VWS

Postagens mais visitadas

Liga da Justiça /// Saiba como seria o filme de 2007 que nunca veremos

O site americano Comic Book Movie deu destaque ontem a uma postagem do 4chan feita de forma anônima e que relata, de cabo a rabo, como seria o filme daLiga da Justiça que chegou a entrar em produção em 2007. Obviamente pode se tratar apenas de um plot bem desenvolvido por um fã, ou ainda uma criação do próprio site CBM como forma de viralizar e ganhar citações em outros veículos. Difícil dizer, o certo é que o roteiro é bem redondo e poderia ter dado certo, por isso vamos contar um pouquinho dele em seguida.
Antes de tudo, vale relembrar um pouquinho a situação do filme da Liga em 2007. Batman Begins havia estreado em 2005, ganhou uma boa bilheteria e garantiu a sua sequência, O Cavaleiro das Trevas, que viria a ser lançado em 2008. Superman Returns, com Brandon Routh, havia sido lançado em 2006 e recebeu uma recepção nada amistosa dos fãs. Apesar do sucesso do Homem-Morcego, se via com desconfiança a junção imediata de tantos personagens, ainda mais com seus atuais intérpretes, em um único filme. Surpresa ainda maior foi quando um elenco completamente novo foi anunciado, o que geraria um novo Batman nos cinemas enquanto a trilogia e Christopher Nolan ainda estava em andamento. O roteiro do filme foi finalizado as pressas pois a greve dos roteiristas de Hollywood se aproximava. A Austrália foi escolhida para receber as gravações e o diretor seria o também australiano George Miller, conhecido por Mad Max. Nesse momento, com elenco escalado, roteiro pronto, locações escolhidas e produção iniciada que o governo australiano resolveu mudar as regras de benefícios para filmagens no país. O custo da produção ficou alto demais, mudar de locação naquela altura ficaria ainda mais caro e qualquer alteração no roteiro estava inviabilizada pela greve por tempo indeterminado. Foi o fim do filme e o alívio dos fãs que viam a produção com desconfiança.
Pois agora vamos ao roteiro que, supostamente, ganha a luz do dia depois de 6 anos engavetado. A história começaria com um funeral, onde todos os heróis da Liga estariam presentes, menos Batman. O que nos leva a presumir, em um primeiro momento, que ele foi o herói que se sacrificou para salvar o planeta. O roteiro nos leva então para dois dias no passado, onde a história realmente acontece. Batman criou uma tecnologia de monitoramento para o caso de precisar tomar medidas contra os super-heróis conhecidos. O vilão é Maxwell Lord (velho conhecido dos leitores da Liga) aliado a Thalia Al Ghul. Eles se apoderam dos planos do Homem-Morcego e usam um exército robótico conhecido como OMACs para tentar destruir a Liga. Até mesmo Superman é dominado mentalmente por Lord e entra em combate contra o resto da Liga, algo que (na época em que o roteiro foi escrito) havia acontecido recentemente nos quadrinhos. O longa contaria com Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash (Barry Allen), Lanterna Verde (John Stewart) e o Caçador de Marte. Barry Allen tem uma importante função no roteiro e é ele quem se sacrifica no final para salvar o planeta, uma clara homenagem ao final da saga Crise nas Infinitas Terras. Seu sobrinho Wally West assume o manto de Flash e por isso está no funeral do início do filme. O filme acabaria com a Liga da Justiça se formando de maneira oficial, com os heróis concordando que podem trabalhar melhor em equipe e deixando o caminho aberto e asfaltado para novos filmes.
O roteiro completo está disponível aqui em inglês.
Pessoalmente, fui contra a realização do filme em 2007. As decisões pareciam apressadas e sem sentido, o que, de certa forma, se provou verdade com o cancelamento do filme. Mas, se esse for mesmo o roteiro oficial, está longe de ser ruim. Com certeza é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e precisaria de boa vontade do público não conhecedor de quadrinhos, mas existia potencial para algo grandioso.
E você? O que acha dessa trama para um filme da Liga da Justiça? Deixe sua opinião nos comentários.