caráter, de maneira anônima. “Essa situação evidencia ofensa a direitos existenciais de consumidores (…)”, explica o comunicado da entidade.

lulu

Representantes da Luluvise e do Facebook têm prazo de cinco dias após a notificação oficial para prestar esclarecimentos ao Ministério Público. Se o inquérito resultar em processo, ambas as companhias estarão sujeitas ao pagamento de indenização por dano moral coletivo.

Mas, de acordo com o promotor Leonardo Bessa, principal responsável pelo inquérito, Luluvise e Facebook poderão ter a oportunidade de participar de um audiência de conciliação e pôr um ponto final na história após adotar algumas medidas. É de se supor que a criação de perfis somente com autorização prévia seja uma das exigências, embora improvável de ser implementada.

O Facebook já informou que não comentará publicamente o caso. A Luluvise, por sua vez, ainda aguarda a notificação.

Com informações: UOL, G1

Ministério Público do Distrito Federal vai investigar possíveis violações de privacidade e honra no Lulu


    






Novo monitor de 32 polegadas da Dell tem resolução de 3840×2160 pixels

Posted: 02 Dec 2013 01:17 PM PST

Monitores capazes de exibir conteúdo em 4K ainda são raros, mas estão chegando ao mercado aos poucos. Depois da Asus lançar um monitor com resolução de 3840×2160 pixels voltado para games, é a vez da Dell começar a vender o UP3214Q, uma tela de 32 polegadas feita especialmente para profissionais de edição de vídeo, computação gráfica e desenvolvimento de jogos.

UP3214Q faz parte da linha UltraSharp, que contempla os monitores profissionais da Dell, então ele possui algumas características específicas para esse público: painel IGZO de 10 bits, capaz de reproduzir 1,07 bilhão de tons e cobrir 99% da gama de cores do Adobe RGB e 100% do sRGB, o que na prática significa altíssima fidelidade de cores. A taxa de contraste é de 1.000:1 e o brilho fica em 350 cd/m².

dell-4k-monitor

A traseira possui conexões de sobra: tem HDMI, DisplayPort e Mini DisplayPort, além de quatro portas USB 3.0 (uma delas com função de carregamento de bateria) e um leitor de cartões de memória. A tela possui tratamento anti-reflexivo e “garantia de painel premium”, que permite a troca gratuita do painel durante o período de garantia caso o usuário encontre um único pixel defeituoso.

E quanto custa? Não muito barato, claro: nos EUA, ele será vendido por US$ 3.499.

Mas se 32 polegadas é muito grande para você, a Dell tem outra opção: o UltraSharp UP2414Q tem a mesma resolução de 3840×2160 pixels, mas tamanho de 24 polegadas. São 184 pixels por polegada. O preço é bem mais acessível (US$ 1.399), mas o painel IGZO de 10 bits foi substituído por um IPS LCD de 8 bits com AFRC. Ele também possui a garantia de painel premium.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Dell, que afirmou não ter informações quanto ao lançamento dos novos monitores 4K no Brasil. Como eles fazem parte da linha UltraSharp, espere preços de muitos milhares de reais quando chegarem ao país.

Com informações: Tom’s Hardware.

Novo monitor de 32 polegadas da Dell tem resolução de 3840×2160 pixels


    






Usar phablets com apenas uma mão ficará mais fácil se esta patente da Samsung sair do papel

Posted: 02 Dec 2013 10:57 AM PST

Mesmo entre os usuários que apreciam phablets, as dimensões destes dispositivos podem trazer alguns inconvenientes, como estranheza no uso do modo telefone ou dificuldades de manipulá-los com apenas uma mão. Mas, no que depender de uma patente obtida pela Samsung, ao menos este último problema estará resolvido.

A tal patente foi descoberta pelo site Galaxy Club e descreve uma ideia aparentemente simples, mas de implementação provavelmente trabalhosa: colocar botões, controles e outros recursos dentro do que a Samsung chama de “zona de conforto”, que corresponde à área da tela que pode ser facilmente alcançada pelo dedo polegar.

Patente Comfort Zone - Samsung

Por causa da anatomia de nossas mãos, posicionamos o polegar de forma que este tenha contato com a tela e deixamos aos demais dedos a função de sustentar o aparelho. O problema é que, com os phablets, frequentemente algum recurso fica em um ponto da interface fora do alcance do polegar.

Observando este aspecto, fica fácil entender a lógica da ideia: se ao menos os principais recursos ficarem dentro dos limites de movimentação do dedo em questão, o usuário não terá que reposicionar o aparelho ou ser forçado a usar as duas mãos.

Patente Comfort Zone - Samsung

A imagem abaixo dá uma noção clara da proposta: em vez de posicionar os aplicativos em fileiras e colunas, tal como estamos habituados, os ícones são reorganizados na área que responde ao “trajeto” que o polegar faz na tela ao ser movimentado:

Patente Confort Zone - Samsung

Isso significa que o restante da tela fica inutilizável? É claro que não: a totalidade das dimensões desta continua sendo útil para fotos em tela cheia, vídeos, jogos e aplicativos diversos.

A gente sabe que, muitas vezes, as empresas registram patentes apenas com a intenção de proteger uma tecnologia e não, necessariamente, de usá-la. Mas, o fato de os phablets estarem cada vez mais em evidência aumenta as chances de a Samsung implementar a ideia no Note 4 ou em qualquer outro futuro grandalhão da família Galaxy.

Diferenciais em relação aos concorrentes são importantes porque estes dispositivos estão vendendo relativamente bem na Ásia, com destaque para a Coreia do Sul, justamente o país de origem da Samsung. Os consumidores asiáticos parecem ter uma predileção maior por dispositivos que unem as experiências dos smartphones e dos tablets, daí tamanha popularidade.

Como se não bastasse, um relatório divulgado recentemente pela NPD pode fazer com que a adoção destes dispositivos passe a ser incentivada também por operadoras móveis e provedores de conteúdo (editoras, jornais, serviços de streaming, entre outros), por exemplo.

Isso porque, tendo como base uma medição feita nos Estados Unidos entre maio e julho de 2013, o documento relata que o tráfego médio de dados em aparelhos com tela maior que 4,5 polegadas foi de 7,2 GB por mês. Em relação aos aparelhos com tela menor, este número foi de 5 GB. A partir daí, pode-se confirmar o óbvio: usuários que possuem dispositivos com tela maior tendem a consumir mais dados.

Com informações: GigaOM

Usar phablets com apenas uma mão ficará mais fácil se esta patente da Samsung sair do papel


    






TB Live #07 – Tubby e esposa pelada no PS4

Posted: 02 Dec 2013 09:49 AM PST

ArtLive07

Em mais uma transmissão ao vivo com a participação de vocês, Thiago Mobilon, Paulo Higa, Giovana Penatti e Emerson Alecrim comentaram as polêmicas da semana e as primeiras impressões dos smartphones que estão sendo testados (e que terão review em breve): Nokia Lumia 925, LG G2 e Samsung Galaxy Note 3.

Falamos ainda sobre o Tubby, polêmico aplicativo semelhante ao Lulu que permitirá aos homens avaliarem mulheres. Discutimos também o caso de um homem que expôs sua mulher nua, ao vivo, pelo serviço de streaming do PlayStation 4.

Você confere abaixo o Live que fizemos na noite de quinta-feira (28). Se quiser pular os preparativos para a transmissão, vá para 6min33s.

O TB Live acontece às quintas-feiras, quinzenalmente, às 19h30. Nós sempre divulgamos o link para o vídeo nos nossos canais no Facebook e Twitter minutos antes da transmissão. É sempre mais divertido quando podemos discutir ao vivo com os leitores, então não deixe de participar!

Se preferir, ouça apenas o áudio no nosso canal no SoundCloud ou logo abaixo. Você também pode assinar o RSS no seu agregador de podcasts e no iTunes.

Nos vemos na próxima semana!

TB Live #07 – Tubby e esposa pelada no PS4


    






Será que The Last Of Us vai virar filme?

Posted: 02 Dec 2013 09:44 AM PST

Se você jogou, ou pelo menos viu algum vídeo de gameplay de The Last Of Us, não pode ter ignorado o aspecto cinematográfico dele. Tanto que há diversos curtas fan-made no YouTube para seu deleite. E, numa opinião extremamente pessoal de quem morre de medo desse jogo, talvez eu teria aproveitado melhor se ele fosse um filme mesmo.

E pode ser que a Sony esteja interessada em transformá-lo em um longa-metragem: os domínios TheLastOfUsMovie.net e TheLastOfUs-Movie.com foram registrados pela Sony Pictures na semana passada.

O que isso quer dizer? Por enquanto, não muita coisa. Pode ser que a Sony esteja realmente pensando em um filme de The Last Of Us, o que é totalmente compreensível, visto que o título foi um dos maiores de 2013 e tem vários elementos dignos de longa-metragens, tanto em termos de roteiro quanto em outros aspectos técnicos, como câmera e atuações. Claro, não seria uma refilmagem do jogo em live-action, mas algo baseado nele.

Mas, num cenário menos interessante, também pode ser que a empresa só esteja interessada em proteger a marca.

Em todo caso, não devemos ver um filme de The Last Of Us tão logo. Afinal, o jogo ainda é bem recente – foi lançado em junho deste ano – e tem outro game da Naughty Dog que há anos aguarda para ir para as telonas: já foi falado até em possíveis roteiristas e protagonistas para Uncharted e nada ainda. Outro motivo para segurarmos a empolgação é que nem sempre os jogos viram bons filmes

Será que, no caso de um longa de The Last Of Us, a Ellen Page toparia superar as diferenças e viver a Ellie?

Com informações: Gamespot

Será que The Last Of Us vai virar filme?


    






Rumor do dia: Threshold, próxima onda de atualizações do Windows, deve chegar até junho de 2015

Posted: 02 Dec 2013 09:29 AM PST

A Microsoft lançou recentemente o Windows Blue, agora conhecido como Windows 8.1, e está terminando os trabalhos no Windows Phone Blue, que chegará aos usuários no próximo ano. O que vem depois? De acordo com as fontes de Mary Jo Foley, jornalista que cobre os passos da Microsoft há anos, a próxima onda de atualizações do Windows tem codinome Threshold e está planejada para 2015.

Os contatos de Mary Jo Foley afirmam que o vice-presidente executivo da Microsoft, Terry Myerson, citou o codinome Threshold em email enviado recentemente aos funcionários. Essa onda de atualizações envolverá, além do Windows para desktops, o Windows Phone e o Xbox One. A ideia, pelo menos neste início de planejamento, é que as três plataformas “compartilhem mais elementos em comum”.

windows-8-1-tela-inicial

Ainda há pouquíssimas informações sobre o Threshold. Windows 8, Windows Phone 8 e Xbox OS já compartilham do mesmo núcleo, o Windows NT. Com o Threshold, eles teriam uma integração maior em pontos como documentos, gerenciamento de tarefas, gerenciamento de TI e diversão. É mais um passo da Microsoft para unificar os sistemas (mas não é a especulada unificação entre o Windows Phone e o Windows RT).

A Microsoft não costuma se pronunciar sobre projetos internos, então é pouco provável que tenhamos alguma confirmação sobre o Threshold tão cedo: se os rumores estiverem certos, ele deve chegar somente na primavera de 2015 no hemisfério Norte, ou, em outras palavras, entre março e junho por aqui. Antes disso, na primeira metade de 2014, a Microsoft deve lançar o Windows Phone 8.1 e a primeira atualização do Windows 8.1.

Rumor do dia: Threshold, próxima onda de atualizações do Windows, deve chegar até junho de 2015


    






Você vai poder instalar o Sailfish OS no seu Android

Posted: 02 Dec 2013 06:09 AM PST

Lançado oficialmente na semana passada, o Jolla atraiu mais atenção por causa de seu sistema operacional, o Sailfish OS, do que pelo aparelho em si. Mas, no que exatamente esta plataforma se diferencia das demais? Será que ela cumpre tudo o que promete? Se você possui algum dispositivo com Android, logo mais terá a chance de descobrir.

jolla-sailfish-os

É o que assegura Tomi Pienimäki, CEO da Jolla (relembrando, fabricante e produto têm o mesmo nome). Em entrevista recente ao site finlandês Talouselämä, o executivo confirmou os planos de disponibilizar uma ROM facilmente instalável do Sailfish OS para smartphones baseados na plataforma do Google.

Há uma boa razão para esta ideia: Pienimäki vê no Sailfish OS a solução para expandir internacionalmente as operações da Jolla, citando como exemplo a China, onde a prática de substituir a versão original do Android por alternativas não oficiais é bastante difundida, atingindo cerca de 50% dos aparelhos.

Você pode ver o Sailfish em ação neste vídeo:

Do ponto de vista da empresa, trata-se mesmo de uma aposta coerente. Os dispositivos Jolla tem produção e distribuição limitadas, o que dificulta uma expansão internacional em larga escala. Além disso, o preço sugerido de 399 euros (1.250 reais, aproximadamente) do modelo só piora a situação.

O Sailfish OS, por sua vez, pode ser distribuído globalmente por download e atrair um número considerável de usuários se tiver, de fato, instalação fácil – quem sabe, algo nos mesmos moldes do CyanogenMod Installer. A gratuidade e a sua compatibilidade com cerca de 85 mil aplicativos para Android certamente somarão pontos para a sua aceitação.

Tomi Pienimäki só não informou exatamente quando o sistema operacional estará disponível para usuários de Android, tampouco detalhou como pretende obter receita com a sua distribuição, se limitando a dizer que a Jolla se apoiará em serviços e publicidade, por exemplo.

Com informações: GSMArena

Você vai poder instalar o Sailfish OS no seu Android


    






Antes tarde do que mais tarde, aplicativo do YouTube chega ao Nintendo 3DS

Posted: 02 Dec 2013 05:51 AM PST

O Nintendo 3DS foi lançado em 2011, mas como todo console muito inovador, pecou por tardar a preencher a lacuna de algumas funções importantes. Se você possui o portátil 3D da Nintendo, provavelmente já se irritou com o navegador dele. Quando a questão envolve carregar e reproduzir vídeos, nem se fale: o browser simplesmente não é compatível com o YouTube.

Provando para o mundo que tarda, mas não falha, a Nintendo finalmente lançou para o console o app do YouTube, que facilita bastante a vida de qualquer possuidor de smartphones, tablets e videogames portáteis.

O lançamento da versão do aplicativo foi anunciado durante a última grande edição do Nintendo Direct, programa em que a companhia conta suas principais novidades para a temporada. O aplicativo já pode ser encontrado na 3DS eShop e você não paga nada por ele.

youtube_3ds

Como nós já sabemos, o 3DS tem baixa resolução de tela, o que faz com que os vídeos não fiquem em qualidade tão boa, mesmo que se opte pela alta definição. Os vídeos em 3D “integrado” parecem ainda não estar disponíveis, e se você tiver qualquer smartphone ao alcance de suas mãos, prefira-o para reproduzir os vídeos, por enquanto. Mesmo seu celular jurássico deve reproduzir algo melhor.

A cara do YouTube para o 3DS é bem aquilo que já estamos acostumados a ver nos dispositivos móveis, com o diferencial de utilizar as duas telas do console. Os vídeos são reproduzidos da tela principal, enquanto os menus e botões de navegação ficam em sua tela de toque.

De resto, tudo igual: dá pra acessar sua conta no site e assistir aos vídeos salvos por você, acompanhar canais assinados e assinar outros, além de ser possível curtir e descurtir os envios e salvar listas de reprodução. A parte dos comentários ainda está um pouco anuviada, mas a companhia de Iwatinha deve corrigir em breve essas pequenas falhas.

É claro que sabemos que o aplicativo não é parte de nenhuma necessidade física do ser humano, mas o mesmo vinha sido cobrado da Nintendo há anos. Mesmo com todos os problemas, o YouTube para 3DS quebra um galho, principalmente se você tiver uma conexão com a internet por perto e não puder acessá-la de nenhuma outra forma.

Antes tarde do que mais tarde, aplicativo do YouTube chega ao Nintendo 3DS


    






A Amazon quer entregar suas compras de um jeito muito louco

Posted: 02 Dec 2013 02:39 AM PST

Num futuro próximo, pode ser que você faça compras pela internet e apareça a opção de entrega por via aérea. Avião? Não exatamente: pode ser também que as encomendas cheguem até a sua casa por meio de drones trafegando pelos céus da cidade. Essa é a mais nova – e louca – proposta da Amazon. Eles anunciaram na noite de domingo uma iniciativa chamada Prime Air que permitirá aplicar o uso dos drones para mais essa atividade do cotidiano humano.

Dá só uma olhada no vídeo abaixo. Ele mostra o funcionamento de um drone para realizar entregas.

A Amazon diz que 86% de todas as encomendas feitas no site têm menos que 2,2 kg. Esse é o limite no qual os drones com oito hélices (octópteros, no termo técnico) operam sem problemas, e por isso mesmo a empresa está tão empolgada com a novidade. Outra promessa da companhia é de que as entregas poderiam levar somente 30 minutos. Exatamente: você clica no botão de comprar, confirma o pagamento, e meia hora depois o produto está na sua casa. Mas esse prazo só valeria para endereços a até 16 quilômetros de distância dos centos de distribuição da companhia.

Só falta uma coisa: a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos concluir a regulamentação para o uso de aeronaves não tripuladas com essa finalidade. Pelas contas da Amazon, e considerando o melhor cenário possível, pode ser que o Prime Air se torne uma realidade em 2015. Ou seja, daqui a pouco mais de um ano.

Drone da Amazon no ar

Drone da Amazon no ar

O anúncio foi feito pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, durante o programa jornalístico 60 Minutes, da CBS. “Eu sei que isso se parece com ficção científica”, ele disse. Entretanto, a companhia jura que é realidade. Bezos acrescentou que ainda serão necessários anos de trabalho adicional para ter uma tecnologia absolutamente confiável de entregas por meio de drones.

A parte mais difícil é fazer tudo funcionar sem apresentar problemas. “Olha só, esse negócio não pode pousar na cabeça de alguém enquanto está passeando pela vizinhança… Isso não seria nada bom”, disse o executivo. Por isso mesmo a equipe de pesquisa e desenvolvimento do laboratório da Amazon precisará trabalhar ainda mais na redundância dos sistemas, para garantir a credibilidade e a confiança dos octópteros entregadores.

Segundo Bezos, algum dia será normal ver os drones da Amazon pelos céus assim como nós vemos atualmente os caminhões de entregas andando pelas ruas. Será?

Vale observar duas coisas. A primeira é que a regulamentação sobre drones varia de país para país. Aqui mesmo, no Brasil, ainda não há nada conclusivo a respeito do assunto. Algumas aeronaves não tripuladas são usadas para fins de vigilância territorial, controle de agricultura e também para Jornalismo, mas não conheço nenhuma aplicação mais comercial do recurso. Portanto, o Prime Air poderia se restringir aos Estados Unidos, onde a Amazon tem força para fazer lobby e ganhar a questão.

A segunda coisa: repare em como o drone do vídeo entrega o produto em uma propriedade rural, sem nenhum aparente obstáculo entre o armazém e o destinatário. A Amazon ainda não explicou como planeja fazer os drones percorrerem trajetos mais complicados, como em grandes cidades. Você consegue imaginar a aeronave não tripulada fazendo uma entrega no 46º andar de um arranha-céu de Nova York? Ou no sobrado de uma favela no Rio de Janeiro? Bem mais complicado.

Drone da Amazon no chão

Drone da Amazon no chão

Enfim, essa é a promessa da Amazon. Não é por acaso que o Jeff Bezos é visto como um cara muito, muito visionário – e meio louco também.

A Amazon quer entregar suas compras de um jeito muito louco