VWS

Postagens mais visitadas

Surpresa: Netflix agora está disponível em Cuba (mais 4 notícias)

Surpresa: Netflix agora está disponível em Cuba (mais 4 notícias)

Link to Tecnoblog

Surpresa: Netflix agora está disponível em Cuba

Posted: 09 Feb 2015 11:43 AM PST

A Netflix segue aumentando a quantidade de países em que atua. Até aí, nenhuma surpresa. O que ninguém esperava, pelo menos não tão prontamente, é que a companhia fosse oferecer seus serviços em Cuba. O anúncio da chegada da empresa à ilha foi feito nesta segunda-feira (9).

Com a iniciativa, a Netflix se torna uma das primeiras empresas norte-americanas a ingressar em Cuba após a reaproximação econômica e comercial do país com os Estados Unidos.

O valor da assinatura em Cuba será o mesmo que a Netflix cobra atualmente dos usuários norte-americanos: US$ 7,99 por mês com pagamento via cartão de crédito internacional. A companhia promete disponibilizar um vasto acervo de títulos conhecidos, além de produções que levam a sua marca, como House of Cards e Orange is the New Black.

Só há um “pequeno” problema: hoje, somente 25% da população cubana acessa a internet de alguma forma. Para piorar, as conexões locais são caras e lentas na maioria esmagadora dos casos.

Cuba + Netflix

Decerto que as “pazes” com os Estados Unidos ampliarão os serviços de acesso à internet em Cuba, mas isso não acontecerá da noite para o dia.

É necessário levar em conta ainda que boa parte dos cubanos vive com condições financeiras bastante desfavoráveis, o que dificulta, obviamente, a aquisição de computadores, TVs e outros equipamentos para entretenimento.

Estes fatores farão com que a companhia tenha uma base diminuta de clientes em Cuba. Presume-se, portanto, que a decisão da empresa de chegar a este mercado tenha fins simbólicos – ajudar a Netflix a transmitir uma imagem de empresa global, por exemplo.

No anúncio oficial, o CEO Reed Hastings também sinalizou interesse por produções cubanas: “Cuba tem grandes cineastas e uma cultura artística robusta; esperamos um dia trazer seus trabalhos para a nossa audiência global de mais de 57 milhões de membros”.

A Netflix já está presente em 50 mercados, aproximadamente. Mas não é o suficiente. Em janeiro, a companhia revelou um audacioso plano: oferecer streaming em 200 países até 2017.

Surpresa: Netflix agora está disponível em Cuba








KickassTorrents é bloqueado, mas volta em outro endereço

Posted: 09 Feb 2015 09:41 AM PST

Criado em 2008, o KickassTorrents é um dos diretórios de torrents mais populares depois do Pirate Bay e, como tal, tem estado na mira das autoridades. A mais recente investida tirou o site do ar. Mas, para a alegria de seus usuários, o problema durou apenas algumas horas: o serviço voltou em outro endereço, kickass.to.

Até então, o endereço oficial do KickassTorrents era kickass.so. Este domínio (.so) foi escolhido por ser reservado à Somália, o que, em tese, dificultaria o bloqueio do site por autoridades norte-americanas ou europeias.

Mas, pelo jeito, a estratégia não deu certo: nas primeiras horas desta segunda-feira (9), o serviço ficou inacessível. Uma consulta de whois mostra o seguinte status: banido.

Esta informação indica que o KickassTorrents perdeu o controle sobre o endereço kickass.so, temporariamente ou não. O bloqueio foi feito por administradores da Somália que gerenciam o domínio “.so”.

KickassTorrents

O que não está claro é o que serviu de base para o procedimento. Como é de se esperar, a primeira suspeita recai sobre a MPAA, entidade que defende os interesses dos estúdios de Hollywood: para deixar o site offline, é possível que a associação tenha se unido ao governo dos Estados Unidos que, por sua vez, teria agido em conjunto com as autoridades somalianas.

De todo modo, a rapidez com a qual o KickassTorrents voltou a funcionar – o endereço kickass.to se tornou oficial apenas algumas horas após o banimento – é um indício claro de que os administradores do serviço tinham um “plano B”, ou seja, já esperavam por algum tipo de bloqueio a qualquer momento.

Não é de se estranhar: assim como o Pirate Bay, há tempos que o KickassTorrents usa a tática dos domínios alternativos para escapar das “perseguições” de autoridades. A URL kickass.to era o endereço oficial até novembro de 2014, quando kickass.so passou a ser usado para acesso direto ao site.

O retorno ao endereço kickass.to não é livre de transtornos, todavia. O KickassTorrents perdeu acesso ao domínio kickass.so, consequentemente, não pode redirecioná-lo para a “nova velha” URL oficial. Como este é o endereço indexado pelo Google e outros buscadores, o serviço deve receber menos acessos durante alguns dias.

Com informações: VentureBeat, TorrentFreak

KickassTorrents é bloqueado, mas volta em outro endereço








Fabricante do Gorilla Glass vai usar safira para criar tela ainda mais resistente a riscos

Posted: 09 Feb 2015 06:59 AM PST

Quando o assunto é tela resistente a danos, um nome vem facilmente à cabeça: Gorilla Glass. Mas a Corning, companhia responsável pela tecnologia, viu sua hegemonia ameaçada pelas telas feitas com safira. Se este material promete tanto, por que não se “unir ao inimigo”? Pois saiba que este é o objetivo de uma nova iniciativa da companhia, o Project Phire.

A ideia foi revelada recentemente pelo presidente da Corning James Clappin em uma reunião com investidores. O projeto visa, basicamente, unir as propriedades da tecnologia Gorilla Glass com a resistência que caracteriza vidros que possuem safira em sua composição.

O anúncio do Project Phire é um tanto inesperado. A Corning já havia dado a entender que telas de safira são menos resistentes que os seus produtos. Assim, o que a faz apelar para este tipo de material agora? Aparentemente, a intenção de criar um painel que ofereça mais proteção contra riscos.

Corning

Ainda que sem fazer milagres, a resistência contra quedas do Gorilla Glass se tornou mais “convincente”, por assim dizer, na atual versão 4. Na prática, a tecnologia sempre se saiu melhor na proteção contra arranhões.

Pelo menos no estágio atual, telas de safira não se destacam pela resistência contra quedas. Por outro lado, o material se mostra bastante eficaz na proteção contra riscos, muito mais que a tecnologia da Corning, aparentemente. É aí que o Project Phire toma forma: a ideia é mesclar a capacidade de resistir a quedas do Gorilla Glass 4 com a proteção contra riscos dos vidros com safira.

Caso vingue, o projeto poderá ajudar a Corning a se manter como a principal referência do segmento. É um trabalho que exige bastante tempo, certamente, mas tudo indica que a companhia vem trabalhando secretamente na tecnologia há alguns meses.

Por esta razão, há expectativa de que as primeiras telas com safira da Corning sejam disponibilizadas à indústria até o final do ano, talvez como Gorilla Glass 5, embora a empresa não tenha feito menção a este nome.

Com informações: CNET

Fabricante do Gorilla Glass vai usar safira para criar tela ainda mais resistente a riscos








Quando seu smartphone ou tablet será atualizado para o Android 5.0 Lollipop?

Posted: 09 Feb 2015 05:30 AM PST

lollipop

O Google anunciou todos os detalhes que ainda não sabíamos do Android 5.0 Lollipop. A nova versão traz a primeira grande mudança visual desde o Ice Cream Sandwich e possui melhorias de desempenho, consumo de bateria e segurança, graças ao novo runtime ART e ao recurso de criptografia ativado por padrão. Mas quando você poderá instalá-lo no seu aparelho?

Google

Não tem jeito: se você é desenvolvedor ou coloca atualizações de sistema no topo da sua lista de prioridades, o jeito é comprar um Nexus. O Google não decepcionou: todos os smartphones e tablets desde o Nexus 4 receberão a atualização over the air para o Lollipop. Isso inclui os seguintes dispositivos:

Quando? Todos os Nexus começaram a receber a atualização em novembro.

nexus-lollipop

Os recém-anunciados Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player, que ainda não têm previsão de lançamento no Brasil, virão com Lollipop de fábrica. Inicialmente, o Google não havia confirmado a atualização para o Nexus 4, mas o comunicado oficial foi corrigido pouco tempo depois.

Asus

asus-zenfone-5-hands-on-abre

A Asus estreou no mercado brasileiro de smartphones com um grande evento e não perdeu tempo em anunciar que seus dois aparelhos, Zenfone 5 e Zenfone 6, serão atualizados. Isso acontecerá após a equipe de desenvolvimento de software da Asus, em Taiwan, homologar a versão final do Android 5.0.

Quando? No primeiro semestre de 2015.

Huawei

A Huawei ainda não anunciou seus planos de atualização.

Experiências passadas. A Huawei normalmente demora para atualizar seus aparelhos ou os abandona prematuramente.

  • O Ascend P1, lançado em julho de 2012, parou no Android 4.1.
  • O Ascend P2, lançado em abril de 2013, parou no Android 4.2.
  • O Ascend G510, lançado em abril de 2013, parou no Android 4.1.
  • O Ascend P6, lançado em junho de 2013, começou a receber o Android 4.4 em junho de 2014, oito meses após a liberação pelo Google.

LG

A LG surpreendeu ao ser a primeira fabricante global a liberar o Lollipop. A atualização para o G3 foi lançada inicialmente na Polônia, na semana do dia 9 de novembro.

Experiências passadas. A LG normalmente demora para atualizar seus dispositivos. Os topos de linha costumam receber novas versões por um bom tempo. Aparelhos mais novos e mais caros são priorizados.

  • O Optimus G, lançado em novembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em maio de 2014, sete meses após a liberação pelo Google.
  • A família L II, lançada entre março e abril de 2013, começou a receber o Android 4.4 em setembro de 2014, onze meses após a liberação pelo Google.
  • O G2, lançado em setembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.
  • O G Pad 8.3, lançado em novembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.

A LG informou a lista dos aparelhos que pretende liberar a atualização no Brasil:

  • LG G3
  • LG G2
  • LG G2 Mini (3G Dual e 4G)
  • LG G3 Beat Dual
  • LG G3 Stylus Dual
  • LG L Prime Dual
  • LG F60
  • LG G Pad 8.0 4G

Quando? Segundo a empresa, não há uma data definida para o lançamento das atualizações porque “o processo depende não apenas da liberação da LG, mas também de uma adequação por parte das operadoras”.

Motorola

motorola-lollipop

Todos os smartphones da linha Moto terão atualização. Isso inclui:

Quando? Os aparelhos começaram a receber a atualização em dezembro.

Samsung

A atualização para o Galaxy S5 começou na primeira semana de dezembro para proprietários na Polônia e Coreia do Sul. A empresa confirmou que outros aparelhos, citando explicitamente o Galaxy Note 4, Galaxy S4 e Galaxy S5 LTE-A, receberão a atualização no início de 2015.

Experiências passadas. Os topos de linha, em geral, recebem atualizações por um bom tempo, mas a política da empresa é confusa. Aparelhos mais novos e mais caros recebem atualizações de forma relativamente rápida, enquanto os mais básicos demoram ou são abandonados prematuramente.

  • O Galaxy S III, lançado em maio de 2012, parou no Android 4.3.
  • O Galaxy Note II, lançado em setembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em abril de 2014, seis meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S III mini, lançado em novembro de 2012, parou no Android 4.2.
  • O Galaxy S III 4G, lançado em setembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em setembro de 2014, onze meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S4, lançado em abril de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S4 mini, lançado em julho de 2013, começou a receber o Android 4.4 em julho de 2014, nove meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy Note 3, lançado em setembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.

Sony

xperia-z3

Por enquanto, os seguintes smartphones e tablets da Sony vendidos no Brasil serão atualizados:

Quando? No início de 2015, começando pelas famílias Xperia Z3 e Xperia Z2.

Publicado originalmente em 20 de outubro. Atualizado em 9 de fevereiro com as informações da LG.

Quando seu smartphone ou tablet será atualizado para o Android 5.0 Lollipop?








O FIES não pode acabar

Posted: 09 Feb 2015 03:00 AM PST

Quem estudou a vida inteira em escola pública nem sempre consegue conquistar uma vaga nas concorridas universidades públicas. Mas como uma família de baixa renda conseguiria pagar uma faculdade particular? É aí que entra o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do governo que financia a graduação dos estudantes de ensino superior a juros baixos. É por isso que não podemos deixar o FIES acabar.

FIES-logo

No final de dezembro, o governo fez mudanças no FIES que restringirão a quantidade de estudantes beneficiados. Para 2015, o governo instituiu que o estudante concluinte do ensino médio a partir do ano letivo de 2010 deverá ter média mínima de 450 no Enem e não ter zerado na redação. Não será mais possível usar simultaneamente o FIES em uma instituição de ensino superior e o ProUni em outra.

Além disso, o site do FIES ficou praticamente o mês de janeiro inteiro fora do ar para se adequar às novas regras. A página voltou na última semana, mas o governo não abriu o sistema para novos contratos de financiamento. O Ministério da Educação não deu nenhum prazo para que isso volte a acontecer, o que faz estudantes de baixa renda desistirem de estudar numa faculdade.

Grupos de ensino superior com menos de 20 mil alunos serão mais prejudicados. Hoje, o governo repassa o crédito do FIES em duas partes: uma atrelada ao pagamento de impostos e outra que vai para o caixa das empresas. Com a nova regra, essa segunda parte, que em algumas instituições é a maior parcela da receita, será paga com até 5 meses de atraso.

Caso o FIES acabe, mais de 1,6 milhão de universitários ficarão sem estudar. No Facebook, você pode participar da página do Movimento em defesa do FIES, que já reúne mais de 30 mil estudantes comprometidos na luta em defesa do programa de financiamento.

O FIES não pode acabar